Popular Posts

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Uma pré-época habitual

Mais um jogo, e mais uma derrota... a terceira consecutiva, a segunda em dois jogos oficiais disputados esta época. O que está a falhar? Como se explica que a equipa que brilhantemente foi campeã nacional em 2009/10, pareça agora uma recriação do cinzento Benfica de Quique Flores, por exemplo?


Saíram "apenas" três jogadores do onze titular, e em número absoluto até pode parecer pouco. Não houve, aparentemente, nenhuma revolução no plantel. O treinador manteve-se, a direcção também... será o novo relvado do Estádio da Luz a causar desconforto, contagiando o trabalho da equipa? É uma possibilidade, mas eu não acredito em explicações assim tão rebuscadas.


Não adianta depois de um jogo como o de hoje, e depois dos sinais da pré-época que fui abordando em posts anteriores, chover no molhado... que o Jesus esteve muito passivo na primeira parte, que o Peixoto joga mal, que tacticamente estamos a milhas do que éramos... isso são peanuts. As razões do insucesso são bem mais profundas... e são uma doença que corrói o Benfica há tempo demais.


Será culpa do Jesus? Aquele treinador que logo no primeiro ano de casa em vez de pedir tempo para formar uma equipa, nos deu logo desde o princípio show de bola em todos os campos por onde passou o Benfica, mostrando não só como se ganha, mas como se ganha à Benfica, uma proeza que o Benfica desde 1994 não conseguia. E deu-nos tudo isso logo no seu primeiro ano. Estará ele a falhar, ou estará a falhar a direcção que tantos tiros nos pés já deu nos anos que leva em exercício?


São muitos os pormenores desta época que nos estão a deitar abaixo. Por respeito a quem me vai mantendo a par destes assuntos, irei falar de vários casos em abstracto. E ainda pensei em não falar deles, sequer... mas já não consigo analisar esta época sem falar de tudo aquilo que mina, novamente, o planeamento da época.


Vamos então imaginar um jogador com amor à camisola neste mundo dominado pelo dinheiro. Já não há muitos assim, é um facto, mas ainda se vão encontrando alguns. Sagra-se campeão nacional com os restantes jogadores do plantel, e após exuberante época, um colosso mundial acerca-se do Benfica para o levar. A resposta do jovem é pronta... "Quero viver pelo menos mais um ano de Benfica". O presidente, esse, tenta convencê-lo a sair perante a urgência de realizar um encaixe financeiro, mas aí o treinador campeão nacional entra e diz: "Alto, se ele quer ficar, e com a importância que tem na equipa, então nem pensar em vender". O presidente desarma, e o jogador vai de férias. Durante as férias, continua a pressão para sair, mas ele acaba mesmo por se apresentar para treinar no seu regresso. Vem mais um clube, e outro, e outro... e ele resiste. O presidente acaba por acatar o seu desejo, mas previne-o que a última palavra ainda não foi dada. E o jogador começa a ver que se calhar a opção de ficar não é propriamente a situação mais compensadora deste mundo.


Vamos a outro caso. O presidente anuncia aos sete ventos que apenas um jogador sai pela cláusula, isto por alturas em que negociava nos frios ares da Europa Oriental a transferência do melhor marcador do Benfica, que havia mostrado algum interesse em embarcar em novas aventuras. O negócio acaba por não se fazer, mas a tal venda abaixo da cláusula acaba por aparecer... Di Maria, um dos mais cobiçados jogadores da Europa. Entretanto, o ponta de lança e mais um outro importante jogador do plantel insistem em querer sair, mas é-lhes barrada a saída: "são importantes, só saem se alguém der a vossa cláusula". Com maior ou menor pacifismo, acatam a óbvia realidade do Benfica ter uma palavra importante a dizer. Mas entretanto, mais um jovem cobiçado por meio mundo sai abaixo da cláusula de rescisão. "Então e eu, senhor presidente? Continuo a não poder sair?". Pelo meio o treinador sente necessidade de os tentar acalmar, e enaltece publicamente o amor à camisola em detrimento de interesses financeiros de um dos mais importantes jogadores do plantel. Será que entenderam a mensagem? Claro que sim... e é vê-los a treinar sem ambição, a jogar por favor... e sem solução à vista.


