Popular Posts

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Resiliência Benfiquista

As pedras da Calçada em 2000.


Passaram-se 10 anos.

Desde lutar pela transparência dentro do Clube, a tentar evitar que males piores pudessem acontecer, o receio da perda do estatuto do maior e mais vencedor foi um fantasma que me foi acompanhando.

A resiliência que me acompanhou o percurso todo até Maio, eclipsou-se como se de algo esotérico se tratasse.

Ao longo desta década, eu e muitos fomos fazendo constantes alertas, por vezes de forma crispada, por vezes ironizando, mas o esgrimir dos argumentos que chocavam com uma política comercial que privilegiava os títulos Guiness ou Carlsberg aos outros que realmente nos faziam ser grandes, não surtiu efeito.

Assisti ao abate dum Estádio, por interesses meramente de lucro imobiliário, há perda de património do Clube e às vitórias que ainda tive o privilégio de assistir.

Hoje o Benfica escuda-se em desculpas esfarrapadas, depois de, por pura incompetência interna não ter sabido decapitar os vícios que o Sistema há mais de 10 anos vinha afectando a verdade desportiva.

Uma má Liderança, uma má estrutura no seu Departamento Jurídico e de Comunicação, levou a que se perdesse a oportunidade histórica de "explicar" a secundarização do nosso papel na última década do sec.XX e a consequente retoma do papel principal na primeira década do séc.XXI.

Escrevi neste post que não está actualizado, que esta década tem sido deveras perdedora.
Luís FilipeVieira tem um percentual de insucesso elevado, mas mesmo assim consegue arrastar multidões, como outrora, nunca vi outros Presidentes do Benfica com insucessos bem menores, conseguir tal intento.

Quis fazer um post comparativo entre a década de 90 e esta que se passou, mas felizmente o Bola7Inc tivera ideia igual, e por isso poupou-me um trabalho imenso. Um abraço para ele, um Benfiquista do Tempo das Vitórias na Champions contra os colossos Europeus.

Este meu post não é lamentativo, é antes constatativo, tal como este que o Trainmaniac escreveu que é sublime e deve ser lido com atenção pelos Benfiquistas mais novos e relido pelos mais velhos.

É a constatação da maioria desta nova geração de Benfiquistas de 20 e poucos anos, que poderiam ser meus filhos, e que não têm a menor ideia do que era outrora o Benfica que me deixa preocupado.

Quando um Presidente, desvaloriza todo aquele património que está lá em cima em imagem de satélite, então um jovem com os tais 20 anos, poderá ser levado acreditar que o Benfica, o seu estádio e património, só tenham surgido por causa do Euro 2004 ... e porque um dia, Deus colocou na terra, esse enviado vitorioso que hoje nos preside.

Graças a Deus no meio desta geração, surge um grupo de sócios e adeptos, com a capacidade para lerem o passado, para compararem para lá de Vale e Azevedo, para lá de Damásio, ou seja, quando o sistema começava a afirmar-se e mesmo assim se ia vencendo. Sinceramente é neles que deposito a esperança embora ténue que vá haver mudança.

Há 10 anos o Benfica era o clube português indiscutivelmente com mais títulos no Futebol, tanto interno como externamente.

Hoje não é assim, e muito provavelmente esta clivagem se vá acentuar.

Por razões de profissionalismo para lá do sistema, e da sistemática incapacidade de quem comanda o Benfica ser profissional e conseguir imprimir um constante ritmo de vitórias.

«A última galinha gorda está para ser vendida, até se engordar outra vai ser complicado. Por isso, o melhor é gerirem com pé-de-meia e não com cartão de crédito.»
Taxista, Lisboa 02/06/2011




Abraço do Papoila Calmante.



P.S. No meio desta luta entre FCP e Benfica, vejo trabalhar silenciosamente e com qualidade, o abatido SCP que parece ressurgir e querer ter uma palavra a dizer na próxima época. Espero que estejam atentos e não se andem a distrair com visitas de Delegações Chinesas.

4 comentários:

se te guias pela análise do Bola7inc, então está quase tudo dito!

por alto não conta o futsal como se não valesse de nada. não conta a taça de Portugal em Andebol apesar de contar títulos de 2010/11

aliás como se pode começar uma década em 1989/90 e acabar a seguinte em 2010/11?

experimenta comparares os primeiros 4 anos do LFV com os últimos 4. quando se começa do zero não é de um dia para o outro que se chega ao topo ;)

re-fraseando: É a constatação da maioria desta nova geração de Benfiquistas de 20 e poucos anos, que poderiam ser meus filhos, e que não têm a menor ideia do que era outrora o caos em que o Benfica se afundou que me deixa preocupado. Preocupado que se afunde novamente, agora que está finalmente a ressurgir como o colosso de outrora!

Tiago, colosso de outrora, numa década de Presidência de Luís Filipe Vieira, em que dos "ditos" quatro grandes, só nós não conseguimos ir a uma final Europeia, diz tudo.

Quantos às contas que o Bola7 apresenta, garanto-te que irei verificar se batem certo.

Quanto ao "Preocupado que se afunde novamente, agora que está finalmente a ressurgir como o colosso de outrora", remeto-te para as palavras de cariz financeiro que o Taxista que me levou ao Aeroporto no outro dia me disse; «A última galinha gorda está para ser vendida, até se engordar outra vai ser complicado. Por isso, o melhor é gerirem com pé-de-meia e não com cartão de crédito.»

Um Abraço

última galinha gorda?? com que então só há um jogador de jeito no Benfica? um dos problemas do Benfica é ter adeptos portugueses, do género dos que acham que tudo o que é estrangeiro é que é bom. neste caso tudo o que é dos outros clubes é que é bom... o Cardozo, Javi, Gaitan, Jara entre outros parece que não são nem podem vir a ser galinhas gordas... aliás, parece que o Coentrão só de repente é que engordou, apesar de no ano passado já ter feito uma época de outro mundo.

o Sporting desde que foi a uma final Europeia o que é que conquistou?

o problema dos benfiquistas é que ainda não perceberam o buraco onde o Benfica estava metido. não devem ter memória das noticias diárias sobre dívidas... é pena!

devem pensar que as coisas mudam de um dia para o outro como magia. e ainda falam em falta de responsabilidade dos que lá estão.

PS: o Carlos Lisboa e o Rui Costa entre outros merecem-me mais consideração que todos os outros Benfiquistas críticos que andam aí sem terem noção da realidade.

Enviar um comentário