Popular Posts

domingo, 29 de agosto de 2010

JOGO EM CHAMAS Benfica - Setúbal 3ª jornada



Sport Lisboa e Benfica - Vitória de Setúbal
3ª jornada Liga Zon Sagres
28 - 08 - 2010
















Autêntico jogo de tudo ou nada na Luz, com o Benfica obrigado a corrigir o arranque em falso na liga, com as duas derrotas das duas primeiras jornadas. Quase 37.000 na bancada, acima das minhas expectativas, e o clássico 4-1-3-2 lançado por Jesus, com Júlio César a ocupar a baliza na vez de Roberto, Salvio aberto na direita do meio campo em vez de Ruben Amorim, e Gaitan mantendo o lugar à esquerda.

O Benfica entrou com tudo, procurando espantar fantasmas e mostrando uma atitude irrepreensível desde o apito inicial do árbitro. Cardozo logo aos três minutos apontou o primeiro golo do Benfica, a coroar com êxito um cruzamento fantástico de Gaitan sobre a esquerda.

Destacou-se desde o princípio a ligação Aimar – Gaitan, que com Saviola criaram sempre um carrossel de passe curto e desmarcação muito complicado de parar, semelhante aliás ao que já tínhamos visto do trio nomeadamente no Torneio de Guimarães, na pré-época. Mas como o Benfica parece estar destinado a sofrer, uma incompreensível falha de Maxi Pereira, em que Júlio César também não fica isento de culpas, proporciona ao Setúbal a oportunidade de empatar. Júlio César faz penalty, é expulso. Benfica a jogar com 10, e Jesus condenado a lançar Roberto na partida. Os adeptos do Benfica puxaram pelo guardião como nunca antes para ver se ele conseguia ao menos evitar a conversão do penalty, que podia ter sido absolutamente devastadora para uma equipa que ia passar a jogar com 10 e vinha de quatro derrotas consecutivas.

Roberto parou o penalty de Hugo Leal, e a Luz explodiu de alegria. A sorte parecia, finalmente, ter mudado. Com menos um em campo e sacrificando Salvio para colocar Roberto em campo, Jesus colocou Saviola na zona central do meio campo a fazer a ligação com o ataque, e deslocou Aimar mais para a direita. Começou a aparecer mais no jogo Javi Garcia, que fez uma partida absolutamente brilhante. É um autêntico monstro tacticamente, e isso voltou a evidenciar-se na partida de hoje.

O Setúbal ia tendo mais bola, mas nunca conseguindo criar perigo. Gaitan fechou muitíssimo bem o seu flanco, ajudando Coentrão, e realizando uma partida de imenso sacrifício. E na direita Aimar também foi fundamental durante a primeira parte a ajudar Maxi. Continuaram a ser do Benfica as melhores jogadas, e já a terminar a primeira parte Luisão deu o melhor seguimento a um canto irrepreensível do maestro do Benfica, Aimar. 2-0 ao intervalo, uma sólida exibição e uma vantagem tranquila para gerir no segundo tempo.

Para  a segunda parte Jesus lançou Amorim no lugar de Saviola, libertando Aimar de novo para terrenos mais centrais. Amorim entrou muito bem, a consistência do meio campo aumentou ainda mais, e Aimar ganhou mais espaço para brilhar. Que grande jogo do argentino em todos os momentos, recuperando imensas bolas, transportando a bola para o ataque e distribuindo jogo a preceito. O jogo foi inteiramente dominado pelo Benfica, com uma organização táctica já muito próxima do Benfica 2009/10. A paragem por causa das selecções só pode fazer bem, porque a equipa está claramente em crescendo, e com o destaque para a união entre todos que finalmente parece aparecer esta época.

Numa brilhante jogada do flanco esquerdo, onde Coentrão e Gaitan realizaram exibições fantásticas, o Benfica chegou ao 3-0 final por Aimar. Depois foi esperar que o jogo acabasse, com Martins ainda a ser lançado no lugar de Gaitan, e sendo Amorim deslocado para a esquerda. Ele que na esquerda até fez muitas vezes de defesa esquerdo, compensando recuperações já mais lentas do desgastado Coentrão, e provando a sua importância na equipa.

Gaitan e Aimar para mim dividem o prémio de melhor em campo. Aimar brilhou mais, foi mais genial, mas Gaitan fez um jogo de tremendo sacrifício em processo defensivo, contrário a tudo o que estava habituado a fazer na Argentina. Juntando a isso uma grande exibição no ataque, penso que merece partilhar a distinção com o nº10. Mas houve mais grandes exibições, e não consigo deixar de destacar Luisão, Coentrão e Javi Garcia. Cardozo voltou a aparecer muito pouco efectivo com a bola nos pés, mas ainda assim esforçado… pode ser que melhore a sua forma física nestes dias de paragem que se seguem. David Luiz esteve mal no passe, e Maxi Pereira até teria feito uma boa exibição se não tivesse protagonizado um erro tão grave e que podia ter tido custos tão elevados como o que deu origem à grande penalidade favorável ao Setúbal.

Quanto a Roberto, o improvável herói da noite, teve uma noite tranquila. Apenas um cruzamento pelo ar, a que se saiu mal novamente, e duas paradas de dificuldade média a que reagiu bem entre os postes. Continuo a achar, agradecendo-lhe os três pontos deste jogo, que o melhor será procurar uma alternativa. As debilidades estão lá e não me parecem conjecturais, e não é um penalty que as resolve… embora possa ajudar a esconde-las no futuro.

Resumindo, uma boa e emocionante partida na Luz, com Jorge Jesus a respirar de alívio por finalmente ver a equipa responder a um nível já bastante alto. A tarefa no campeonato é muitíssimo complicada, mas jogando jogo-a-jogo com crença e ambição, tudo é possível.



Resumo do jogo (com som ambiente) :




Conferência de imprensa Jorge Jesus:



Relatos golos :

Benfica 1 - 0 Setúbal Cardozo  4m

Benfica 1 - 0 Setúbal ( Penalty defendido por Roberto ) 26m


Benfica 2 - 0 Setúbal Luisão 44m


Benfica 3 - 0 Setúbal Aimar 



fotos do jogo

0 comentários:

Enviar um comentário