Popular Posts

segunda-feira, 14 de maio de 2012

adicional ao Milagre Financeiro

Para que se entenda a posição deste movimento, foi lançado posteriormente ao "Milagre Financeiro" este novo esclarecimento, para responder a muitas das dúvidas colocadas por Benfiquistas aqui no Chama Gloriosa.

Sempre que sair algo de novo, que traga o debate, o esclarecimento e a troca de opinião sobre o actual estado financeiro do Benfica, este espaço servirá para isso mesmo.




Em relação ao Estádio, recuperei algo antigo, as palavras do então Presidente Manuel Vilarinho, numa resposta às dúvidas sobre a construção do Estádio.


"Os último dias têm sido particularmente férteis no capítulo da sucessão de pressões- não raras vezes, verdadeiras ingerências na vida do Benfica - tentando condicionar a Direcção a que presido. Que não há decisões. Que não há liderança. Que isto. Que aquilo.
De uma vez por toda, que fique bem claro:
O presidente da Direcção do Sport Lisboa e Benfica não despacha assuntos. Resolve problemas. E resolve problemas, sempre em consciência e no seu tempo e não no tempo dos outros. O tempo que tomar por certo, depois de estudados e reflectidos, adequadamente, cada dossier, cada matéria, cada passo a dar.
Não merece a pena, sinceramente, continuarem por todos os meios, em várias frentes e bastidores, a tentar indicar-me o caminho. Sei muito por onde e para onde vou. E procuro sempre ir com o máximo possível de segurança.
E como se não bastassem os lobbies . e com eles, acreditem, posso eu bem, agora também temos Sua Ex.a. o MInistro do Desporto a dizer, entre outras coisas: "Era bo,m que o presidente do Benfica falasse de uma vez por todas. E que só falasse ele para se saber que faça".
Está sua Ex.a. o ministro a convovcar-me para lhe responder da mesma moeda - por exemplo, que a organização do Euro 2004, melhor dizendo, O Estado, não tem dinheiro para tão grande projecto; e por que não o tem, anda agora numa autêntica roda-viva a pressionar os clubes, a começar pelo Benfica, para se endividarem até mais não, em nome da...Nação.
Enfim passemos à síntese dos dossiers principais.
Estádio da Luz
Neste momento, tudo quanto acabei de dizer a respeito do cortejo de pressões vem justamente a propósito do dossier Estádio da Luz. A dar ouvidos a certas vozes, já estaria, não tenham dúvida, garantida a hipoteca definitiva do futuro do Benfica.
Relativamente ao Estádio, convirá recapitular os vários cenários, todos eles, insisto, ainda em aberto.
Hipótese A)
Não participar no Euro 2004, pura e simplesmente, e por várias razões.
desde logo, não é admissível, sem dinheiro, seguir o mau exemplo dp Estado que espera convidar os clubes a transformarem-se numa espécie de mecenas obrigatórios do próximo campeonato europeu.
Meus senhores, que não tem dinheiro não tem vícios.
Está é, de resto, opinião partilhada por um largo conjunto de benfiquistas, pragmáticos e realistas, que defendem um ponto final definitivo no endividamento do clube. Justamente por isso, a ser esta a opção a tomar, o nosso investimento recairá, por inteiro, na segurança dos espectadores.
É possível que os defensores desta hipótese estejam certos. Sinceramente é possível.
Hipótese B)
O melhoramento do Estádio, mera operação de cosmética ou "face lifting" tão em voga nos dias que correm, só para cenário de circunstância numa anunciada feira de vaidades.
Por certo, naturalmente motivado pelo seu orgulho em ser Benfiquista, há quem queira assistir a um evento desta grandeza e projecção no seu Estádio, considerando merecer a pena este compromisso em nome do país, fazendo-se, assim, a vontade ao Governo.
Convirá uma vez mais ter presente que o financiamento é da nossa responsabilidade e, como se sabe, isso para o SL Benfica não é comportável, não é sustentável.
Ainda assim, é possível que os defensores desta hipótese estejam certos. Sinceramente é possível.
Hipótese C)
A construção de um novo Estádio.