Entretanto, descobrem-se dois talentos na Argentina... Gaitan e Jara. O treinador conhece-os vagamente, informa-se melhor e dá o seu aval. Está confiante que Gaitan com algum trabalho poderá fazer as vezes de Di Maria, e reafirma a importância de vir mais alguém não só para ser alternativa, como para assumir a titularidade preferencialmente. Alude mesmo em público ao perfil... um jogador que esteja num impasse na sua carreira, por exemplo. Mas da SAD, ouve o que não quer... "o Gaitan custou-nos muito dinheiro, a prospecção acha que ele pode ser desde logo um indiscutível". Um clube aparece para levar um dos possíveis excedentários do clube, e a SAD como é pouco expedita a despachá-los, nem pestaneja. O problema? O treinador queria ter primeiro a tal alternativa a Gaitan, mas acede na sua transferência, até porque no clube de destino do jogador mora outro dos seus pedidos. Não rejeitado à partida, negado já depois de se ter despachado a única alternativa que havia no plantel.


E que dizer do dossier Guarda-redes? Jesus tinha um perfil, traçou-o em público. Experiente, capaz de ganhar pontos. No meio da soviética negociação do ponta de lança, um nome para a baliza surge e acaba por adiar a conclusão de um negócio em Itália. Um colosso surge, e nem um, nem outro. Momento então de definir outros alvos... Jesus apresenta vários, e agenda-se para breve a definição da primeira prioridade negocial, a definir após algum trabalho de casa de observação, nomeadamente. Vieira vê num dos nomes a oportunidade de granjear simpatia num clube que irá ter uma nova casa em breve, e poucos dias depois dá conhecimento na SAD de uma oportunidade especial que tem de assegurar já um dos nomes falados. E vai-se a ele... no fim, tromboses múltiplas quando o preço da oportunidade especial é divulgado, e muitas dúvidas dentro do próprio Benfica quanto à justificação de tal preço.


Jesus começa a desesperar... alvos mais conceituados escapam-nos, como nos escapam outros muito menos conceituados... curiosamente, não nos escapam dois canteranos de Madrid, pagos a peso de ouro. Ora, o treinador que havia feito alguns pedidos rejeitados por serem considerados caros, recebe entretanto um rapaz que nunca jogou futebol sénior na vida que custou tanto como Jara, por exemplo. Em plena guerra fria, o presidente vai ao Brasil primeiro tratar de negócios pessoais, e uma segunda vez com o mesmo intuito mas disfarçada de cooperação estratégica do Benfica com o Santos. Quanto a reforços? Há alguém noutra parte do planeta a tratar disso. Disse ele... porque os frutos tardam em aparecer.


O grande erro de Jesus, chama-se Miguel Vitor. Com inconfessáveis interesses comuns noutros clubes por onde passou, escolhe Fábio Faria, e naturalmente o Miguel perde espaço. Mas não é por aqui que vou pegar com o homem que me deu o Benfica à Benfica com que sempre sonhei. E, como me preveniram há mais de uma semana, cuidado com as crónicas de gente amiga da cúpula directiva em relação ao trabalho de Jesus. Podem muito bem começar a aparecer considerações sobre o seu trabalho como as que levaram ao aumento da pressão popular sobre Fernando Santos por exemplo, facilitando depois o divórcio entre treinador e Benfica. Mas eu já tenho anos disto que cheguem para já não cair novamente na esparrela... o mal está bem identificado, tem um rosto, e não é certamente o de Jorge Jesus.


Faltam entretanto 15 dias para fechar o mercado, as lacunas são gritantes e o dinheiro é pouco. As fontes de financiamento estão praticamente esgotadas, o dinheiro realizado com as vendas (com promoção!) já foi gasto praticamente todo (quase 32M€ gastos em transferências já), e há duas ou três lacunas que se não forem preenchidas, nos tiram qualquer hipótese de sermos sérios candidatos a renovar o título. Parece caricato, não é? Mas aposto que de uma determinada corrente, a culpa será sempre do treinador... o tal que mostrou a muito Benfiquista jovem ou esquecido o que é realmente o Benfica.


Infelizmente o sucesso voltou a subir à cabeça, e o processo a que se assiste no Benfica não é mais nem menos do que o que se viu em 2005 ou 2007 por exemplo. A história não é mais do que uma eterna repetição, até que alguém aprenda com os erros do passado... enquanto tal não acontecer, continuaremos a ganhar de 5 em 5 anos.

26 comentários:

Brilhante crónica, Trainmaniac!

Lúcido, assertivo, incisivo...

Estás de parabéns!

muito bom train, dá que pensar a sério...

SOBERBA CRÓNICA!!!

GLORIOSO ABRAÇO!!

Esta crónica dá-me um grande orgulho em pertencer a esta equipa... obrigado traimaniac!

