Popular Posts

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O Benfica 2011/12

E pronto, está apresentado o Benfica 2011/12. Não consigo estar optimista para o nosso futuro desportivo, e a pálida apresentação (em todos os sentidos) da noite de hoje voltou a mostrar-me que, para já, não há grandes motivos para elevar as expectativas, por muito que algumas das contratações me agradem.

Começou com música e danças africanas, quase a imitar a cerimónia sul-africana de abertura do Mundial 2010, e continuou com tiros nos pés com o Benfica a apresentar vários jogadores que já estão mais que dispensados, como Julio Cesar, Roberto ou mesmo Daniel Wass, quase que procurando mostrar que todos estão a ter as suas oportunidades e que se não ficarem será apenas e só porque não têm valor.

Passado que está o Guadiana, e passado que está este jogo de apresentação que terminou com uma vitória de 1-0 frente ao Toulouse, já muitas coisas se podem concluir. Algumas positivas, como por exemplo o vasto leque de opções de qualidade do meio campo para a frente, outras negativas como a falta de sensibilidade de Jorge Jesus para liderar um conjunto de pessoas.

Vamos por partes, e começarei pelo positivo que de bom existe. De facto, do meio campo para a frente há muitas opções de qualidade. Não estou certo que o treinador seja capaz de aproveitar esse amplo leque de opções da melhor forma, mas que ele existe, isso existe. Desde logo para 2 lugares nas alas, temos claramente quatro jogadores de grande qualidade: Gaitan, Urreta, Enzo Perez e Nolito. Quase ponho as mãos no fogo por qualquer um deles, e podem ir rodando durante a época, podendo a equipa aproveitar as nuances que cada jogador oferece de diferente em relação aos outros, consoante as características do adversário. Pérez e Urreta claramente mais verticais, mais velocistas, mais próximos do conceito clássico de um médio ala, e Nolito e Gaitan jogadores de movimentos mais interiores e de triangulações. Até por isso é bom ter várias opções, porque de facto diferem entre si o suficiente para darem à equipa armas de diversos tipos.

No centro do terreno, há imensa qualidade, e até é onde a meu ver devia surgir pelo menos uma dispensa. Não pela falta de qualidade do atleta, mas por não haver necessidade. Aimar, Witsel, David Simão, Bruno César e Ruben Pinto (já nem contando com Carlos Martins) têm muita qualidade, e eu apostaria pelo menos na saída de Bruno César. Parece-me muito desenquadrado do futebol europeu e nem prevejo que vá conseguir recuperar o que o distancia deste futebol tão cedo, pelo que o empréstimo a um clube europeu seria ideal. Além do mais, como alternativa directa a Aimar sugeria David Simão, que me oferece desde já garantias suficientes até para ser titular do Benfica sempre que for necessário. Witsel surge como uma alternativa diferente, e por isso não o vejo como concorrente de Aimar ou David Simão, mas sim uma solução táctica distinta. Tem imensa qualidade e cobre muito bem o espaço entre as duas áreas, será a solução perfeita para um meio campo mais seguro e tranquilo… aqui penso sempre num 4-2-3-1 ou, vendo as soluções que temos no plantel, um 4-3-3. Mas o mestre da táctica é que sabe…

Mais para a frente, Cardozo, Saviola e Jara garantem qualidade, e ainda se pode contar com Gaitan ou Urreta, por exemplo. Mora parece fora de jogo, no que me parece ser mais uma contratação da prospecção do Benfica que o Jorge Jesus rejeita logo à partida por via desse facto. Ainda temos Nélson Oliveira e Rodrigo no Mundial de sub-20, e talvez um deles fique para completar o leque de avançados, saindo Mora e talvez Rodrigo. Bom, qualidade não falta, e se é verdade que não existe uma alternativa directa a Cardozo, não é menos verdade que não é preciso o Benfica jogar sempre com um avançado com aquelas características para os golos surgirem, sobretudo quando elementos como Urreta, Nolito ou Enzo Perez são jogadores com boa capacidade finalizadora, mesmo partindo das faixas laterais.

Do meio campo para trás, estão as grandes dúvidas. Entre Matic, Javi e Nuno Coelho, há qualidade. Javi não é preciso dizer nada, e Nuno Coelho (que parece contar apenas para a estatística dos portugueses, é mais um jogador que a prospecção do Benfica descobriu e que pelos vistos não conta para o treinador) no pouco que jogou mostrou qualidade e uma óptima capacidade táctica. Matic é um jogador muito diferente, e continuo a achar que no 4-1-3-2 habitual sofrerá bastante em jogos mais complicados em que tenha de alinhar, contra equipas pressionantes. Ele tem mostrado ser um jogador impecável para jogar uns passos mais à frente, sem ter nas suas costas o peso do equilíbrio defensivo da equipa dele depender. Contra equipas mais fracas, que abdiquem até de atacar (como foi o caso hoje do Toulouse), certamente funciona e talvez até ofereça melhores soluções que Javi Garcia. Já noutro tipo de jogos, pois eu tenho grandes dúvidas.

