Popular Posts

domingo, 18 de julho de 2010

Defesa ao fundo

O Benfica disputou mais um amigável de preparação, desta vez a contar para o Troféu Cidade de Guimarães. O adversário era muito acessível, o Groningen da Holanda, mas o jogo terminou com um empate a 3-3. Terminei o jogo com sensações muito díspares... um misto de contentamento com alguma preocupação.


Jesus apostou no seguinte onze: Roberto, Peixoto, Faria, Sidnei, Luís Filipe, Airton, Gaitan, Martins, Ruben Amorim, Kardec e Jara. Primeira nota... deixem-me dar conta do grande orgulho que foi ver o Ruben Amorim a capitanear a equipa. Quem me lê habitualmente conseguirá imaginar o meu contentamento, já que há muito vejo nele o modelo de jogador à Benfica, e o modelo de capitão à Benfica. Será uma questão de tempo até assumir essa tarefa de forma regular.


O jogo começou com uma falha defensiva tremenda, algo que havia de se repetir. 1-0 para o Groningen, com Luís Filipe e Fábio Faria a borrarem a pintura, e a deixarem Roberto sem qualquer possibilidade de defender. Depois, apareceu o melhor Benfica, e uma equipa que me faz já sonhar. Em termos ofensivos, vimos uma equipa de alto nivel. Kardec, Jara, Gaitan e Carlos Martins fizeram todos exibições monstruosas, combinaram muitíssimo bem entre si e dinamitaram totalmente a defesa adversária. O empate chegou facilmente por Kardec, e vários outros lances poderiam ter tido o mesmo desfecho. Ficam na retina os excelentes desenhos ofensivos protagonizados por estes jogadores, a fazerem sonhar, de facto.


Na segunda parte, muitas alterações. Ruben Amorim deu o lugar a Balboa, Airton a Javi Garcia, Gaitan a Menezes, Kardec a Weldon, Peixoto a David Luiz, e posteriormente Jara a Saviola, Martins a Aimar e Luís Filipe a Nuno Gomes. O nível desceu imenso, até porque vários jogadores no ataque não chegaram propriamente a entrar em jogo, casos de Aimar e Saviola, em oposição por exemplo a Weldon, que voltou a jogar bastante bem. Já não falo em Menezes, porque estou farto de repetir que não é jogador para o Benfica. De cabeça, no nosso campeonato, sou capaz de nomear 10 jogadores melhores que ele fora dos "quatro grandes". Confrangedor o seu nível, o seu ritmo. Tudo isto ajudou a que a pressão alta do Benfica começasse a resultar menos bem, o que centrou as luzes da fama em David Luiz, Sidnei e Javi Garcia, fisicamente muito mal, e com David Luiz a estar em particular destaque pela negativa.


De qualquer forma, e como isto foi um jogo de pré-época, não darei muito mais atenção ao ataque. Mesmo na segunda parte criaram-se várias oportunidades, portanto estou descansado. Prefiro perder tempo com as preocupações, porque é para as eliminar que existe a pré-época. E o que se viu na defesa, particularmente na 2ª parte, é preocupante. Eu sei que faltam titulares... aliás, o próprio Jesus desculpou assim Roberto (que eu acho que não podia ter feito muito mais... embora de facto pensasse que ele vinha para fazer a diferença), o que me causa alguma estranheza. Afinal de contas, dispensou o Miguel Vitor, tem aparentemente dado indicações com outras prioridades, portanto queixar-se da falta de qualidade da defesa que hoje alinhou parece-me algo caricato.


Primeiro de tudo, está na altura de nos convencermos que Luís Filipe e Balboa não têm mesmo lugar no plantel, e portanto falta um lateral direito para ser alternativa ao Maxi. Depois, dispensar o Miguel Vitor para gastar 2,1M€ num central cuja carreira já provava que tinha deficiências enormes sobretudo ao nível do posicionamento, é talvez a piada de mau gosto do ano, e hoje voltou-se a ver. Não é queimar o Fábio Faria por amigáveis, é já conhecer mais dele para trás e estar apenas a constatar o que já me parecia óbvio. Aliás, o Fábio Faria na selecção dos sub-21 é encostado à linha lateral precisamente porque ao centro o Miguel Vitor não lhe dá qualquer hipótese. Não sou portanto o único com esta opinião. Para mim é incompreensível, um erro.


