Popular Posts

quinta-feira, 15 de julho de 2010

6º lugar, para terem potencial e futuro no clube….

Nos últimos tempos, a Formação do Benfica tem sido uma verdadeira novela Mexicana! Começou com o projecto, conseguiu resultados e como não poderia deixar de ser, apareceu um “vilão” para amortecer e desorientar a “cena”! O momento era triste, de desânimo…até que alguém se chateou e percebeu, que deixar projectos a meio “não é coisa de clube grande”, foi então que alguém pensou - “Bem, já temos infra-estruturas e condições de trabalho, temos Jovens de valor…só nos faltam os Formadores com competência!” (Momento em que meia dúzia de adeptos se lembram de perguntar: Mas isso não era coisinha que dava jeito no Andebol?) – E assim foi! Bruno Maruta e João Santos foram os dois nomes que trouxeram ânimo àqueles adeptos que acreditam que a Formação é essencial para o Clube.
O Benfica, precisa de se estabilizar neste ramo, para poder credibilizar os Jovens que forma! Os adeptos, não acreditam no valor dos nossos miúdos e isso é bastante preocupante.
A facilidade com que se sentencia um miúdo de 18/19/20/21 anos que não rendeu aqui ou ali…que falhou neste ou naquele lance, é, a meu ver, reprovável! Por outro lado, os adeptos mais impacientes com os nossos miúdos, são aqueles que mais aplaudem a contratação de Jovens estrangeiros para ocupar as lacunas do Plantel, porque: “São oportunidades únicas de negócio”, dizem eles.
Como é óbvio, eu apoio os Jovens estrangeiros que vêm parar ao Benfica, mas sinto alguma mágoa de não ver uma planificação orientada para os nossos “rapazes”! “Eles têm de jogar para ganhar rotinas e níveis de confiança satisfatórios!”, é verdade, mas quando os empréstimos são feitos sem um “plano”, acabam, quase sempre, por não ter um efeito benéfico para os jogadores, porque caem nos clubes de pára-quedas! Quando um Jovem é emprestado, deve ter como objectivo render para regressar….mas como se sentirá um Jovem que é emprestado e que vê o clube que o emprestou, contratar um outro Jovem com a mesma idade para o lugar que ele deveria ocupar ou que, supostamente, irá ocupar? Terá motivação suficiente para acreditar que foi apenas uma “oportunidade única de negocio”? Eu, sinceramente, não sei….
O que eu sei, é que o Benfica vai ser representado no próximo Europeu de sub-19, por 7 jogadores! Roderick Miranda, Mário Rui, Danilo, Lassana Camará, Ruben Pinto, Evandro Brandão e Nelson Oliveira…são os jogadores, que têm a possibilidade de lutar pelo seu futuro e por uma mudança de mentalidades! Portugal e todos os seus jogadores, com uma vitória na Fase de Grupos, podem catapultar a sua simples e mísera (como a irão classificar) participação no Europeu, para uma presença assegurada no Mundial! Dos Mundiais, surgem grandes jogadores, que toda a gente bajula e “chama” para o Benfica, mesmo não fazendo ideia do percurso anterior dos jogadores…isto para mim, é muito positivo para os nossos jogadores, que poderão jogar lado a lado com os “tais” e mostrar, que são apenas Jovens e que poderão passar de jogadores “sem talento natural” a jogadores da moda!





3 comentários:

Infelizmente, ainda estamos muito mal no que toca ao aproveitamento dos nossos miúdos.

Muito bom o post! Concordo plenamente contigo, a formação precisava dum abanão e gente competente para ensinar.
Abraço.

Com tantas asneiras no não aproveitamento da formação, embora o Zbordem, nisto, seja o Campeão Incontestado, espero que ao menos o Roderick seja devidamente aproveitado pois é um craque!

Enviar um comentário