Há Ruben Amorim também, que pode ser uma boa alternativa a Witsel, ou a Javi, ou mesmo proporcionar outras variantes tácticas. A recuperação física pelo que me dizem tem corrido muito bem, e certamente que é um jogador para ir aparecendo de Setembro em diante.

Hoje estreou-se Emerson na lateral esquerda, que revelou uma presença em campo muito interessante nos primeiros 45 minutos, caindo fisicamente na segunda parte. Gostaria de ver mais enquanto não começam os jogos a sério, mas já não há tempo. E se Capdevila realmente vier, provavelmente será titular no 1º jogo oficial sem sequer ter feito um só jogo amigável com a equipa. Vale pelo menos que com a sua experiência, certamente a entrada na equipa será muito menos traumática do que em casos normais.

Ao centro da defesa além do capitão (ausente hoje…), Garay dá garantias, tal como Miguel Vitor. Por mim, três centrais de qualidade como são estes chegam perfeitamente. É escolher um quarto (eu escolheria Fábio Faria, pela óptima pré-época que tem feito, e por ser mais um português, contrariamente ao Jardel que é brasileiro), e este sector quanto a mim fica fechado. À direita haverá Maxi Pereira (haverá mesmo?) e… nada!

E neste ponto, permitam-me que perca a cabeça com o nosso treinador. Tem Daniel Wass, jogador descoberto pela nossa prospecção, com um perfil muito interessante. Um jogador certinho, já com alguma experiência de 1ª divisão, internacional dinamarquês… e calçou 3 ou 4 vezes nos últimos 15 minutos de jogos amigáveis! Para o seu lugar, inventou André Almeida, um médio de 19 anos que sempre que jogou, e apesar do seu voluntarismo, sempre mostrou não ter neste momento qualquer qualidade sequer para jogar em jogos amigáveis pelo Benfica. A cereja no topo do bolo aconteceu no jogo de hoje, com um trinco (Nuno Coelho) a entrar para o lugar de André Almeida, e Wass a ver navios, humilhado pelo fanfarrão que treina a equipa diante de todos. Como é isto possível? Como quer Jorge Jesus gerir um balneário, um grupo? Claro que assim é preciso revolucionar plantéis todas as épocas, ninguém atura uma pessoa tão mal formada e teimosa como Jorge Jesus. E da SAD, ninguém força o treinador a acertar o passo? Preciso de aludir a outros clubes para provar que noutros sítios isto nunca aconteceria?

Na baliza, o forrobodó total. Foram apresentados Artur, Julio Cesar, Roberto e Eduardo, sendo ainda certo que ainda há Mika contratado também este ano, e que fará parte do plantel. Ainda faltam sair dois, mas a uma semana dos jogos oficiais lá andam todos, contribuindo para um ambiente de balneário que já podia e devia ser melhor nesta fase, que já devia beber de uma maior estabilidade no plantel, de uma maior certeza de todos os jogadores de que ficam no plantel. Ter 4 guarda-redes a lutar por 2 lugares a uma semana do início da competição? Poupem-me a este ridículo, por favor!

Em jogo jogado, o Benfica para já está exactamente igual ao que foi na época passada. Uma transição defensiva má demais para ser verdade, e que não se explica pela ausência de A ou B, porque é sobretudo o processo colectivo que está a falhar, novamente. Não vejo de facto nenhum trabalho de fundo, e citando Jorge Jesus, no processo defensivo o seu sucesso ou insucesso depende mais do trabalho do treinador que do trabalho dos jogadores. Foi o treinador que o disse, numa entrevista à RTP N depois de conquistado o campeonato 2009/10.

No ataque, também as mesmas virtudes e os mesmos defeitos. A criatividade e qualidade técnica dos jogadores asseguram de facto uma capacidade de criação de jogadas de ataque muito acima da média (nem foi o caso hoje, contra o Toulouse). E, citando novamente Jorge Jesus, o sucesso do processo ofensivo é sobretudo obra do talento dos jogadores, em menor parte do treinador. Mas os mesmos defeitos, de certa forma relacionados com o enorme defeito que é o nosso processo defensivo. Continua a ser um ataque desenfreado, sempre em aceleração, como se o mundo fosse terminar no instante seguinte. Torna-se tudo mais cansativo para os jogadores, fica mais complicado para todos eles de tomarem as decisões correctas e, claro, minimiza a capacidade de recuperação no terreno em caso de contra-ataque. Como é possível isto ainda acontecer, quando era um defeito já detectado em 2009/10?

