Popular Posts

sábado, 3 de julho de 2010

Plantel 2010/11 - Primeira abordagem

Inicou-se a pré-época, e o defeso está muito agitado. Saídas, entradas... os jornais andam animados com notícias que nos últimos dias têm esfrangalhado os nervos aos adeptos benfiquistas. Falam-se de nomes e de negócios com contornos pouco agradáveis, pouco amigáveis para as nossas finanças.... ao mesmo tempo que não se vê serem resolvidos casos prementes, como a colocação dos excedentários.


Bom, decidi por isso fazer uma primeira abordagem ao nosso plantel para 2010/2011, com situação actualizada ao dia de hoje, e agrupando os jogadores por posição no campo para ser mais fácil de acompanhar o raciocínio. Penso que ainda há trabalho importante pela frente na construção do plantel, sobretudo se saírem mais jogadores importantes. Convém não facilitarmos neste trabalho, porque vem aí uma época muito mais exigente do que na época passada, e não nos podemos dar ao luxo de perder esta oportunidade de nos afirmarmos como potência hegemónica em Portugal.

Na baliza, temos actualmente quatro guarda-redes: Roberto, Oblak, Moreira e Júlio César. E esta para mim é a ordem deles. Não conheço Oblak, e admito que possa ceder a 2ª posição a Moreira, mas há algo nele que me faz ter confiança. Reparei nos treinos por exemplo que tem uma expressão corporal que me faz lembrar o Enke. Talvez daí a minha esperança. Roberto esperemos que seja finalmente o tão aguardado indiscutível para as nossas redes, ocupando um vazio deixado precisamente com a saída do malogrado Enke. A meu ver, Júlio César devia sair. Por empréstimo ou em definitivo. Não gosto de queimar jogadores injustificadamente, mas não vejo nada nele que me faça antecipar um melhor futuro. Não tem escola, básicos de baliza, técnica de guarda-redes. A experiência que irá acumular não fará dele um guarda-redes bom... provavelmente apenas menos mau.


Na posição de defesa direito, o Benfica tem com contrato Maxi Pereira, Patric e Luís Filipe. O último a meu ver deve sair, pois manifestamente não tem qualidade para pertencer ao plantel. Sendo certo que Ruben Amorim pode fazer a posição, acho que no planeamento do plantel não faz sentido contar com ele para esta posição. Como Patric foi mais um daqueles negócios cujo proveito é difícil de identificar, urge encontrar alguém com valor que lute com Maxi pelo posto, até precavendo uma possível saída do uruguaio, cuja situação contratual parece sempre algo instável.


Quanto a centrais, o Benfica tem os seguintes com contrato: Luisão, David Luiz, Sidnei, Miguel Vitor, Fábio Faria, Halliche e Zoro. É muita gente... apenas quatro devem fazer parte do plantel. Halliche e Zoro deviam ser vendidos. Zoro provavelmente cedido a custo zero, o que já seria muito bom. Duvido que hajam clubes interessados em pagar o seu passe, portanto se fosse cedido a custo zero poupar-nos-ia pelo menos a grande despesa com os seus salários. Com Halliche acredito que pelo menos um milhão de euros se consiga obter com a transferência. O outro central a sair deve ser Luisão ou Fábio Faria, em meu entender. Preferencialmente Fábio Faria, mas caso o subcapitão insista em sair, eu penso que é de o vender caso haja mesmo uma proposta razoável. O Benfica é só para quem quer cá estar.


Na esquerda da defesa, o caso é dos mais simples do plantel. Fábio Coentrão é indiscutível, e Peixoto um substituto muito decente. Sobra portanto para resolver o caso Jorge Ribeiro, jogador demasiado caro em salários para nos darmos ao luxo de cá continuar. E há Shaffer, sem qualquer qualidade para ficar no plantel, e provavelmente um caso bicudo de ser resolvido... mas não há volta a dar, e a SAD tem gente muito bem paga para resolver problemas deste género.


Na posição de médio defensivo, o Benfica tem no plantel Javi Garcia, Airton e Yebda. Bastam dois jogadores, pelo que Yebda é para vender. Não lhe vejo qualquer futuro no Benfica, já temos soluções muito melhores que ele. Boa sorte para ele.


No meio campo ofensivo, para a direita, temos: Ruben Amorim, Ramires e Balboa. Despachar Balboa é um imperativo... cedência a custo zero pode ser uma solução. Francamente não acho que exista outra... são quatro milhões de prejuízo, mas o tempo de os evitar já passou.


Ao centro, temos com contrato Aimar, Carlos Martins e Felipe Menezes. Também aqui temos soluções suficientes, bastando arranjar um clube para Felipe Menezes, manifestamente sem lugar no Benfica. É mais um para rodar até acabar contrato... não é só a falta de ritmo, é também a banalidade técnica que o impedirá de singrar no clube.


Na esquerda, grandes problemas. Sem Di Maria e com o empréstimo de Urreta, temos apenas Gaitan, que ainda por cima é um jogador com mais à vontade no flanco oposto. Portanto, é uma meia solução para a esquerda. Falta claramente um jogador para esta posição, de preferência que possa entrar de caras no onze, permitindo resguardar Gaitan para uma adaptação mais consistente à nova realidade.


Como avançados, temos Weldon, Saviola, Nuno Gomes e Jara. Tendo em conta que Nuno Gomes está na última época, acabo por não ver necessidade em dispensar ninguém (Weldon). Para o ano logo se vê. Três parece-me um número razoável, como Nuno Gomes fará a sua última época, será no próximo ano que a meu ver fará sentido analisar a situação de Weldon.


Finalmente, como pontas de lança, temos: Marcel (ainda emprestado?), Cardozo, Mantorras e Kardec. Aqui bastam dois... portanto, partindo do princípio que Marcel ainda está emprestado, há que resolver apenas o caso Mantorras. Incompreensível como ainda está no clube, a prender a mítica camisola 9, sobretudo depois dos episódios lamentáveis que protagonizou recentemente. E ao que me garantem, é um elemento muito bem pago do plantel.


Preocupa-me fundamentalmente o desequilíbrio na esquerda do nosso meio campo, e preocupam-me possíveis saídas, claro. Fazendo fé nas notícias, estaremos quase a assegurar mais dois avançados vindos dos juniores do Real Madrid, o que parece ser um desperdício inaceitável de fundos para uma posição nada carenciada. É preciso muito cuidado a gerir o plantel, pois se partimos para esta nova época em excelente posição para atacar o bicampeonato, essa posição pode ser irremediavelmente perdida se forem cometidos erros graves nesta fase.


Veremos no que dá. Como se vê há muitas pontas soltas no plantel... sobretudo em jogadores a colocar. Temos encargos excessivos com os excedentários, e isso prejudica imenso a SAD na tentativa, por exemplo, de elevar o tecto salarial admissível para conseguir manter os mais imprescindíveis. É um assunto sério.

2 comentários:

Caramba que mal amado... E so a cortar e desdizer. Nem um comentario positivo.

Enviar um comentário