Popular Posts

sábado, 10 de abril de 2010

E se não formos campeões?

A pergunta arrepia. Francamente, o meu desconforto a desenvolver um tema destes é tal, que é como se estivesse a auto-flagelar-me enquanto dedilho no teclado para escrever. Quanto a mim, esta hipótese é meramente académica, mas mesmo uma teorização deste género tem de ser considerada, uma vez que é passível de acontecer.

Como aguentaríamos o choque? Como acordaríamos no dia seguinte? Como é que o Benfica resistiria a uma desilusão destas?

Há quase trinta anos que o Benfica não dava o espectáculo que esta equipa dá este ano, mesmo se tivermos em linha de conta enormes campanhas europeias na Taça dos Campeões protagonizadas por outras grandes equipas do Benfica neste período de tempo. Jogamos de forma intensa, organizada e bonita, com um futebol de ataque, positivo e mobilizador. Seria a injustiça de todos os tempos esta equipa não ser coroada com a glória no final da época.


Faltam cinco finais para a glória, onde o Benfica tem de somar pelo menos 10 pontos nos 15 em disputa. Recepção complicada ao Sporting, ida dificílima ao Dragão, e uns jogos mais "amigáveis" de permeio, com uma vantagem pontual confortável à entrada para esta jornada. Cabe na cabeça de alguém não sermos campeões? Sinceramente, espero que caiba na cabeça dos jogadores e treinador, pelo menos. Para não facilitarem, ainda para mais agora sem a Europa para queimar energias importantes nesta fase da época. É possível perder o campeonato, e se a equipa estiver consciente disto, estará ao mesmo tempo mais perto de o conquistar.

Evito pensar na amargura, na tristeza, na raiva e na fúria que sentiria se nos escapasse este título. Evito, mas não consigo... a par com os pensamentos positivos, vem esta sombra. Uma sombra que só sobrevive ainda pelo medo de falhar que demasiadas épocas medíocres criou em mim. É um daqueles fantasmas que está quase a ser aniquilado com a vitória deste ano, mas que até se verificar andará sempre atrás de mim, perseguindo-me e atemorizando-me.

Ao mesmo tempo, este fantasma que vigia este final de temporada, e que força um falhanço que poderia ter consequências demasiado desastrosas no Benfica, financeira e socialmente, é também o fantasma que acabará por exponenciar a alegria quando o árbitro apitar pela última vez no jogo que nos valerá o 32º campeonato nacional da nossa história. Quanto mais receio, maior a alegria no fim...

Quanto mais imagino a desilusão de um eventual falhanço, demasiado estrondoso a acontecer, mais imagino o oposto. As avenidas das cidades portuguesas carregadas de benfiquistas, agitando o vermelho vivo das nossas camisolas, dos nossos cachecóis e das nossas bandeiras, entoando um coro de êxtase capaz de se fazer ouvir na Lua, numa verdadeira orquestra de sentimentos perfeitamente afinados, perfeitamente alinhados e conjugados, que fazem de nós um clube verdadeiramente especial.

Já consigo ver o autocarro descapotável avançando lentamente na procissão de glória até ao Estádio da Luz, cheio que nem um ovo para vangloriar os campeões. Cheio para marcar o fim de uma era demasiado negra, cheio para coroar o novo rei do futebol português, cheio para marcar definitivamente o mérito e o trabalho de uma grande equipa que muito fez pelo futebol esta época.

De qualquer forma... muita cabeça fria até ao fim, utilizar a folga que temos para encararmos com um à-vontade diferente os desafios que faltam, conseguindo com isso abordagens mais efectivas e menos forçadas às partidas em disputa.

Cerrar fileiras, dar o máximo... estamos a três semanas da maior festa do país!