Acho que falta muito trabalho, e só falta uma semana. É por isso que não estou confiante. Não sei como estará a preparação do Trabzonspor, mas se os turcos estiverem bem preparados e estudarem as movimentações tácticas do ano passado (se não se quiserem fiar nos amigáveis deste ano), têm uma oportunidade de ouro para nos porem fora da Champions, o que seria mais do que ruinoso vendo o investimento que tem sido feito no plantel do Benfica. Para mais, uma equipa que a uma semana do seu primeiro jogo a doer ainda consegue apresentar 29 jogadores, dos quais nem fizeram parte nomes como Luisão, Maxi, Rodrigo, Nelson Oliveira, Mika ou Carole, está claramente a brincar ao futebol. Quando estabilizará o plantel? Quando serão feitos os cortes? Quando é que vai começar a haver um pingo de evolução?

Isto é preocupante, e não só a falta de capacidade do treinador tem ficado bem patente, como também patente tem ficado a falta de estrutura que este clube tem, e por isso é que a meu ver falar de Carraça, Rui Costa ou Manuel Sérgio só pode ser um desvario causado pela adrenalina da chuva de contratações que temos tido. Trabalho da estrutura? Zero ! O treinador manda e desmanda, pede mais jogadores, dispensa outros que vieram este ano e pede novos logo de seguida, não se apressa a definir o plantel, nada… e tudo isto parece normal aos olhos da maioria.

Oxalá eu esteja enganado, mas uma época que começa com praticamente 20 caras novas a entrarem no plantel nunca na vida pode augurar nada de bom. Tal como só por uma vez vi uma equipa ser campeã devido aos reforços de Inverno, não acredito minimamente na capacidade de uma equipa revolucionada poder atingir grandes feitos. É, no mínimo, muito improvável. As dinâmicas de grupo, até as relações extra-profissionais entre os jogadores, não se conquistam numa semana. Muito menos quando comandados por um homem tão mau na gestão de recursos humanos como é Jorge Jesus. Que tem mesmo sido uma desilusão. Gestão de expectativas, gestão táctica, gestão de talentos, pedidos de jogadores, etc… tem sido mau demais para ser verdade. Já era altura de perceber que se aos 57 anos só tem no palmarés quatro títulos não é por ser o melhor treinador do mundo. Devia reduzir-se à sua dimensão, e trabalhar com humildade. Humildade perante os jogadores que comanda e perante as outras equipas que nos enfrentam.

E, claro, a direcção continua ausente de tudo isto. Se isto correr mal, certamente se apressará a sair a terreiro para culpar o treinador, se correr bem já adivinho entrevistas eufóricas em horário nobre. Até lá, é sorrir e acenar, certo?

Termina a pré-época do Benfica, e a minha preocupação inicial não esmoreceu. Tal como no ano passado, eis uma época que se inicia e que não me cheira nada bem…

35 comentários:

[Positivo]

Ataque - Tanto na primeira parte, como na segundo, acho que o Benfica demonstrou sempre um grande caudal atacante e quase sempre com qualidade, em especial na 2º parte. É certo que a pontaria ainda não está afinada, mas criando oportunidades de golo já é meio caminho andado.

Baliza - Uma posição que nos últimos anos por muitas vezes passou uma imagem de frágil, é neste ano uma das posições que mais segurança oferece! Artur ou Eduardo, qualquer um parece estar à altura.

Emerson - O novo nº 3 do Benfica fez o 1º jogo de águia ao peito e deixou uma boa amostra daquilo que pode fazer. Foi a par de Javi Garcia o unido jogador a fazer os 90' o que mostra que Jorge Jesus acredita no lateral, algo que não aconteceu por exemplo com Wass. Emerson deu mostras de defender e atacar bem, falta agora afinar o entrosamento entre os restantes companheiros de equipa.

Enzo Perez - O argentino era um dos poucos que a meu ver ainda não tinha provado ser o que se falava, mas depois deste jogo tiro-lhe o chapéu! Boa capacidade de passe, visão de jogo, drible já para não falar na velocidade.

=========================================================

[Negativo]

Bruno César - Tal como no ultimo jogo pareceu-me meio apagado, meio desligado da restante equipa, pode ser só por estar numa primeira fase de ambientação, mas ainda assim está registado.

André Almeida - É jovem, tem margem de progressão mas não o vejo como defesa direito do Benfica. Volta Maxi!

