Popular Posts

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Resenha histórica do sorteio da Champions


Quis o sortilégio do sorteio que ao Benfica ficasse destinado a jogar no Grupo B da Liga dos Campeões, com O. Lyon, Schalke 04 e Hapoel Telaviv.
A nível histórico, o Benfica nunca em jogos oficiais jogou contra estas equipas, portanto podemos falar apenas em confrontos com clubes dos países respectivos.


Começando por França, o historial é francamente positivo, em 21 jogos, 11 vitórias, 5 empates e 5 derrotas. Na nossa memória, ainda fresca, o jogo com o Marselha da época passada, em que o Benfica venceu por 1-2 no Vélodrome, depois de 1-1 na Luz. Mas o Lyon tem mais traquejo de Liga dos Campeões, é a 10ª participação - e consecutiva - da equipa na Fase de Grupos da Champions e no ano passado, foi semi-finalista. Um adversário de respeito, portanto.


Avançamos no mapa europeu para Gelsenkirchen, Alemanha. O Schalke 04 nos últimos 15 anos tem sido uma das mais fortes equipas daquele país, e internacionalmente, destaque para o facto de ter vencido a Taça UEFA em 1997. Este ano, investiram fortemente no reforço do plantel, o destaque é óbvio para Raul. A nível histórico, é conhecida a aversão histórica do Benfica por Alemanha, país onde nunca venceu. O que se reflecte no total: 32 jogos, apenas 8 vitórias, 12 empates e 12 derrotas, 37-52 em golos.


Por fim, o Hapoel Telaviv. Deslocação sempre complicada, quer pela distancia, quer pelo ambiente, até Israel. O único confronto com equipas deste país do Médio Oriente mas que joga em provas da Europa foi em 1998, numa pré-eliminatória da Liga dos Campeões (onde jogariamos com uma equipa alemã na fase de grupos, o Kaiserslautern (2-1 em Lisboa e derrota na Alemanha - infelizmente normal! - por 1-0) com o Beitar Jerusalém, vitória por 6-0 na Luz e derrota por 2-4 na mítica cidade israelita.


Num grupo que considero equilibrado, não podemos facilitar. As deslocações não serão fáceis, pelos motivos que aqui enunciei. Teremos de dar o máximo se queremos ficar num dos dois primeiros lugares. Força Benfica!
(Foto: http://www.cachecolglorioso.com)

0 comentários:

Enviar um comentário