Também - e acima de tudo pelo seu benfiquismo, há quem defenda advogue o investimento num Estádio Moderno, verdadeiro bastião de um futuro que, afinal, todos desejamos.
Apesar do projecto existir e de ter sido já publicamente apresentado, não decorreu ainda tempo bastante tempo para, de forma sustentada e inequívoca, obtermos a devida resposta a duas questões cruciais e definitivas: o financiamento e a rentabilização do novo Estádio.
A cedência às pressões poderá resultar, inevitavelmente, também neste cenário, no agravamento irreparável da dívida do Sport Lisboa e Benfica.
Mas a exemplo dos cenários anteriores, é igualmente possível que os defensores desta hipóteses estejam certos. Sinceramente é possível.
Hipótese D)
O Estádio Municipal.
Esta é a hipótese, este é o cenário, que a minha razão aceita sem objecções, mas que o meu coração tende a rejeitar.
Importará, no entanto reflectir sobre algumas questões.
A Inter de Milão e a A.C. Milan, jogando no mesmo estádio, estádio municipal, não mantém, intactas, a sua história, a sua identidade própria, a sua rivalidade?...
A Lazio e a Roma, jogando no mesmo estádio, estádio municipal, não continuam a deliciar o mundo do futebol, a começar pelos seus fervorosos e rivais adeptos, com o grande derby da cidade eterna?...
E, tanto num caso noutro, cada um dos clubes, muito também pelo facto de estar aliviado de despesas relativas à manutenção dos respectivos estádios, não continua a apresentar equipas de futebol de primeiríssimo plano a nível mundial?...
Honestamente, estou convencido de que o Estádio Municipal constitui, por todas as razões aduzidas, a melhor opção para o futuro do Sport Lisboa e Benfica.
Mas se por falta de apoios não nos restar alternativas, cumpriremos o compromisso assumido com a UEFA de partir para a construção de um novo Estádio.
Sobre este assunto, uma última nota, só para dizer:
. O Município conhece a nossa posição;
. O Governo também;
. Os lobbies sabem que, connosco, não vale a pena insistir.
Relativamente ao novo Estádio, tenho dito:
E nem mais uma palavra a não ser, é obvio, aos sócios, em Assembleia Geral.
Dossier tão ou mais importante que o Estádio é o da Organização do Futebol.
Após a excelente operação financeira de aumento de capital da Benfica SAD, cabe agora nomear um Conselho de Administração, sem grandes alterações de fundo face à composição actual, mas que traduza, tão fielmente quanto possível, a expressão das várias representatividades em termos de distribuição do capital subscrito.
Para além do Clube Sport Lisboa e Benfica, accionistas maior da SAD, temos uma largada parceria, na qual contamos com os nossos sócios e simpatizantes e com inúmeros investidores que, numa natural e legítima perspectiva de valorização da sua carteira de investimentos, viram no Benfica uma excelente oportunidade.
Assim, no sentido de ajustar a composição do Conselho de Administração, face aos desenvolvimentos decorrentes do aumento de capital da Benfica SAD, foi dirigido o convite a Armando Vara, convite já aceite, para integrar a nova equipa gestora.
Para além deste e após a necessária ratificação em Assembleia Geral da SAD, eu próprio, como já disse repetidas vezes, assumirei a presidência do Conselho de Administração da SAD, e serei acompanhado pelos senhores DR. Tinoco de Faria, DR. Mário Negrão e António da Silva Gomes que desempenharão os seus cargos sem remuneração.
Finalmente, e para área do futebol, o Conselho de Administração da Benfica SAD ponderou e decidiu confiar a respectiva gestão do Sr. Luís Filipe Vieira, com plena autonomia de actuação (que não se confunda, como é costume com independência) e que trabalhará em estreita colaboração comigo próprio."




 http://serbenfiquista.com/artigo/manuel-vilarinho-esclarecedor-veja-aqui-declara%C3%A7%C3%A3o-oficial-do-presidente

6 comentários:

Não dizem rigorosamente nada de novo. É chover no molhado. Um grupo de pessoas que não dá a cara, que apenas quer discutir, não merece qualquer CREDIBILIDADE! Pode fazê-lo nos cafés, em tertúlias ou em blogues. É um nado morto!