Finalização - Oportunidades não faltaram, faltou foi a pontaria! Nolito, Aimar, Cardozo, Jara, Saviola, Garay, Urreta, Jardel, Gaitan, Perez, etc... todos com oportunidades mas apenas um golo marcado. Algo que terá obrigatoriamente de ser alterado.



http://4everbenfica.blogspot.com/

Cumprimentos ;)

Também não gosto (ainda) do cheiro, mas atenção que também se sente perfume no plantel e acredito que o resultado final seja diferente da época passada.

O Jesus parece-me um treinador super-trabalhador, muito empenhado, mas com pouca preocupação com a parte psicológica. Se não - e concordando com a trapalhada na escolha dos guarda-redes - não tinha apresentado jogadores que nunca irão integrar o plantel principal.
Só vê o que lhe interessa e tudo o resto não importa.

Já para não falar nos seus comentários, por vezes absurdos, despropositados e inconvenientes.

Ainda assim, muitas vezes me pergunto: quem o poderia substituir à altura? E não encontro resposta, sem mudar tudo novamente e sem cometer loucuras orçamentais.

MF, Jesus com uma estrutura competente por trás, que o obrigasse a evoluir em certas áreas, que lhe cortasse certos instintos e que lhe desse outra protecção, seria sempre um treinador à altura do Benfica.

O problema é que não existindo essa estrutura, tudo fica mais difícil. Um treinador sem manias é praticamente impossível de arranjar...

Faltou mesmo a finalização.

Boa segurança do meio-campo, boa posse de bola e boa técnica de alguns jogadores a conseguirem lances individuais interessantes...

Enzo, Nolito, Matic Witsel vão realizar grande época

Garay e Emerson pelo que vi muito seguros.

Bruno Cear precisa de melhorar os índices físicos e rapidez para poder jogar aquilo que vale.

Paulo Ribeiro
http://tudosobrefutebol09.blogspot.com/

André Almeida sempre foi lateral direito e nunca médio. Fica o reparo.

trainmaniac. Depois de tudo isto deduzo que vamos descer de divisão...

Realmente acho mesmo que deviamos inscrever só 2 guarda-redes na champions. O Mika não está cá mas o apoio que ele transmite lá dos sub 20 é suficiente. Depois acho que mesmo não tendo Rodrigo, Nelson Oliveira, Roderick, Maxi, Carole e agora Miguel Vitor devíamos mandar uns poucos embora. Por exemplo o Mora, o Fábio Faria (que também pode fazer o lado esquerdo), André Almeida, Wass e até mesmo o Jardel não são precisos nesta altura. Emerson, Luisão, Garay, Saviola, Jara e Cardozo não vão ter lesões nem castigos, e para a direita inventa-se um lateral.

Que má gestão por parte da pandilha que está no Benfica.

P.S. Para além disso poucos prestam ali no plantel e o JJ é o pior treinador que já alguma vez tivemos. Que saudades do Quique...

João Oliveira, se quiseres ter um pingo de seriedade, podemos vir a ter uma conversa. Até lá, limito-me a divertir-me com a leitura.

daniel wass secalhar não foi utilizado porque talvez já tem o emprestimo acertado... e não convinha ele jogar para não correr o risco de lesão, e de deixar cair por terra o empréstimo..digo eu...

Até podia concordar com esse motivo, mas está emprestado desde que veio? Porque veio então se não era para ficar?
Eu acho que é um caso de claro queimanço do JJ..

Gostei muito do teu artigo, aliás sucedendo a vários que tens escrito e bem. Não há de facto razão para se embandeirar em arco, mas claramente está reunido um leque muito interessante de atletas.

Acho mesmo que, excepção feita ao "rival" do Maxi, temos um plantel excelente, havendo mesmo excesso de jogadores tal como apontas.

Em relação ao Timoneiro, claramente quem anda pelo Seixal, diz que há mais controle emocional no balneário, onde Carraça e Manuel Sérgio têm "sugerido mais temperança" ao Jesus. Apanhando-se em campo como hoje, e com as bancadas compostas, começa logo a comportar-se de acordo com o habitual.

Eu pessoalmente gostava de ver um outro jogador alto, capaz de concorrer com Cardozo. Aliás fala-se nisso, embora tudo dependa dos emprestados.
Alas de qualidade superior, em quantidade como nunca tivémos no Benfica, deixam-me satisfeito, já no centro, evitava "queimar" a adaptação do Matic a trinco (claramente a subir de jogo para jogo, mas também os adversários não são pressionantes)e avançava o rapaz. É bom, mas mais à frente também são muitos, como dizes e bem, por isso, o excesso é tanto que termino com a baliza ... nem comento o filme de hoje.

Abraço para ti

Daniel Wass ... é o Urreta nórdico do Jesus.

