Popular Posts

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Guardiões do sobre solo

Uma das questões mais pertinentes feitas na época passada em relação à excepcional equipa que o Benfica apresentou pelos vários relvados do país foi a capacidade dos três guardiões que serviram a nossa instituição: Quim, Júlio César e Moreira.
Relembro que na pré-temporada, Moreira foi o mais utilizado - inclusive, chegou a jogar um jogo pela Selecção Nacional nesse período - Júlio César chegou já em Agosto, e Quim agarrou a titularidade para a temporada, quando foi decisivo na Eusébio Cup, no desempate por grandes penalidades (defendeu três delas, se não me falha a memória) com o AC Milan. Porém, em determinados jogos, principalmente já na parte final da época, em jogos com a Académica, o FC Porto e o Rio Ave, pairaram muitas dúvidas sobre se os golos sofridos, que com outro guarda-redes de um nível superior ao de Quim, seriam defensáveis. Para além disso, também era visível que a equipa não tinha grande confiança em Quim, que por vezes cometia erros que, até pela idade que possui - 34 anos, não os deveria cometer. Terão sido estas as razões que fizeram com que se não avançasse para a renovação de contrato, sendo preterido por Moreira, que encaixa num perfil de jogador que aceite melhor um longo período de suplente de alguém verdadeiramente bom. Para além de contar como formado no clube, necessário para efeitos de inscrição do plantel nas competições europeias, coisa que não acontece com o agora bracarense.

De alguém verdadeiramente bom, que não se trata de Júlio César: sinceramente, a sua contratação é cada vez mais discutível. Se ao início deu boas indicações, a exibição em Liverpool confirmou porém muitas lacunas. Uma exibição verdadeiramente tenebrosa, e que acredito que acelerou o processo de contratação do tal titular. Resumindo, parece-me que Júlio César foi uma má aquisição do Benfica e que infelizmente não irá ser rentabilizada. São 500 mil euros que estão quase sempre num banco de suplentes.

O jogador escolhido, depois de muita procura, foi Roberto. O valor da transferência: 8,5 M€. Parece-me que tal maquia é manifestamente exagerado face ao valor do jogador - por exemplo, Petr Cech foi adquirido pelo mesmo valor por parte do Chelsea em 2004 - face até à experiência - apenas cerca de 20 jogos no campeonato espanhol, a maioria dos jogos numa equipa com um estilo de jogo muito diferente do Benfica - e Roberto está a sofrer nestes primeiros tempos acima de tudo por esta razão, o Benfica joga muito mais adiantado que o Saragoça; depois porque as muitas experiências que Jorge Jesus tem feito na defesa do Benfica - até com Balboa a defesa direito (!) - não ajudam em nada o necessário processo de adaptação a uma nova realidade. E porque isto destabiliza e lança o jogador para um processo de incineração na praça pública.

Temos portanto por agora um problema, que esperemos que seja resolvido - quer pelo montante investido, quer pela necessidade premente de ter, depois de Enke (e de Preud'homme), um guarda-redes que não coloque dúvidas sobre o seu valor. Os sinais não são para já positivos, mas esperemos que Roberto se adapte e que seja realmente uma mais valia, ou seja, que nos "ganhe" pontos.

Porém, não queria terminar esta crónica sem questionar directamente Jorge Jesus, mesmo que talvez já não vá muito a tempo: se está a realizar tantas experiências com jogadores que já se viu que não são alternativas viáveis para o futuro do Benfica - casos de Felipe Menezes, Balboa, Luís Filipe - porque não testar Moreira, e um jovem que tem dado indicações verdadeiramente sensacionais nos treinos, o que a confirma-se será uma das melhores contratações dos últimos anos feitas pelo Benfica, de seu nome Jan Oblak. Verdadeiramente espantoso o que este jovem guarda-redes faz nos treinos do Benfica, porque não testa-lo nestes particulares? Quem sabe se não teríamos um novo Enke... e para quem dúvida sobre a sua tenra idade, relembro que Vítor Damas e Gianluigi Buffon estrearam-se com essa idade nas balizas dos seus clubes, e tornaram-se com o tempo grandes referências! Quando se é um jogador bom, não importa a idade...

1 comentários:

O Enke?!?!? Entao nao andavam sempre com a boca no Moreira, quando o Enke ca estava? Agora o Enke ja e bom? Ainda tive uma pega no estadio com as assobiadelas ao Enke, nao me venham agora com esta de que foi um dos melhores. Enquanto nao depacharem o Moreira vamos ter este festival de queimar jogadores uns atras dos outros.

Enviar um comentário