Também sou da opinião que se forem alternativa ao Luís Filipe Vieira, mais cedo ou mais tarde, irá aparecer um rosto e um projecto.

Para já são um grupo de sócios Benfiquistas, com conhecimentos e que apresentam uma argumentação válida e que desmistificou o "Milagre Financeiro" que andam desde 2003 a dizer que está acontecer. E eles fazem isso muito bem, explicando que o Passivo é algo de muito real e é para se pagar, e os activos algo "virtual" porque pode valer o mesmo, menos ou dificilmente mais do que é referido.

Papoila, com o maior respeito mas não concordo contigo. Desculpa lá, amigo, mas eu tenho alguns conhecimentos de gestão, de contabilidade e experiência de mais de 20 anos a gerir empresas. Posso dizer-te que o que eles apresentam não tem qualquer credibilidade pois não se pode fazer um estudo financeiro honesto apresentando apenas um dos lados da equação, seja ela do lado do débito, seja do lado do crédito. Não sei se me faço entender.

Sabes o que penso, honestamente? Isto não passa de um balão de ensaio. Enviaram alguns testas de ferro à frente para testar o terreno, a ver se o gelo do rio tem espessura suficiente para poderem passar para o outro lado com segurança. Gente desta nem pensar!

Só irão dar a cara se verificarem que têm uma possibilidade mínima. Pela minha parte não têm!

Manel, vamos ao que interessa: eles estão a mentir?

FS, na minha opinião estão. Porque contar apenas uma parte da verdade, contar meias verdades, contar verdades mas com intenção de mentir é tudo mentiras. Pior, mostra má-fé. Mostra intenção de esconder uma parte da verdade. Quem faz isso não é sério.

Por exemplo, se fosse o Sporting era fácil, porque as contas são tão más, tão más, que basta apresentar um único número (-200M€ de capital social) que está tudo dito! No caso do Benfica, não é assim!
Vê a evolução dos resultados dos últimos 3 anos! E é para continuar! Não se pode gerir uma empresa olhando para trás, mas sim olhando para a frente. É assim que se faz!

Nós conhecemos bem esse tipo de mentiras, porque são as que utiliza a CS muitas vezes nas notícias sobre o nosso clube. Nem preciso de dar exemplos.

Sinceramente, não me merecem qualquer credibilidade! Fartos de aventureiros estamos nós.

PS. Só mais uma coisa. O argumento que utilizam, que "os activos são algo "virtual" porque podem valer mais ou menos", mostra má-fé e falta de argumentos, na minha opinião. Porque o mesmo argumento pode ser aplicado a exactamente TODAS as empresas! Quem diz isso deve estar a brincar! Significa que todos os ROC´s e TOC´s e CMVM´s permitem falsear as contas de todas as empresas, mesmo as cotadas como a nossa! Existem regras bem definidas para a avaliação dos passivos e dos activos, não sei se sabem. Mas andamos a brincar?

Manuel, conheço as pessoas em causa, algumas delas, e posso com toda a certeza afirmar-te, que não são balão de ensaio de ninguém, querem como muito, onde eu me incluo, ver discutir aspectos da vida do Benfica, e compreensivelmente querem uma mudança.

Alguns são da área de Gestão, e a Gestão pode ter várias observâncias e pontos de vista antagónicos, inclusive.

Acho que poderás entrar em contacto com ele via Facebook, e colocas as tuas "reticências" e abres um espaço de discussão que é sempre deveras interessante.

Pouco usual no Benfica dos nossos dias, mas no entanto, também algo que eles e muitos de nós, querem ver recuperado.

Abraço

Enviar um comentário