Penso mesmo que o JJ não aceita alguém louro natural no plantel :)

Obrigado pelas palavras! :-)
A questão não está de facto na qualidade do plantel, que nesse ponto e como também referiste o que aponto até é o excesso de opções. A meu ver por exemplo Bruno César não tem sequer lugar no plantel, e não estamos a falar de um cepo qualquer, embora esteja inadaptado.

O grande problema é táctico, e impressiona-me chegarmos a esta fase e, além do plantel não estar definido, tacticamente estarmos iguaizinhos ao ano passado, mas sem tirar nem por. Tanta coisa de catedratismos da táctica, e afinal...

Claramente Bruno César a dar uma de Roger. Inadaptado e também ele sem entender "toda aquela técnica em velocidade" que há no Benfica no meio-campo e ataque.
Emprestá-lo poderá queimar o rapaz e desmotivá-lo, por isso, convém dar tempo, mas vê-se que o Nolito está a morder-lhe os calcanhares. O Gaitan está muitos furos acima.

Acho que o facto de termos uma defesa experiente no momento, tem dado uma imagem pior do que aquilo que vai ser. Tendo um quarteto compacto e experiente formado por Maxi, Luisão, Garay e Capdevila ...com o javi à frent, tudo muda, e os da frente vão ter outro descanso.

A pressão é enorme, a concorrência como nunca vi, e aplaudo o facto de se ter ido buscar jogadores experientes (alguns embora jovens) este ano, como é o caso do Witsel(um senhor jogador) e do Enzo Perez que daqui por mais uns meses ... vai ser uma loucura ver jogar.

Imaginar Javi, Witsel, Aimar, Gaitan, Nolito, Perez, Cardozo, Jara e Saviola para poderem jogar, lá está ...quando falo que vai ser importante a dupla Sérgio-Carraça, é no sentido de gestão psicológica dum plantel vastíssimo.

Abraço e seja o que Deus quiser, mas de facto esta eliminatória vem em má altura.

"Acho que o facto de termos uma defesa inexperiente no momento"

era isto que queria dizer!

Mesmo que, por hipótese académica, Carraça e Sérgio fizessem um grande trabalho, o que se vê é que tudo está a esbarrar numa atitude inacreditável do treinador, que gere pessimamente as expectativas dos jogadores, não tem problemas em queimar à frente de todos um miúdo como o Wass (imagino-o, com aquela formação humana típica dos nórdicos, a olhar para um burgesso como o JJ)... mesmo que os outros trabalhassem bem, isto acaba com tudo!

E pelo menos o Carraça sendo responsável pelo futebol, permitir que se chegue aqui com mais de 30 jogadores no plantel... automaticamente desqualifica o trabalho que está a fazer. Estamos a 1 semana do 1º jogo oficial...

Alguém sabe se e mesmo real a vinda do Nelson?

Os nórdicos sempre tiveram dificuldade de adaptação, mais este por causa do "tipo" de Treinador que tem pela frente.

Vamos deixar os primeiros jogos acontecerem, tenho a confiança que as coisas vão melhorar. E convém que o Jesus não se espalhe ao comprido porque não será pelo valor da cláusula que não o mandam embora. Isto que fique claro, há confiança no trabalho dele, mas se os resultado não aparecerem, a coisa treme.

Anónimo, o Nelson até pode vir, mas imaginar que ele vem cheio de felicidade para ser suplente do Maxi, é de louco.

CONCORDO EM ABSOLUTO! HAJA UM BENFIQUISTA INTELIGENTE E COERENTE, MUITOS PARABÉNS!
JORGE JESUS POTENCIOU 2 OU 3 JOGADORES, MAS AGORA ESTA MAIS QUE VISTO QUE JESUS DEVERIA TER SIDO POSTO A ANDAR EEPOIS DA DERROTA COM O BRAGA!

Dejavu da época passada! Ataques aos repelões, nenhum controlo do jogo! Este Benfica não tem futuro! O JJ pelos vistos não aprendeu com os erros da época passada! Para mim JJ acabou e enquanto ele tiver no Benfica não irei ao estádio! Akele futebol é deprimente, parece que temos um limite de tempo para fazer o atake como no basquet, ridículo! JJ deveria ter aprendido algumas coisas com o miúdo...

Apesar de achar, como o papoila calmante, que com outra defesa as coisas são diferentes, e até ter gostado do jogo, concordo quase a 100% com o conteúdo, talvez um bocado menos com a forma.
Mas excelente post. Durante o jogo e no caminho para casa, foi exactamente essa a conversa que tive entre amigos e parece-me preocupação de muitos benfiquistas.

parabens

Wass? Penso que não andam a ver os mesmos jogos que eu. Wass é fraquissimo, não tem capacidade física nem técnica para jogar por agora.. Ele e o André Almeida são 2 jogadores novos com enorme margem de progressão.. Agora não me venham com tretas meus amigos, toda a gente viu que tanto Wass como A. Almeida são verdinhos. Tal como Bruno César, que prometeu muito mas que não foi capaz de segurar uma bola.. Nota positiva para Urreta (que se for para o Génova, é algo surreal), Nolito, Matic, Enzo, Garay e Emerson.