Depois, não estou a perceber a gestão dos guarda-redes. Considero, tal como Ricardo Araújo Pereira, que Jorge Jesus é o maior ser humano de todos os tempos. E de longe. Mas nos guarda-redes, não me dá confiança nenhuma. Acredito que Roberto ainda pode mostrar o que vale, mas penso que esta ideia de que ele agora tem de jogar todos os minutos dos amigáveis para criar rotinas e confiança, cai pela base. Se a defesa está no momento em que está, totalmente partida e desorganizada, não seria de rodar também os guarda-redes? Aliviaria pressão no coitado do espanhol, que parece ter mau olhado, daria oportunidades a outros (e Oblak não me sai da cabeça... têm visto os treinos? O miúdo não é normal... e tem mais jogos na 1ª divisão do que o Roberto!), e evitaria este circo a que assistimos de vermos uma casa em chamas a que o seu guarda-redes não consegue acudir. Rotinas e confiança ganham-se quando houver uma defesa que o permita... isto que existe actualmente não é uma defesa, é uma anedota, perdoem-me os mais sensíveis.


Emprestar Urreta antes de assegurar outro extremo foi também de génio. Até dá para vermos o Menezes na meia esquerda.


Termino com um aviso aos leitores, porque normalmente para muita gente faz impressão ler textos de cariz marcadamente negativo como este. A pré-época até agora tenho-a achado bastante positiva, mas dou pouco destaque aos aspectos positivos propositadamente. Na pré-época estou muito mais interessado nas nossas deficiências, porque é o momento delas serem discutidas e corrigidas. Não se aflijam, porque eu não estou a ver tudo negro.


E agora é ganhar ao Guimarães para trazer o caneco. É simples!
Foto: MaisFutebol

3 comentários:

Subscrevp inteiramente o artigo. Tocaste para mim nos pontos principais que são o vicio em gastar dinheiro em jogadores e emprestar os nossos. Será que Miguel Vitor(ou até mesmo Roderick), David Simão não faziam os lugares de Fabio Faria e Felipe Menezes.??

Eu concordo com a tua review ao jogo. A defesa deixa-me algo preocupado, mesmo faltando os tais titulares, a maior parte já trás da época transacta as bases. Mas vamos dar tempo, e que estes erros sejam corrigidos de forma a quando começarem os jogos a doer, tudo esteja sanado e preparados para mais uma época ao nível da época anterior.

Gostei muito do Gaitan, especialmente ontem, onde teve uns pormenores muito bons. Domina bem a bola, drible sempre com a bola junto ao pé.

Jara também é uma boa alternativa a Saviola, quando este não estiver nas suas melhores condições físicas, temos um Jara capaz de o substituir.

Kardec por sua vez ameaça Cardozo. Tem instinto de golo, como mostrou na época anterior, agora mais entrosado na equipa e adaptado a esta sua nova realidade.

Do meio campo para a frente estamos bem servidos, falta vir um extremo esquerdo puro e talvez um extremo para a ala direita, porque em momentos em que precisemos de desmontar a defesa adversária, Ramires não tem capacidades para tal.

Suspeito que vamos ter um Benfica ainda mais forte que na época anterior, falta é limar algumas arestas.

FORÇA BENFICA

"(que eu acho que não podia ter feito muito mais... embora de facto pensasse que ele vinha para fazer a diferença)"

Ai seu abutre!

Agora a sério, concordo com o post em geral e sobre o GR há que perceber o seguinte: disseram-nos que vinha aí um grande GR, era isso que precisávamos. Apresentam-nos o Roberto. Ok, não o acho um grande guarda-redes, mas tudo bem. Chega ao Benfica e faz jogos banalíssimos, nada que Quim ou Moreira ou Júlio César não fizessem. E custou uma pipa de massa. Que culpa tem Roberto no meio disto tudo? Pouca. Culpados são os que o contrataram pelo preço que todos sabemos. Espero estar enganado, mas isto vai dar barraca.

Enviar um comentário