Popular Posts

domingo, 17 de julho de 2011

Primeiro ensaio no Guadiana

Com a chegada do Torneio do Guadiana, chegam os primeiros jogos mais a “sério” da pré-temporada, quer pelo primeiro filtro que houve nos jogadores levados para estágio, quer também devido à proximidade crescente do primeiro jogo oficial, que nos oporá ao vice-campeão turco, o Trabzonspor.

Como primeira nota, devo destacar que a filtragem feita para este estágio foi ainda bastante modesta. Com Carole, Roderick, Rodrigo e Mika no mundial de Sub-20, com Luisão, Maxi Pereira e Garay na Copa América, a filtragem cingiu-se praticamente a jogadores que não contavam já há algum tempo, casos de Shaffer, JL Fernandez e Kardec (já emprestado ao Santos). Dos jogadores importantes da época passada, apenas Martins e Peixoto ficaram em Lisboa, supostamente a contas com problemas clínicos. Mas Peixoto fez toda a peladinha antes da partida para o Algarve, por exemplo…

Jorge Jesus aposta claramente em Javi Garcia para ser defesa central no primeiro jogo oficial da época, e voltou a colocá-lo ao lado de Miguel Vitor, que parece ter ganho em definitivo um lugar no plantel. Penso que não será por esta duplo que teremos dissabores no futuro próximo, até porque os dois já mostraram um entendimento bastante razoável, mesmo apesar de algumas falhas individuais que ambos cometeram.

O maior problema está, claro, nas laterais. Se Fábio Faria definitivamente não serve para lateral (mas por mim, e apesar de não gostar nada dele, serve claramente para 4º central do plantel), no lado direito inexplicavelmente Jesus ignora um jogador como Daniel Wass, cujo perfil e referências que trazia deviam obrigar o treinador a apostar mais nele. Mas em mais uma das suas incontáveis teimosias, opta antes por dar sempre o lugar direito da defesa ao André Almeida, um (medíocre) médio centro de 19 anos contratado ao Belenenses, que faz o melhor que pode naquele lugar… sendo que o melhor que pode é mau demais para ser verdade. Só com a entrada de Urreta estabilizou mais no jogo, porque até aí nem o apoio defensivo que Enzo Pérez lhe deu na primeira parte o safou de ser uma autêntica auto-estrada para os ataques do PSG.

O Benfica parece-me um equívoco táctico no momento defensivo, e pelo que vejo continuará a sê-lo durante a temporada. Não vi trabalho defensivo na época passada, e neste início de temporada continuo a ver exactamente os mesmos problemas. Um meio campo excessivamente ofensivo, pouco solidário com a sua defesa no momento defensivo, que não se preocupa muito em recuperar rapidamente posições quando perde a posse da bola. E, para já, há um problema acrescido, no que acredito ser mais uma teimosia do Jorge Jesus. Com Matic a ser utilizado insistentemente a trinco, o Benfica entrega a maior responsabilidade defensiva da equipa a um jogador demasiado macio e com demasiada vontade de subir no terreno. Não é um jogador que ofereça linhas de passe seguras aos defesas centrais na 1ª fase da transição ofensiva, e regra geral tem andado perdido no meio do terreno quando o adversário se aventura no ataque. Tem bons pés, incorpora-se no ataque, mas tendo em conta aquilo que o Benfica precisa que o seu trinco ofereça, Matic é uma péssima solução. Já Nuno Coelho ontem quando entrou serenou incrivelmente a equipa, passou a fazer aquele trabalho importantíssimo de se constituir como uma plataforma giratória da posse de bola do Benfica no sector mais recuado. Mas talvez por não ter sido avaliado em 5M€ nem ter um nome sérvio, só vai tendo direito a 15 ou 20 minutos de jogo, quando para mim é mais do que evidente que é o único jogador capaz de substituir Javi Garcia na posição 6. Tacticamente é soberbo.

Do meio campo para a frente, claramente o único problema parece ser uma outra teimosia de Jorge Jesus. Com Gaitan, Urreta, Nolito e Enzo Pérez para as alas, Jesus insiste em colocar Bruno César numa ala, onde o brasileiro perde claramente a sua pertinência na equipa. Perdido, sem bola e sem explosão, é um jogador que só deu nas vistas contra os padeiros de Friburgo. E tendo custado 5,2M€, pedia-se muito mais bom senso na utilização de um activo destes. De qualquer forma, não compreendo a sua contratação, mesmo para número 10. Com Martins no plantel, e agora com David Simão (que a meu ver, não perde em nada para o brasileiro… é já hoje em dia um nº10 de grande qualidade), é mais uma das contratações que não se percebe. Face ao problema das vagas para portugueses, formados no clube, etc, era para mim um dos grandes candidatos à dispensa não tivesse custado o que custou. E não defendo a dispensa pela falta de qualidade, mas apenas e só porque não se justifica ter mais um número 10 no plantel!