Este ano já vi que temos muitos treinadores :)

Fora de brincadeiras então.

Começando por Wass. Quem treina é quem vê melhor o que tem à disposição. É quem todos os dias vê os treinos e sabe o que quer para a equipa. É verdade que pouco tempo foi dado a Wass mas sinceramente, e não sei se é só de mim, nesses poucos minutos o jogador pouco ou nada mostrou. Se André Almeida também não é um prodígio pelo menos mostrou vontade e garra para tentar agarrar o lugar. Tu classificas o Wass como jogador certinho. Eu classifico-o como macio, com medo de arriscar e incapaz de um rasgo ofensivo, o que no esquema do Benfica é prejudicial.

Quanto ao forrobodó da baliza. Não me parece boa ideia ter apenas 2 guarda-redes inscritos na eliminatória champions e ao inscrever-mos um dos que supostamente vão sair (Julio Cesar e Roberto) não me parece ser de bom tom não os apresentar. Pelo menos um deles. Eles certamente sabem que vão sair. Todos sabemos que Eduardo e Artur são para ficar, logo não existe nenhuma luta a 4 por 2 lugares.

Quanto ao processo defensivo não podes ignorar o crescimento que se tem verificado. Quanto ao ofensivo é apenas o que nos deu uma das épocas mais memoráveis. É verdade que é desgastante mas agora temos jogadores à altura para poder rodar.

Quanto ao Toulouse, falas-te como se o Benfica tivesse jogado sozinho. A mim não me pareceu uma equipa qualquer e defensivamente então pareceu-me muito forte. Ofensivamente não apareceu muito mas acho que nisso o Benfica também teve mérito.

Acerca dos 29 jogadores apresentados, Miguel Vitor, Ruben Amorim, Carlos Martins(?) parecem estar lesionados. Outros que certamente não vão ficar estão a colmatar a ausência dos jogadores que ainda faltam. Tal como disse nos guarda-redes inscrevemos os jogadores na champions sem os apresentar? Podem vir a representar o Benfica numa das alturas mais importantes da época e não têm o direito a ser apresentados?

Fala-se muito de revolução no Benfica. A espinha dorsal continua e vai continuar lá. Do 11 titular da época passada apenas Roberto (que foi muito contestado), Coentrão e Salvio saíram. E parece-me que vamos continuar ainda com Jardel, Ruben Amorim, Jara e talvez mais um ou outro. O que realmente estava mal e que tinha de ser alterado era a segunda linha e isso foi feito.

AS muitas contratações parece-me já a pensar no regresso das equipas B. Não acredito que se contratem jogadores atrás de jogadores só por contratar. São a pensar no futuro e alguns poderão dar frutos, outros não. Mas tendo em conta o preço dos que andam a rodar, bastará aparecer um Coentrão para tudo ter valido a pena. Não sei se é uma boa politica mas o tempo o dirá.

Sobre o JJ vou apenas servir-me de alguns exemplos. Em 2 épocas fez com que se ganhassem mais de 100 milhões com 4 jogadores. Tendo em conta que dois deles eram Di Maria e Fábio Coentrão não foi nada mau para um técnico muito fraco em recursos humanos e gestão de talentos. Os 4 títulos aos 57 anos é pouco. Mas é pouco porque apenas chegou a um clube grande agora. Mas chegou lá através do trabalho e de bons desempenhos noutros clubes. Não chegou lá porque é amigo deste ou daquele, nem porque foi adjunto do Mourinho. No porto é fácil ter sucesso. Quando a equipa joga mal ganha-se à mesma e com as vitórias vem a confiança. Quando se ganha todos são bons.

Espero não te ter ofendido com o primeiro post. Não gosto de alimentar guerras entre benfiquistas. O que o Benfica precisa é de união e não só quando estamos no primeiro lugar no campeonato. Cada um tem a sua opinião, no entanto a tua pareceu-me demasiado pessimista.

No inicio desta época ainda dei o beneficio da dúvida a Jorge Jesus, mas depois do que estou a ver nesta pré-época, para mim o Jorge Jesus tem de sair. Nem deviria começar a nova época que se aproxima!

