Popular Posts

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Análise Individual ao jogo Benfica - Liverpool

A habitual análise à prestação dos jogadores do Benfica que alinharam na vitória por 2-1 frente ao Liverpool, em jogo da 1ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa.

O melhor em campo foi o médio Javi Garcia, que assinou uma exibição muito conseguida.

Julio Cesar (5) - Grande insegurança na noite de ontem, não propriamente pelas suas acções entre os postes (que aliás foram muitíssimo reduzidas), mas por reposições de bola excessivamente rápidas e comprometedoras. Tem que melhorar a sua percepção do jogo, foram lances arrepiantes.

Maxi Pereira (5) - Exibição muito cinzenta do uruguaio, em contra-ciclo com o que tem feito ultimamente. Muito desconcentrado a defender, marcando de forma displicente e dando espaços nas suas costas em situações evitáveis. Pouco fulgor também no ataque... uma exibição realmente cinzenta do lateral enquanto esteve em campo.

Luisão (6) - Noite de grandes hesitações do capitão, com o auge a acontecer no lance em que Babel é expulso. Não era fácil marcar Torres, mas aquele deslize ao minuto 75 podia ter sido fatal.

David Luiz (7) - Bom jogo do brasileiro. Uma 2ª parte monumental, não dando qualquer hipótese aos adversários. Na 1ª parte esteve bastante hesitante e algo displicente com a bola nos pés. Quando encarrilou mostrou de que fibra é feito.

Fábio Coentrão (7) - Noite muito complicada com Kuyt pela frente, com quem perdeu todas as bolas de cabeça. Felizmente soube compensar isso com bons timings de entrada à bola pela relva, e com uma pressão muito intensa sobre o holandês que lhe deixou pouco espaço para fazer mais do que ganhar bolas pelo ar. Muito bem no apoio ao ataque, foi decisivo para o pressing final do Benfica quando os jogadores do Liverpool começaram a estoirar fisicamente.

Javi Garcia (9) (melhor em campo) - Que grande noite do espanhol, esteve absolutamente magnífico em campo. Ninguém se lembrará da exibição que Gerrard por exemplo fez na Luz, e muito por culpa do nº 6, que anulou sozinho e por completo o meio campo adversário. Rápido e simples a iniciar a transição ofensiva, acabou o jogo a jogar quase como um terceiro central numa altura em que os laterais do Benfica se adiantaram no terreno.

Carlos Martins (4) - Muito má noite de Martins, falhando praticamente todos os passes e conseguindo pouco mais do que ser intenso na pressão sobre o portador da bola. A dificuldade de perceber os espaços que devia procurar (talvez pela presença de Aimar em campo?) foi-lhe fatal, e a meu ver até esteve demasiado tempo em campo.

Ramires (8) - Belo jogo do brasileiro, mesmo se boa parte dos seus passes saíram mal. Mas foi fundamental na pressão sobre o adversário, com a sua passada larga a conseguir o domínio da bola em situações limite que normalmente redundaram em faltas assinaladas sobre si. Pouco exuberante em missões ofensivas, acabou ainda assim por fazer uma belíssima exibição.

Di Maria (8) - Exagerou claramente em alguns lances em que manifestamente fez o que quis da defensiva adversária. No entanto, muitos outros lances saíram bem definidos. Rematou, cruzou e acima de tudo com tudo isso criou jogo que justificou a vitória do Benfica. Juntamente com Aimar, foi quanto a mim o mais decisivo elemento ofensivo em campo na vitória de ontem.

Aimar (8) - Grande jogo do nº 10, actuando nas costas de Cardozo até à entrada de Nuno Gomes. A primeira parte foi mais discreta, penso que devido à dificuldade de conciliação com Carlos Martins. Nessa fase Aimar procurou fazer quase uma linha com Cardozo no ataque, e isso prejudicou-o. Na segunda parte foi fundamental, transportando a bola durante vários períodos em que a equipa tinha dificuldade de arranjar espaços de outra forma. Saiu esgotado, mas certamente satisfeito com o seu rendimento.

Cardozo (5) - Já me dizia um amigo ontem, e eu só tenho que subscrever: não me lembro de um jogador que bise num jogo que finalize a partida com uma exibição tão pobre. Péssimo a atacar a bola no momento decisivo de atirar à baliza, mau nas recepções de bola, pelo que ontem nem na criação de jogo contribuiu por aí além. Valeram os 2 penalties certeiros que converteu de forma sublime... de resto, inconcebível que um ponta de lança tantas vezes solicitado no interior da área não consiga dar-lhes o melhor seguimento.

Nuno Gomes (5) - Só me apercebi que ele tinha entrado já tinham passado talvez 20 minutos depois da sua entrada. Segurou algumas bolas, e pouco mais... incrível a forma como perde uma bola na área adversária, com tudo para fazer um passe em condições para um colega, e que origina um contra-ataque potencialmente mortífero. De facto, o ocaso da sua carreira está aí...

Ruben Amorim (6) - Entrou bastante mal em jogo, com algumas quebras de concentração no fecho do seu flanco. Depois corrigiu, e contribuição com a sua solidez habitual. Muito importante a forma como consegue gerir a posse de bola em situações de maior aperto.

Airton (6) - Entrou a pouco tempo do fim, colando-se a Javi Garcia como 2º trinco. Fez uma falta muito importante a travar um contra-ataque, e pouco mais. Também já não havia tempo para muito mais que isso...

3 comentários:

Não devemos ter visto o mesmo jogo..o Carlos Martins fez muito melhor jogo que o Ramirez e que o Aimar. Concordo com o melhor em campo se bem que o David Luiz e o Coentrão andaram lá bem perto.

É possível.. isto é uma opinião meramente pessoal, não um julgamento absoluto ;-)

Um pouco exagerada a nota do Martins, mas demonstrativa do mau jogo que fez.
Ele melhor que ninguém deve saber isso.

Enviar um comentário