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quinta-feira, 23 de junho de 2011

O manto sagrado, o marketing e a PT

Foi ontem oficialmente apresentado o equipamento do Benfica para a próxima temporada, com nota de destaque a retirada do fundo ao nosso actual patrocinador,  deixando no ar um sentimento de deleite em todos os benfiquistas, possível de se verificar por todos os comentários em fóruns, blogs, jornais e conversas de café .

Parece unánime que é o, ou um dos melhores equipamentos que alguma vez uma marca desportiva nos fez.

Adidas e Benfica definiram por duas épocas consecutivas homenagear o Benfica Bi Campeão Europeu, desenhando camisolas que fizessem um revivalismo aos equipamentos históricos usados pelos nossos saudosos campeões.

Foi repetida vezes e vezes sem conta durante a apresentação a expressão ADN,  as cores do nosso ADN.

O ADN do Benfica



Se o equipamento da época passada fez torcer o nariz a muitos adeptos,
ou por causa do preço, do emblema, do excesso de detalhes, ou pela mancha azul do patrocinador, o que é proposto para esta nova época é a harmonia, o entrosamento, a perfeição, o tal ADN benfiquista.
Aquilo a que gostamos de chamar, o verdadeiro Manto Sagrado.
Nota 20 para o trabalho feito pela Adidas.


Mas, será que a análise efectuada a um equipamento pode ser apenas focada no trabalho realizado pela marca desportiva?

Nada mais errado.


Recuemos uns anos atrás.

Foi na ressaca da conquista do campeonato em 2004/2005 que o Benfica mudou o seu patrocinador da Vodafone para o grupo PT, apresentando-se aos adeptos com Simão Sabrosa numa camisola azul e laranja, com alguns detalhes de vermelho e branco.

Se a camisola apresentada pela adidas pecava pelo desenho, unánimemente eleito como o pior que alguma vez nos foi proposto, o patrocinador ainda conseguiu estar pior, ao cortar radicalmente com o respeito apresentado pela Telecel e Vodafone durante mais de 7 anos.

O mundo da publicidade e do marketing são muito mais complexos que poderemos pensar, somos confrontados diariamente com situações pensadas ao detalhe com o objectivo de nos fazer pensar ou fazer algo.
Ao contrário do que poderemos pensar, uma marca não faz aquilo que os clientes querem, mas sim aquilo que eles vão querer, vide o exemplo do equipamento cor de rosa.

Porém, a relação que as marcas tentam desenvolver com os seus clientes estão muito ligadas com a forma como estas transmitem informação, e como é obvio a acção, provoca reacção.

Querer impor algo através da força, tal como os vendedores nas ruas das nossas cidades que não sabem abordar clientes, estratégias de imposição de algo, a publicidade ou marketing negativo.
As consequências como é obvio, são provocar uma relação pouco saudável entre adeptos e marca.
A rejeição.

E aqui entra a marca e grupo PT .
Adoptando uma estratégia estranha, a PT definiu o Benfica como um placar  publicitário, onde pagando o estipulado, poderia usar a nossa camisola como uma TV onde passava o que quisesse.
Se no 1º ano o logo da PT causou estranheza, no 2º ano começaram a surgir vozes contra o abuso que a marca de forma descomplexada infligia á nossa camisola.
No entanto, estávamos a falar do logotipo da marca, e isso sempre amenizou bastante a discussão.

Porém, em 2008/2009 a PT alterou a estratégia de promoção de produtos, e passou a escolher a TMN como imagem a colocar no equipamento do Benfica.
Aqui os benfiquistas perceberam finalmente o abuso que se estava a passar, e começaram com movimentos mais ou menos organizados contra a política da marca PT.

Já íamos em 4 anos, onde o patrocinador atropelava os estatutos do Benfica.
E eram nestes mesmos estatutos, que estava clara a proibição de um patrocínio que não respeite as nossas gloriosas cores vermelha e branca!









E que falar da dimensão do patrocínio, que ano após ano foi sendo aumentado descaradamente pela TMN.
Será que os valores pagos pela marca também acompanharam este abuso?












Ou será que a parceria entre BenficaTV e MEO que tão bem soube agradecer Luís Filipe Vieira a Rui Pedro Soares é a justificação para algum facilitismo com o formato do patrocínio?