Não é por causa das derrotas de pré-época, com isso passo bem, é simplesmente porque ele continua a sua teimosia em construir um Benfica sem qualquer segurança defensiva e e já vi que ele vai continuar com as suas ideias até ao fim, ou seja, ate ser despedido. Em todos os jogos tenho sempre a esperança que o Benfica jogue num 4-3-3, mas passam-se os jogos e continuamos sempre com mesma táctica, que já se viu que não resulta. Talvez ele não saiba treinar a equipa para outro modelo táctico. Talvez...

O Benfica desde a chegada do Jorge Jesus que sofre muitos golos. Lembro-me que este senhor quando chegou ao Benfica, auto-rotulou-se de mestre da táctica, e um super organizador da defesa! Mais grave ainda, disse que só queria que o Benfica sofresse no máximo 7 golos por campeonato e o que aconteceu? Sofremos 20 golos na 1ª época e 31 na 2ª época, um pouco longe dos 7, golos não? Pergunto eu... Agora já propões um limite de 20 golos (caiu na realidade LOL) -> http://www.dn.pt/desporto/benfica/interior.aspx?content_id=1350624


E não meto a pré-época que decorre "ao barulho", nem a falta de defesas com qualidade nestes jogos, apenas falo dos jogos oficiais em que definitivamente sofremos golos demais e em catadupa! O problema não é de quem está na defesa, é de toda a movimentação e critério da equipa na transição defensiva! Quando a equipa perde a bola no ataque fica muito desequilibrada, e esse problema não é definitivamente criado pelas características dos jogadores, o problema é apenas e só pela falta de conhecimento táctico do JJ! A equipa faz o que treina, não tenho dúvidas nenhumas disso! O Jesus veio para o Benfica brincar ao FM, isso é extremamente grave!

Com a chegada de um bom defesa esquerdo, permanência de Luisão e Maxi, fica ao dispor de JJ o melhor plantel dos últimos 15 anos, não poderá haver qq tipo de desculpas!
Se correr mal esta época, já sei o que irão dizer: "O plantel mudou muito e é necessário tempo para montar uma equipa." Eu respondo: "A base da equipa não mudou muito assim, pois permaneceram Luisão, Maxi, Javi, Aimar, Nico, Cardozo, Saviola, 7 jogadores todos titulares, e quando as ideias são boas, não é preciso muito tempo para formar uma equipa ganhadora!"
O Mourinho foi para o Chelsea mudou aquilo tudo e fez um Chelsea campeão. O mesmo no porto e neste caso com poucos meios.

Além da teimosia táctica, não se compreende como é que continua, ou continuava (assim espero) a apostar no Jardel e no Júlio César. Esses dois nem deveriam ter ido para estágio! Mas como foram apostas de JJ, e devido à teimosia e orgulho deste senhor, Jardel e Julio Cesar ainda estão no Benfica! Porquê não admitir o erro?? Custa assim tanto? Quem nunca errou?
Jardel foi uma contratação feita à pressa (entre muitas outras) para substituir o David Luíz! É hilariante até como não poderiam ter escolhido um jogador com características mais distintas do David Luiz, não falando na óbvia diferença de qualidade entre ambos! Jardel é um central duro de rins, sem técnica alguma, sem saber sair a jogar, mau no passe longo, mau na antecipação.. Apenas tem uma boa característica, é aguerrido à la Ricardo Rocha, mas ainda com menos qualidade que este último! Fui ver a maioria dos jogos da segunda volta, mais todos os jogos da liga europa na luz, e sempre que o Jardel tinha a bola nós pés eu tremia! Ele é lento a pensar o que fazer a bola, além de ser mau a executar! Na televisão não se notava tanto a falta de qualidade do Jardel, e toda a gente sabe que é muito diferente ver um jogo ao vivo! Este Jardel se permanecer e jogar no Benfica só não irá comprometer se todos os deuses estiverem com ele, porque senão é outro dos suicídios do JJ para a equipa! Para ser mais conciso, Jardel não tem a mínima qualidade nem caracteristicas para o Benfica e especialmente para a forma como o Jesus quer que este Benfica jogue! Assim, Jardel na equipa é sinónimo de perda de pontos!

O Jardel serviu para mim de bode espiatório, mas posso falar também em Weldon, Menezes, Éder Luis, Fernandez, Peixoto, etc...

Villas-Boas, Domingos só para referir estes nomes, são portistas confessos e "antis", por isso nunca os queria no Benfica, mas quem disser que o JJ é melhor que eles é porque percebe 0 de futebol! Posso falar também no Fernando Santos, para mim é bastante superior em muitos aspectos ao JJ. Com ele o Benfica jogava bem, não sofria muitos golos e tínhamos muito menos plantel! Se lhe tivessem dado mais tempo e condições talvez tivéssemos sido campeões com o ele ao comando!