Gostei muitíssimo de Nolito, que além de tecnicamente me parecer excelente (já viram como coloca as bolas quando é o marcador de livres e cantos?), tem a fibra dos campeões e parece estar a gostar muito de estar no Benfica. E depois Urreta, que ontem nem esteve tão bem no ataque como esteve nos jogos da Suíça, mas que segurou o seu flanco a ponto do PSG pura e simplesmente ter deixado de utilizar aquele flanco para atacar. É um miúdo de que sempre gostei muito, e espero que já tenha passado a teimosia ao Jesus. É o jogador que pode dar mais profundidade ao Benfica, até mais do que Nolito ou Pérez, pelo que a sua eventual dispensa (que temo) não me cabe na compreensão.

Na frente de ataque Cardozo e Saviola estiveram no seu nível habitual (isto é, com exibições estranhas… alternando o bom com o mau a uma velocidade assustadora), e Jara entrou bastante bem. Também Gaitan fez um bom papel como 2º avançado, no primeiro tempo.

Destaque para Aimar, que actuou nos primeiros 45 minutos e a um nível absurdo. Principal referência do Benfica, é sempre ele que os colegas procuram quando estão apertados e na maioria das vezes resolve situações de maior aperto com uma souplesse que até dói. Muito disponível fisicamente, procurando sempre jogar simples, é cada vez mais um farol para a navegação que o Benfica quiser fazer ao longo da época. Jogador absolutamente vital!

Ainda tivemos também oportunidade de assistir à estreia de Witsel, mas passou ao lado do jogo, o que é normal tendo em conta que fez ainda apenas um treino com a equipa. Mas nota-se nos pormenores que é realmente um craque. Excelente contratação!

Aguardando o 2º jogo do Guadiana, em que espero que Jesus já tire algumas ilações deste primeiro ensaio com o PSG, para mim, neste momento, a equipa-tipo do Benfica seria a seguinte:

Artur

Wass
Miguel Vitor
Javi Garcia
Fábio Faria

Nuno Coelho

Nolito
Aimar
Urreta

Gaitan
Cardozo

Até me estava a esquecer de referir o nosso guarda-redes, que jogou pela primeira vez os 90 minutos, e num nível muito interessante. Tenho algumas reservas na saída por vezes algo lenta da baliza, mas de qualquer forma tem sido um guarda-redes seguro a actuar como líbero, o que é um claro upgrade face ao que tínhamos, e que é aliás uma das lacunas que sempre critiquei mais no Roberto, sobretudo. Esteve bem a parar remates do PSG, preferindo quase sempre afastar para longe do que tentar agarrar, e pelo ar para já mostrou uma segurança muito aceitável, defendendo até um canto directo que, podia apostar, se fosse o Roberto teria entrado.

No final do Torneio do Guadiana, que termina amanhã com o jogo frente ao Anderlecht, espero que as maiores teimosias do treinador já tenham ficado para trás, pois há muita matéria-prima para aproveitar, sobretudo do meio campo para a frente. Dos jogadores que são menos “mediáticos” até esta altura, espero que nem passe pela cabeça do treinador a dispensa de elementos como Wass, Nuno Coelho ou Urreta. Para mim, qualquer um dos três tem lugar de caras nos 25 (mais do que isso parece-me um exagero) que devem enfrentar toda a época. Vou esperar pelo próximo jogo para eu próprio formar melhor a minha opinião sobre eventuais dispensas, mas para já parece-me que jogadores como Júlio César, Roberto, Jardel, Bruno César, Matic e Mora estão bem encaminhados para não fazerem parte do plantel. Se bem que Bruno César pelo que custou, claramente não será dispensado em situação alguma. Ainda para mais tendo sido um pedido do treinador. Mas, reforço, preferia apostar no David Simão que me garante completamente o talento e a capacidade competitiva de que o Benfica precisa naquela posição.

Para já são portanto sentimentos mistos que ficam da observação dos jogos disputados até aqui. Muita qualidade e muitas soluções do meio campo para a frente, mas algo limitada por preconceitos e teimosias inexplicáveis do treinador. E mais atrás, muita insegurança defensiva não só pela táctica suicida que se mantém, como também pelo facto de ainda faltar um lateral esquerdo. Já há um ano que se sabia que Coentrão ia sair, e chegamos a semana e meia do início da época sem um lateral esquerdo de reconhecida valia a treinar com a equipa? Amadores !

trainmaniac

6 comentários:

Exacto comentario correcto apenas uma coisa... o bruno cesar vai surpreeeeender muita gente :) tal como o extremo portugues que ainda vem

Eliseu????????? Porra, já não chega o Eduardo??????

eliseu que va po crl...para que precisamos dele???

LOL

Vão despachar o Urreta para vir o Eliseu? Mas anda tudo maluco?

btw, Gostaria de saber de estariam interessados numa parceria com o meu blog:

http://4everbenfica.blogspot.com/

Aguardo uma resposta no blog,

Cumprimentos ;)

Enviar um comentário