Popular Posts

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Liverpool - Benfica 4ºs 2ª mão Liga Europa JOGO EM CHAMAS

Liverpool 4 - 1 Benfica
2ª mão quartos de final Liga Europa
08 - 04 - 2010




Crónica:  

O Benfica cedeu hoje uma pesada derrota em Liverpool, e terminou dessa forma a sua participação na Liga Europa. Depois do resultado favorável conseguido na primeira mão, a derrota por 4-1 foi o inglório culminar de uma campanha europeia que nos encheu de orgulho, granjeou respeito e consideração na Europa do futebol, sobretudo devido ao estilo de jogo positivo e exuberante que demonstrámos nos palcos europeus.

Jorge Jesus fez várias alterações para este jogo, penso que numa clara tentativa de amenizar algumas quebras físicas de alguns jogadores, apenas três dias depois de um desgastante jogo na Figueira da Foz. Se por exemplo a entrada de Ruben Amorim até resultou bem face ao rendimento que Maxi evidenciou na última segunda-feira, já a inclusão no onze inicial de Ramires por exemplo parece uma opção mais do que discutível, com o brasileiro a rubricar uma exibição bastante abaixo do esperado.

Mas o Benfica até entrou bem. Aguentou os primeiros 20 minutos, os tais que se julgavam decisivos. Mandando na bola, acercando-se da baliza de Reina, silenciando Anfield Road. Mas um frango monumental de Julio Cesar deitou tudo a perder. A eliminatória, a tranquilidade e a presença de espírito da equipa. Claramente fatigada pelo infernal ritmo a que tem jogado nos últimos meses, a mente cedeu com o golo encaixado e permitiu ao Liverpool crescer. E numa jogada muito bem delineada, apanhando a defesa do Benfica descompensada, chegou ao 2-0.

Até ao final da primeira parte, até foi o Benfica a ter mais a posse de bola, mas sem grandes consequências. Ao intervalo Jesus nada mudou, não sei se por receio se por incapacidade face ao cansaço acumulado dos jogadores. Mas o certo é que o Benfica, contrariamente ao primeiro tempo, não começou bem os segundos 45 minutos. Nunca cedeu propriamente a sua posição a nível defensivo, mas esteve muito longe da baliza adversária. Ramires com uma noite para esquecer, Aimar em claro apagão depois de bons 25 minutos na primeira parte, Cardozo e Di Maria totalmente longe do jogo, complicaram uma recuperação que era possível. Mas quando as pernas falham, e a mente lhe segue as pisadas, não há nada a fazer.

Torres entretanto ampliou para 3-0, e curiosamente foi no período subsequente que o Benfica melhor jogou em toda a 2ª parte. Cardozo marcou o 3-1 e voltou a dar asas ao sonho, a equipa ainda tentou carregar sobre o adversário, mas não dava mais. Jesus demorou (e hesitou) a por Coentrão em campo, Kardec entretanto foi desaparecendo do centro das atenções, e o problema esquisito de Julio Cesar não ajudou a mexer no jogo, tendo que ser substituído por Moreira.

Até ao final notou-se claramente que o Benfica só queria acabar o jogo de cabeça levantada, como apesar de tudo penso que aconteceu, e depois do quarto golo essa vontade de que terminasse o jogo aumentou.

Em resumo, o Benfica pode-se queixar sobretudo dos falhanços incríveis na 1ª mão, onde falhou em momentos-chave que podiam ter dado o apuramento feitas as contas no final. Pode-se queixar de, ao contrário do Liverpool, não andar a pastar no campeonato, e pagar com o corpo esse esforço e esse brilhantismo. Pode-se queixar de não haver jogos no Domingo de Páscoa. Mas de uma coisa o Benfica não se pode queixar: de défices qualititativos seus, de falta de esforço, de falta de atitude.

Apenas nos tiraram a cereja, ainda falta servir o bolo. Estou à vontade porque sempre o disse, o campeonato é e sempre foi a grande prioridade, e fico muito satisfeito por, finda a carreira europeia, ver que houve o bom senso de nunca ceder à tentação europeia colocando assim o risco o objectivo de vida ou morte que é o campeonato.

Força Benfica, vamos lá acabar com o campeonato e paralisar o país com uma festa como só o Benfica pode proporcionar!



Vídeo resumo com melhores lances do jogo 





Relato dos golos : 


Liverpool 3-1 Benfica - Cardozo 70'
http://www.box.net/shared/ptxsrveah7










 



Capas dos jornais
( aguardando)

Jogo completo 
( aguardando )

5 comentários:

foram 4, foram four.....
let itbe, let it be, let oit be, oh let it be...

Desfrutem da vossa única alegria este ano!
Ridículos

Não percebo, este ano parece que a única alegria dos portistas é o Benfica perder e não o Porto ganhar!

Basta ver que mesmo quando ganham, continuam a ser um clube de bairro.
Disse o nosso presidente hoje, e disse bem: caímos de pé em Liverpool. Acontece!

Enviar um comentário