Popular Posts

sábado, 21 de agosto de 2010

Provavelmente, agora ou nunca

O Benfica joga hoje no terreno do Nacional uma cartada decisiva para o campeonato. Parece anedótico tomar o desafio como tal à segunda jornada, mas a realidade não pode ser desmentida: caso não ganhe o Benfica pode começar desde já uma perseguição a 5-6 pontos de distância do principal rival, e apesar de faltarem depois 28 jornadas para o fim, não reza a história que o Benfica consiga ser forte animicamente o suficiente para começar uma perseguição tão dura e espinhosa, sobretudo porque o calendário das primeiras 10 jornadas é fogo, autenticamente.


Com o Nacional a apresentar-se esta época mais em 4-1-3-2, Jesus terá pela frente o desafio de tomar a opção táctica mais adequada. O 4-1-3-2 da época passada tem aparecido desgastado, sem ideias e sem os jogadores ideais, o 4-3-3 tem parecido mais atacante, sistematizado e dinâmico, apesar da falta de largura do nosso jogo. Eu optaria por este segundo modelo, e lançaria um meio campo com Javi, Amorim e Martins para sustentar um ataque com Jara, Saviola e Cardozo/Weldon (tenho dúvidas do momento de forma do Cardozo).


Acima de tudo hoje está em causa a honra dos jogadores do plantel. A atitude que mostraram nos primeiros dois jogos oficiais deve fazer corá-los de vergonha, pois não estiveram à altura do escudo de campeão que defendem este ano, o que é triste e contrário aos pergaminhos do clube, habituados a falar de equipas guerreiras, batalhadoras e que com galhardia sempre lutaram pela sua honra, dignidade e pelos seus sucessos. Espero que a subida de forma física de alguns jogadores já seja notória, nomeadamente a de Maxi Pereira e Ruben Amorim, dois jogadores imprescindíveis nesta equipa, mas que ainda não apareceram ao seu nível mais habitual (sobretudo o português, que tem assinado exibições desastrosas).


Não havendo ainda Salvio para dar largura ao 4-1-3-2, penso que apostar em Gaitan, vindo de uma lesão tão dolorosa como a que teve, é uma opção de grande risco. Embora, e acredito que Jesus pense nisso, se o Gaitan que virmos de regresso for o que brilhou no Torneio de Guimarães, então as nossas hipóteses de vencer sobem dramaticamente. É uma questão de ponderação dos riscos e vantagens que Jesus terá de fazer. Ou um 4-4-3 com Javi, Amorim e Martins/Aimar, ou então um 4-1-3-2 com Javi, Amorim, Martins/Aimar e Gaitan a jogar no lado esquerdo. Tanto num sistema como noutro, teria dúvidas quanto à utilização de Cardozo, que me parece muito pouco motivado e interessado no jogo... não havendo Kardec, há sempre Weldon à espreita, e num 4-1-3-2 mesmo uma frente com Saviola e Jara não seria de desprezar. A não ser que o paraguaio tenha entretanto refrescado as ideias e se tenha motivado a fazer aquilo para que, ao fim e ao cabo, é pago. E só lhe ficaria bem...


Vai ser um jogo complicado, mas é o jogo ideal para sair da "crise" e mostrar que o Benfica está aqui para ser campeão. É nestes jogos complicados que, nos momentos difíceis, se vê a fibra de quem pode ou não ser campeão. E oxalá que o Benfica mostre credenciais suficientes para somar os primeiros três pontos da época.

1 comentários:

A dificuldade é em tudo idêntica à da 2ª jornada da época passada.
IMPORTANTÍSSIMO VENCER!!!

Enviar um comentário