Será que o azul colocado nas bancadas do Estádio da Luz não poderia ter sido evitado?

Se a TMN pagar mais 1 ou 2 milhões de Euros por manter o azul na camisola e no estádio será que vale a pena?

Não estaríamos a entrar numa prostituição intelectual em que a qualquer preço o nosso património poderia ser devassado ?

É a isto que chamam marketing e futebol moderno?


Foi também neste sentido que através de alguns posts contra esta política ( aqui, aqui e aqui ) que demos a mão a todos que se opunham contra estas estratégias um pouco estranhas, e finalmente começamos a receber sinais positivos.
Lentos, mas positivos.

A PT aceitou remover o fundo azul nos placards publicitários na bancada TMN.
O Presidente prometeu em plena pré temporada passada que iria existir uma mudança em 2010/2011. Mas porquê apenas na próxima temporada?
Tal a quantidade de reclamações que PT e Benfica receberam contra a estratégia da caixa azul do patrocinador,  ambos acordaram que seria feito o equipamento de acordo com a vontade dos benfiquistas, porém, a adidas já tinha produzido milhares de camisolas com a publicidade estampada, e obrigou o Benfica a pagar o prejuizo.

Como é obvio, o Benfica não ia ceder a esta imposição e por isso durante mais uma temporada tivemos que acarretar aquela coisa estranha no nosso manto sagrado.



É com enorme sentimento de dever cumprido que vemos finalmente o nosso patrocinador ceder às pretensões de milhares de adeptos benfiquistas, e oferecer-nos uma camisola digna da nossa história.

As vendas serão a melhor resposta a esta política, sairão todos a ganhar.

Há quem diga que é a melhor da nossa história centenária, eu prefiro assumi-la como uma das melhores.
Falta um detalhe, um dos mais importantes, cabe-nos lutar por recoloca-lo na próxima temporada.


Como fui um dos maiores críticos da PT e Benfica por causa desta situação,  aproveito este cantinho e felicitar ambos pelo fantástico trabalho que fizeram.
E apesar de ouvir alguns zunzuns que o Benfica teve que se privar de "alguns" € para que a PT aceitasse as nossas exigências, tenho que dar os Parabéns por termos tido mão firme neste negócio.



Porque a nossa camisola, é um dos nossos maiores patrimónios, lutaremos sempre por ver nele o ADN do nosso clube.

A Águia, o Emblema, a nossa divisa, o Vermelho e Branco!


e pluribus unum


7 comentários:

AH FADISTA!

Grande post!

Camisola Linda! Sinto Benfica!

Grande Ziablo, é por tua causa, pela tua paixão pelos equipamentos ,desde que te conheci, que a nossa estima pela camisa do Benfica voltou.
Alimentaste as nossas paixões, ambições e por fim a luta.
A luta pelo respeito que os patrocinadores devem ter por nele se verem representados. Com isso conseguiu-se criar uma relação de empatia.
Hoje quando peguei na camisa principal, lembrei-me de todos aqueles que no SerBenfiquista deram tudo, criando páginas no Facebook, Twitter, cartas para a Direcção, mails para a TMN, enfim ... o meu muito obrigado a todos, obrigado ao Marketing do Benfica Presidente e Direcção, por nos terem escutado e recriado a antiga camisola do Glorioso.

Falta um último passo, a criação do equipamento alternativo branco, onde o respeito pela tradição deve também ser preservada. Depois podem fazer outro para as competições Europeias.

Abraço a todos e viva o Benfica e siga a luta.

P.S. O maior reconhecimento pela nossa vitória, vem dos nossos adversários, nomeadamente do sporting, que iniciaram eles também, a sua luta pelo respeito pelo seu equipamento. Boa sorte para eles também.

Revejo-me em tudo, fantástico artigo!

Muito bom ziabloo, esta vitória deve-se a ti e ao teu empenho.
Viva o Benfica!

Foram realmente 6 anos de constantes abusos por parte da PT. Dá gosto ler isto e perceber que existe capacidade para perceber os erros e esmiuça-los a todos.
Adidas, Benfica e PT podem orgulhar-se do trabalho feito, está aqui uma camisola para ser recordada eternamente.
Hão-de passar 20 anos e verei pelo Estádio da Luz benfiquistas com esta camisola vestida.
É sem dúvida um hino ás nossas tradições.

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