14 comentários:

Dá que pensar este teu post.
Por um lado todos temos esse receio, pois estamos em 1º lugar há imenso tempo, e perder o título agora no final seria das maiores desilusões que poderiamos ter.
Sem dúvida este é o melhor Benfica que muitos de nós viu, dai que a esperança na conquista também seja elevadíssima.
afinal de contas, esta temporada demos 3 ao Porto, 4 ao Sporting, 3 ao Leiria, 6 ao Nacional, 5 ao Marítimo, 4 à Académica, 8 ao Setúbal, 5 ao Leixões, 4 ao Belenenses, etc etc
quem tem um score destes, merece e muito ser o Campeão.
Eu acredito que não deixaremos fugir esta merecida conquista.
Força Benfica, rumo ao 32º

vira essa boca para lá...
o campeonato está ganho

isto tá ganho...medo de quem afinal?

Blog está porreiro

boa escrita e estruturação!

Também tenho um blog de Futebol se quiseres passa la:

http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/

Vamos ganhar... e 3ªfeira temos de entrar a mostrar quem manda logo de início!

Qual medo, qual carapuça, podemos não ganhar, mas medo daquelas Osgas peçonhentas viscosas nauseabundas NUNCA.
Espero que o Benfica ganhe o Jogo e VOU LÁ ESTAR PARA APOIAR o Glorioso do Principio ao Fim, mas na realidade nunca estive como agora PESSIMISTA e algo me diz que o Benfica, o MEU Benfica não vai ganhar, o que para MIM é TERRÍVEL.
Actualmente e como a situação está existe um grande Dilema, ou ganhamos e Somos Campeões ou não ganhamos e Morremos na Praia, só espero que se concretize a primeira parte do dilema.

patriarca

O que importa é daqui a umas semanas olhar para esta conversa e constatar que foi meramente por precaução, e no fim de contas, sagramo-nos campeões com inteira justiça!

Para o jogo com os lagartos que JJ tenha aprendido algo em Liverpool...É que tb os lagartos jogam fechadinhos na defesa e saiem rápido no contra ataque.Este é o jogo que vale o titulo pois vencendo desmoraliza os adversários.

Acima de tudo, espero que a equipa esteja ao seu melhor nível na terça. Se assim for...!

Vai ser muito dificil, de não ganharmos podemos estar na iminência de "acenar" ao titulo, ao que já estamos habituados, POR CULPA PRÓPRIA diga-se, mas se isso acontecer, espero bem que não, os COFRES do Benfica vão "sofrer muito, mas os Verdadeiros Benfiquistas ainda Vão Sofrer muito mais. Actualmente estamos no 80, mas depressa e se as coisas correrem mal, podemos descer para o 8.
Vamos ver se a situação FISICA e anímica dos jogadores vai estar á altura dos acontecimentos, os Sócios e Adeptos ESSES SIM vão estar EM FORMA a APOIAR o Glorioso, vamos em Força á Catedral para isso mesmo AJUDAR a partir das Bancadas, agora em campo, têm que ser eles a darem o litro e respeitarem aquele Simbolo Sagrado que têm na Camisola que trazem vestida, portanto NÃO PODE NEM DEVE HAVER DESCULPAS, é GANHAR E MAIS NADA.
É com a Convicção da VITÓRIA do Benfica e a respectiva DERROTA Lagartal, que Terça-Feira, vou mais uma vez áquele Explendoroso Estádio Apoiar o Benfica.
O pior que me pode acontecer, são os factos não correrem conforme estou nisso confiante. Mas já espero tudo.

patriarca

Correção:
"(...)árbitro apitar pela última vez no jogo que nos valerá o 32º campeonato nacional da nossa história"
é o 33º campeonatp

POST editado à 3 anos... mas que também dá/serve pra ESTA época.

*A diferença é que nessa altura faltavam 5 jornadas para o fim, e já não estavamos nas compet. europeias, nem na taça de portugal. :s

p.s - mas podes começar a preparar-te pra fazeres outro Post idêntico a este(talvez a seguir ao jogo de Olhão, ou seja, uma jornada antes de recebermos o zborden, tal e qual como foi à 3 épocas atrás... quando faltarem 5 jornadas para o fim)... que dizes @trainmaniac?? ;)

Enviar um comentário