Absolutalmente lapidar...

dou dar destaque no GB

Concordo com o que dizer, Jesus mostrou nos um Benfica que há muito não víamos.
Mas e agora? Uma pessoa olha para o onze que jogou em Aveiro e para o onze que jogou ontem. Teremos assim um plantel tão fraco que só funciona com uma táctica? Porquê jogar com extremos quando não os temos? Porque um dos homens com mais garra e que tem feito bons jogos (Carlos Martins) não tem lugar no onze inicial? Que tem o Sidnei que o Vitor não tem? Rapidez? Pois sim. Porque temos Peixoto, Filipe, Adu, Balboa no plantel? Porque o Jara que tem demonstrado bom futebol não tem também lugar no onze? Haverá jogadores contrariados no Benfica? Porque vai o nosso treinador dar gracinhas para a conferência de imprensa?

São muitas perguntas, a verdade está a vista de todos, o nosso presidente é um banana.

Acho que tens muita (se calhar toda) razão no q escreves mas, falando apenas de Jesus, simplesmente não percebo o pq de ele abdicar da táctica da pré época q tão bom futebol proporcionou...será birra? Se for perde qqr razão q tenha.

Qt ao resto só quem confia em Vieira é que pode sentir-se defraudado. Sempre foi e sempre será assim.

A diferença entre o fábio e o miguel vitor é que o fabio faz a posição de defesa esquerdo de um modo bastante bom. Sendo que na ala esquerda temos apenas o coentrão (não conto com o peixoto, pois com esse ninguém conta e parece-me que só lá anda a ver se cai mais um reforço para essa ala), o fabio torna-se uma aposta melhor que o vitor, pois pode fazer duas posições. E é bem mais experiente, o vitor praticamente ainda não teve jogos nas pernas.
Não gosto do jesus por aí além, mas neste caso parece-me ter feito uma escolha acertada.

Eu não estava a comparar o Coentrão ao Vitor, mas sim o Sidnei ao Vitor. Nunca achei o Sidnei jogador capaz para o Benfica, é um jogador muito muito lento, demora bastante tempo a mexer-se e isso é muito mau para um defesa central.

Acho que o Jesus este ano está a errar, pois ele pensa que tem banco, mas não tem ou ainda não tem, porque se formos a ver, como é que o Airton é titular tendo o Javi em perfeitas condições? mas como esta, tem havido muitas. Parece-me que está a invetar demais. É claro que lhe estou grato pelo grande ano que fez, nunca o esquecerei, nem a ele nem ao enorme Benfica 09/10 que parece já ir longe.

Este ano o Benfica está muito fraco e ainda podemos perder mais ainda. Os reforços "não" aparecem. É inacreditável que uma equipa grande como a nossa possa ser tão mal gerida, acho isso muito perturbante, chego a parar para pensar e imaginar como seria em diferentes situações. Fomos esbanjar dinheiro em jogadores que não eram necessários... Oiço, leio, falar sobre o Roberto(e com razão), mas parece que nos estamos a esquecer do rodrigo. Dar 6M por um jogador que será possivelmente emprestado, ou fará 5 jogos no máximo, quando o nosso plantel tem espaços por preencher. Investir num extremo é para quando? Será que os nossos jogadores têm todos entiquetas a dizer "Saldos"?

Estamos a ficar um Sporting? Não pode! Somos melhores que isso. Abra os olhos Vieira! Ou então o campeonato será nosso daqui a 5 anos.

é o sistema, estrutura e o nível de exigências da sociedade desportiva

o M vitor encostava o Luisão, o Sidnei e o DLuiz ou é por ser jovem
o bruno alves andou no aek com 23 anos

é o sistema, estrutura e o nível de exigências da sociedade desportiva e laxismo do Rui Costa e a falta de conhecimentos e capacidade do presidente
parece o tempo extra
e vencedor das próximas eleições é:

Quando escrevi fábio, referia-me ao fábio faria. Com a entrada deste no plantel, tinha que sair um central. A dupla titular não sai. O sidnei custou demasiado para sair por tuta e meia. O miguel seria um central no meio de mais 4. E precisa de jogar. Não pode continuar a ser o 5º central sob pena de estagnar. E ele não é assim tão bom que se possa dar ao luxo de estagnar. E tenho sequer dúvidas que seja melhor que o sidnei. É certo que é das camadas jovens e português, mas também deu umas valentes casas quando por cá andou. É o preço de ser jovem. Estatuto que partilha com o sidney, que também só tem 20 anos.
Não se pode querer uma equipa de putos e querer ganhar. A menos que seja uma equipa "à la ajax" dos anos 80/90, coisa que não é.

