Popular Posts

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Benfiquista de Braga

Nasci em Braga, vivi quase a totalidade da minha vida em Braga, e apenas nos últimos anos tive que sair da cidade devido aos estudos.

Ser-se bracarense é um orgulho. Aprendemos a gostar da nossa cidade. Aprendemos a gostar do nosso património. Aprendemos a saber e gostar de receber e mostrar aquilo que melhor nós temos e fazemos.
Todos os anos recebemos milhares de alunos novos que entram na Universidade do Minho. Todos os anos recebemos milhares de turistas que procuram conhecer as belezas e história escondidas por toda a cidade.
Todos os anos, políticos, engenheiros, advogados, arquitectos, psicólogos, médicos, entre tantos outros, lutam por fazer da cidade um espaço melhor, capaz de compreender as próprias fragilidades, exponenciar as virtudes, e sobretudo, respeitar tudo e todos.
Respeitar a diferença.

Gostar de Braga, sempre foi um sinónimo de simpatizar com o Sporting de Braga.
Pouca gente na cidade pode assumir nunca ter ido ao estádio apoiar o Sporting local, apesar de serem do clube A, B ou C.
Sempre houve uma bonita comunhão entre habitantes e clube.


Talvez por ser um dos muitos Benfiquistas de Braga, sinto necessidade de falar um pouco sobre Benfica, Braga e as suas gentes.





Braga sempre foi conhecida como uma cidade de benfiquistas. Talvez. Parece-me ser o clube com mais simpatizantes.


Se tivesse que fazer um quadro com a percentagem de adeptos, organizava o quadro da seguinte maneira:


Benfica 40%
Porto 35%
Sporting 15%
Braga 10%


Penso não estar muito longe da realidade.


O que acontece este ano, é que tanto adeptos do Sporting como do Porto, se converteram ao Braga, talvez fruto do ódio de estimação que têm ao Benfica, dando as mãos aos braguistas para ajudar a derrotar o clube dos túneis, do Salazar, do Ricardo Costa, do sistema, enfim...dum sem número de adjectivos típicos e peculiares de adeptos sem perfil para encararem o desporto com o espírito mais recomendável.


Facilmente se chega à conclusão, que mais de 80% dos adeptos do Braga têm dois clubes, porém defendem com unhas e dentes que isso deveria acabar.
Basicamente, a luta prende-se em afastar os benfiquistas do clube.
Neste momento, parece que ajudar a cidade de Braga, é lutar contra o Benfica!
Parece que de um momento para o outro, apareceu escrito nalgum lado, que quem mora em Braga tem que ser do Sporting de Braga.
Coitados dos milhares de simpatizantes do Braga que moram noutras cidades... terão que mudar de clube.


Porém, existe uma grande confusão para com a atitude de meia dúzia de adeptos bracarenses, com a forma de estar e viver o futebol que habitantes e adeptos do Braga têm.
Grande parte dos disparates e insultos que se ouvem e lêem são lançados por miúdos a precisar de protagonismo e com a adolescência ainda mal resolvida.
Ainda recentemente alguém colocou uma bandeira do Benfica na casa do Benfica em Braga, e já havia quem a quisesse a arder e apedrejar a casa.

Como é óbvio, os verdadeiros braguistas e apaixonados pelo Braga, apenas se lamentam por haver tanto adepto que se insurge contra uma bandeira adversária, mas não vêem da parte destes adeptos capacidade e vontade de colocar as bandeiras e cachecóis do Braga nas suas casas.
Uma clara falta de atitude e inércia.


Braga sempre foi uma cidade que soube respeitar a diferença.
O verdadeiro adepto do Braga, à excepção de Guimarães, recebe e lida com todos os clubes como se fossem irmãos.
O resto que se ouve são atitudes claramente de meninos verdes e azuis que este ano se infiltraram ao Braga.
Dar importância a quem se esforça para sujar esta imagem é entrar num campo para o qual nem Benfica nem Braga merecem que se caminhe.

O Benfica será campeão com 100% de justiça, pois foi e será a equipa que melhor futebol praticou esta época.
O Braga ficará em 2º lugar com todo o mérito por alcançar tal feito, tendo realizado um campeonato quase perfeito na sua casa, e com pouquíssimos deslizes fora de casa.
Falar em casos, é tão baixo e reles, que tanto retira credibilidade a quem os aborda, como a quem os alimenta.
Mais uma vez, os dois clubes não merecem esse degradante espectáculo.
E o maior encanto disto tudo, é saber que dentro em breve, tanto benfiquistas como braguistas poderão festejar. No caso do Benfica, a sua melhor temporada dos últimos 20/30 anos, no caso do Braga festejar a melhor temporada de todo a sua história.

Ambos estão de parabéns.
Os outros, os tais que representam metade dos habitantes, ficarão em casa, pois os seus reais clubes pouco ou nada ganharam esta temporada. E a vergonha do anti-desportivismo que envergam impedi-los-á de mostrar a sua cara ao astro-rei em plena luz do Dia.

8 comentários:

Não sou de Braga, mas certamente será bom sinal se a cidade conseguir conviver com o sucesso dos dois clubes.

eu sou de Braga, e tenho quase a certeza que vão aparecer "cromos" a estragar a festa dos dois clubes

Ao fim e ao cabo, este fenómeno também aconteceu há 3 anos em Guimarães quando os locais se venderam aos suspeitos do costume.

num pais democratico, as pessoas tem a liberdade de expressar a sua feliciadade.
se os adeptos do braga não sabem conviver com isso, sujeitam-se a meter-se em problemas, pois alguns adeptos não terao este discernimento, e dificilmente se inibirão de passar para a violência.
nada como agir de forma civilizada.
hoje somos nós, amanha são eles!

sou 100% do braga, confesso que não gosto particularmente de biclubistas, mas reconheço que se há coisa que na nossa cidade existe é educação e bons princípios.
independentemente de quem fizer a festa final ( ainda acredito no título) será sempre tudo feito com o mais alto fair play.

Entristece-me ver que sempre e em todo lado os adeptos do Braga têm de ter 2 clubes. Entristece-me o facto de muitos não saberem reconhecer que o Sporting Clube de Braga tem adeptos próprios e independentes de qualquer um dos ditos 3 grandes. É impressionante como todos dizem que os adeptos do Braga têm um 2º clube. Será que nao sabem ver e reconhecer que este clube tem adeptos próprios e completamente independentes dos outros ? Triste.

Desde que nasci sou Braga a 200% e nunca sequer pensei em ter outro clube... Como eu conheço muitas outras pessoas, mas não os de Braga são todos bi-clubistas. Enfim...

Compreendo a revolta, mas não deixa de ser um facto que existem poucos braguistas a 100%, e depois uma parte considerável de bi-clubistas.

Caro JL, quanto ao facto de existirem poucos braguistas a 100%, referes-te em relação a população total da cidade ou em numero absoluto ?

Eu sinceramente acredito e tenho a certeza de que existem uns 15 mil a 20 mil braguistas a 100%. Se considerares a população total da cidade, concordo que sejamos poucos, agora em termos absolutos nao me parece que ter 20 mil adeptos a 100% seja assim tao pouco.

Quanto aos chamados bi-clubistas, pessoalmente nunca vi em jogos do braga pessoas a levantarem-se e a festejar golos das 2 equipas, embora reconheça que os possa haver esses NÃO estão incluidos nos numeros que referi acima.

De qualquer maneira na minha casa somos 5 e todos do Braga de corpo e alma.

Cumprimentos

Enviar um comentário