Popular Posts

domingo, 12 de junho de 2011

O 21º capítulo da pré-temporada

Não vou nesta crónica acrescentar nada ao muito que já se disse, escreveu, especulou e analisou sobre a situação do Nuno Gomes. Posso por exemplo recomendar um excelente post do Pedro Ribeiro no seu blog, que diz tudo sobre a situação e aquilo que a possibilita. Mas apesar de não acrescentar nada, sempre me proponho a partilhar convosco a forma como vejo esta situação.

Futebolisticamente, não sou fã do Nuno Gomes. A desilusão do Nuno Gomes pós-Itália face aquilo que eu esperava dele pelo que fez cá no período pré-Itália talvez me turve a visão sobre um jogador que acabou por, quase sempre, andar perdido na frente de ataque sem companhia à altura. De qualquer forma, quando nestes últimos anos passou para a condição de suplente, também desportivamente provou o seu valor. Jogando menos, conseguiu ir acrescentando algo à equipa em vários momentos, se calhar menos vezes do que era desejável, mas também as oportunidades foram escasseando.

Mas para mim o cerne da questão não está na prestação desportiva do Nuno Gomes que, queira-se ou não, é um dos maiores goleadores da nossa história. O foco está na importância do Nuno Gomes na equipa, como um dos poucos bastiões de Benfiquismo e Mística, algo cada vez mais fundamental num balneário invadido por armadas sul-americanas e num clube gerido por pessoas que não faziam ideia do que era o Benfica até lá entrarem. E depois, não menos importante, porque é o capitão da equipa. E não se trata do caso do capitão de equipa como se trata o caso de um qualquer Weldon, perdoem-me.

Em termos de mística pouco há a dizer. Quem resta além do Nuno Gomes? Moreira e Ruben Amorim? Num clube tão órfão de referências, de mística e de Benfiquismo, num clube em que nos queixamos tanta vez que os nossos profissionais não entendem a importância de jogar no Benfica, deixamos sair alguém como o Nuno Gomes? Tantas vezes anda a direcção preocupada em copiar maus exemplos do FC Porto, e que tal olhar para bons exemplos como o Pedro Emanuel? Nas últimas épocas pouco jogava mas andava ali no balneário, havia uma voz de comando a respeitar e a manter até ser forjada uma outra voz de comando que lhe pudesse suceder.

O tratamento dado a um jogador tão especial como o Capitão da equipa diz tudo. Já sabemos que nos estágios, contrariamente ao FC Porto por exemplo, não existe particular respeito pela hierarquia na equipa. Cada um faz o que quer esteja ou não presente o Capitão, mas daí até se deixar o líder do grupo sem contrato e sem saber com o que contar para a próxima época, já me parece claramente demais!

Já perceberam que acho importante que o Nuno Gomes tenha o contrato renovado. Mas até poderia tolerar a decisão contrária, como aceitaria a decisão de renovar. Agora há uma questão vital: de que depende a definição desta situação? Não era para se sentarem todos à mesa no fim da época e ficar tudo definido logo? Porque razão se deixa o CAPITÃO neste limbo todo este tempo? Quem ganha com isto? Que forças se andam a esgrimir para adiar a definição deste caso?

Que imagem passa para o balneário? Um clube que não sabe se há-de manter ou não o seu capitão, um dos principais jogadores dos últimos 20 anos e com mais de 10 anos de casa? Mas isto é concebível?

De uma coisa eu sei, é que já em 2009 a paródia foi a mesma, e não fosse o Benfiquismo do Nuno Gomes e a atenção do Rui Costa a não deixar as coisas caírem no esquecimento, e provavelmente o mais que provável desfecho de 2011 teria sido antecipado em dois anos. Será que as repreensões do Capitão a elementos da estrutura em situações passadas estarão a pesar?

Só sei que isto é uma palhaçada completa, e é mais um mau sinal nesta pré-época. Ao fim e ao cabo, tudo se resume aquilo que o Pedro Ribeiro enuncia no seu blog. Temos um clube sem valores e que agora já nem reconhece aos seus melhores atletas o valor que eles têm, seja desportivo seja "meramente" pessoal.

9 comentários:

Será sempre um ídolo, e como tal, custa muito vê-lo passar por esta situação.
Espero que seja feliz, aqui ou noutro clube qualquer...

Para mim este clube esta infiltrado de traidores do Norte. Afinal e facil ser-se socio do benfica e torpedear qualquer queixa ou analise contraria aos senhores defensores da continuacao do mesmo ano apos ano. Acham mesmo que os porqueiros do Norte alguma vez iriam admitir um presidente com ligacoes suspeitaa ao seu pior inimigo? Quem assim falar ou nao e benfiquista ou mau benfiquista. Assim se divide e os socios e simpatisantes que deveriam defender unicamente a filosofia do benfica perdem-se em lutas internas a mando de interesses contrarios. Ha quantos anos andamos nisto? Sera que ninguem ve um pouco mais alem? Nao espero tempos melhores, tenho a certeza de que continuaremos a degladiarmo-nos uns contra os outros enquanto os verdadeiros inimigos continuarao a rirem-se da passividade e inocencia dos socios deste clube que ja foi grande e a que eu tive a felicidade de de ser associado. Mas isso caros amigos ja foi ha muito, muito tempo.

O Pedro Emanuel nao foi do Boavista para o porco??? Cantera do porco na equipa, onde?

patriarca disse:


Embora os SAUDOSISTAS fiquem aborrecidos mas o Nuno Gomes NÃO PODE ter cabimento numa Equipa do Benfica que se quer ganhadora. É EXCELENTE que se vá embora, faça a vida dele, mas no Benfica Não.

O Nuno Gomes também não é da cantera da equipa... pensava que tinha ficado clara a ideia, que nada tem que ver com ser ou não da formação..

olhe que não, olhe que não...

Quem acha que o Nuno Gomes não faz falta ao balneário do Benfica só pode ser os adeptos de FM.
Há quem lhe chame o Messi dos balneários em tom de brincadeira, pois a mim parece-me o único capaz de transmitir minimamente o que é ser benfiquista e o que é jogar no Benfica aos novos jogadores.
Não será por acaso que foi o único jogador do nosso plantel a fazer frente ao Pinto da Costa, simplesmente, ele sabe o que é a chama imensa!!!

Concordo absolutamente com o que está escrito. Antes de ir para Itália o Nuno Gomes era um jogador muito importante no Benfica.Naquele momento talvez mais do que o próprio João Pinto. Regressou diferente e não mais teve a mesma importância. Todavia, são doze anos de benfiquismo a dar a cara dentro e fora de campo.
Cumprimentos
benfiquistaemcasa.blogspot.com

Tantos comentários teus que se contradizem... Primeiro temos que "imitar" o Porto nos negócios, portanto ficar a ganhar com eles, temos que limpar as "porcarias" do plantel mas depois quando o Nuno Gomes se vai embora por não acrescentar quase nada, futebolisticamente, à equipa e ganhar 2 milhões de euros por época é uma vergonha. O Benfica fez muito bem em tirar o Nuno Gomes da equipa, penso que merece um lugar na instituição tal como Rui Costa mereceu, mas o seu tempo acabou. Era o mais bem pago do clube e nem titular era.

Enviar um comentário