Não temos pior equipa que o ano passado. O problema está na mentalidade. O ano passado corriam como se não houvesse amanhã, este ano andam amorfos. É preciso que alguém os avise, este ano não há mundial, as vendas da próxima época dependem daquilo que fizerem no clube. E se continuarem assim, não saem nem para a rússia. É preciso haver no balneário quem os lembre disto. Mas até o jesus que costuma ser um gajo de bolas no sítio para dizer meia dúzia de verdades anda como que conformado.

É a hora do rui. Ou seria se ele quisesse mais do clube do que amealhar uma reforma simpática.

Post absolutamente ridículo, repleto de congecturas... ou melhor, mentiras! Gaitan e Jara foram pedidos EXPRESSOS de Jesus... Roberto era a 2º opção de Jesus para a baliza. A 1º era Romero que não aceitou vir para Portugal... E que dizer dos "dois canteranos de Madrid, pagos a peso de ouro"? RIDICULO! Se soubesses a pechincha que custaram esses "canteranos"...

Enfim, são alarvidades a mais para me dar ao trabalho de contra-argumentar...

Já agora, para terminar, dou-te um rebuçado; vão chegar mais dois jogadores ao Benfica que estão contratados há mais de 15 dias...

Vê se ganhas juizo e se não vomitas disparates infundados como se fossem verdades absolutas. Artistas como tu, que enganam os benfiquistas tentando incendiar o ambiente na Luz, só prejudicam o clube.

Ass: alguém que sabe!

boa noite benfiquistas
é com alguma pena que leio este texto muito bem estruturado.por varias razões:porque penso que benfiquistas como vós nunca estão satisfeitos,quer se ganhe quer se perca e isso a meu ver não pode ser.porque temos um preidente que colocou o benfica novamente a ser uma instituição com credibilidade e não lhe é reconhecido esse esforço,bem pelo contrario é alvo de muitas criticas como este texto prova.porque temos um director desportivo que é uma mais valia com os conhecimentos que tem,porque sem ele jogadorees como aimar saviola eram impossiveis.e depois ha um grupo de jogadores fabulosos e um treinador fantástico que fizeram este benfica o melhor que a minha curta vida me proporciounou.este comunicado revela falta de gratidão porque o problema do benfica não é nenhum,as equipas adversárias conhecem bem lutam o triplo e o que aconteceu contra a academica não vai acontecer mais.tivemos azar,não fomos a equipa de outras alturas,mas tivemos azar.o benfica tem grande estrutura e acredito que com a chegada de mais um/dois reforços iremos renovar o título.deixem-se de fazer criticas,somos pelo benfica e temos de estar com quem leva o clube para a frente.ponham-se na posição do presidente e vejam se poderiam fazer melhor..

Caro anonimo:
Não percebo pq jogadores que estão contratados ha quinze dias ainda nao forma anunciados e não dão o seu contributo.
Qual é a lógica por de trás disso?
Cumps
Jacc

O anónimo das 20:51, é o Vieira!! LOL

Estão 2 jogadores contratados há 15 dias, mas ainda não vieram porque... coiso! De certeza que foi por isso... ou então foi porque coiso!

Ridículo! Abre os olhos, Zézinho!

Era realmente bom que fosse verdade o que o anonimo das 20:51 disse, mas a verdade dos factos mostra-nos outra coisa.
Vamos aguardar, pelos tais "contratados desde à 15 dias", e esperemos que alguém ponha ordem nas coisas, pois uma coisa é certa, é muito difícil colmatar a falta que o di e o ramires vão fazer.Penso que provavelmente poderão vir a ser dos melhores jogadores das equipas onde agora estão, que por conseguinte estão também entre as melhores equipas do mundo.

Outra vez a história de já estarem 2 jogadores contratados? Esta malta não se cansa de tentar passar a ideia de que tem fontes no Benfica? Deixem lá as fontes para os jornais

Eu acho que os 2 contratados ainda não estão cá, que é para dar esperanças aos adversários, e algum avanço, para isto não ser demasiado fácil.

Anonimo que sabe...não me digas que vêem 2 canteranos do City e estão so á espera que o David aceite pela 200000000 vez sair?!

Sabes bem que aquilo que está escrito ali é verdade.

Se és da direção...eh pá tenham vergonha e deixem de brincar com os socios pá! Ja ai estão ha tempo suficiente para não haver tanto amadorismo e falsas promessas.

Daniel

Fantástico post train.
Parabéns pela forma como explicaste aquilo que muitos tentam encobrir

Não vem do city, mas são bons posso te garantir

Os meus mais sinceros parabéns

Tens razao... está na altura do clube do povo, voltar para o povo e para luta c amor à camisola.

A começar pelo presidente

tão antigo este post, e tão lógico do que se iria passar.
até mete dó

Enviar um comentário