O JJ aos 56 anos tem como palmarés um campeonato nacional e 2 taças da liga = 3 TITULOS, todos ganhos num Benfica com uma estrutura que lhe deu todas as condiçoes, economicas, etc. Nas 2 épocas pelo Benfica JJ TEVE(sem contar com a supertaça) 8 POSSIVEIS TITULOS PARA CONQUISTAR!

Nestes 2 anos de JJ, perdemos nas 3 vezes que fomos a Braga (numa delas deixou-nos de fora de uma final europeia), perdemos 2 vezes com o porto no dragão (uma por 1-3 e a outra por 0-5) e mais grave perdemos 2 vezes na luz com os corruptos, sendo que uma delas eles festejaram o titulo em nossa casa, bastava termos empatado para não sermos humilhados, mas não (!), o Jesus montou uma equipa para acontecer um autentico suicídio! Ele não aprendeu nada com os erros e não vai aprender! Na Champions, que ele disse que era para ganhar, ficamos em 3º no grupo com a sorte que todos sabemos, apenas fizemos, 6 pontos em 18 possiveis(!). Perdemos em Israel por 3, com azar é verdade, pois podiamos ter marcado uns 4 golos, mas levar 3 golos de uma equipa como o Hapoel é vergonhoso para o nome do clube. Pelo que fizemos nos 6 jogos da champions mereciamos ter ficado em último no grupo, digo isto sem problemas! O Hapoel sofreu menos golos que nós!

Mentalizem-se benfiquistas:
O JORGE JESUS É UM TEIMOSO, UM ORGULHOSO DOENTIO E COM ELE, ESTA EQUIPA DO BENFICA NÃO TERÁ FUTURO! JÁ PROVOU DEMASIADAS VEZES QUE NÃO QUER MUDAR AS SUAS IDEIAS!

PS: Só espero que esteja enganado e que depois me venham chamar estúpido por ter escrito este extenssisimo comentário!

(os ultimos 3 comentarios sao do mesmo autor)

Ass: BrunoV

João, obrigado pelo teu post. Temos visões diferentes, mas como fica bem patente nenhuma das nossas posições é aérea, sem sustentação.

Sobre o Wass não há muito mais a dizer, eu não partilho dessa crença que é o treino que dita a sua não utilização, e o histórico do Jorge Jesus infelizmente permite os mais diversos cenários.
Na baliza penso que ir com 2 à Champions (a estas 2 eliminatórias) não era minimamente problemático, mas mesmo que fôssemos com 3, então 1 já tinha de estar fora. Não podemos menosprezar as questões de grupo, de balneário, e quanto mais jogadores tivermos a saberem que estão com pé e meio fora, mas que na prática por lá continuam a treinar, pior! Infelizmente no ano passado boa parte da derrocada começou no balneário, é um receio tremendo que tenho para este ano, novamente.

Quanto aos 100M€, já gastámos mais que isso nas 3 épocas de JJ, em novos jogadores. Muitos foram recambiados passados 6 meses. Os nossos custos com salários aproximam-se já dos 50M€/anuais, o que é insustentável. As equipas B não podem justificar esta loucura. Ainda agora o Alípio foi emprestado para a série C do Brasil, acreditas que ele foi contratado ao Real Madrid para andar a rodar e vir a ter um futuro no Benfica? Se sim, só te posso dizer que adoraria acreditar nisso como tu, porque me poupava muitas angústias!

Não sei se estarei a ser demasiado pessimista (note-se que deixei em aberto cenários agradáveis), mas face ao que vejo e analiso não poderia escrever algo diferente.

Por exemplo no ano passado escrevi aqui mesmo antes do jogo da Supertaça que ou o Benfica mudava o seu processo defensivo, ou podia levar para contar mais tarde, como veio a suceder. E de facto nesse processo defensivo não estou a ver qualquer melhoria. Ainda hoje voltámos a ver o caricato de termos cantos a favor quase a darem em golo do adversário...

BrunoV, também não podemos isolar as culpas todas no JJ... ele de facto é uma pessoa mal formada, e isso tem reflexos na forma como trabalha, na forma como teima em não ouvir conselhos para evoluir, etc.
Mas também muito do que ele faz de mal, faz porque tem carta branca para o fazer. E num clube com a nossa dimensão, com o investimento brutal a nível financeiro que tem sido feito, isso contraria todas as práticas de boa gestão!

Este artigo até podia ter sido um bom artigo sobre a actualidade do nosso Benfica se não ignorasse alguns aspectos fundamentais da pré-época: temos o primeiro jogo oficial dentro de uma semana e não podemos ir para esse jogo sem o André Almeida ou o Wass, sem o Jardel ou o Faria, sem o Roberto ou o Júlio César pelo simples facto de que lesões acontecem. Eu imagino o forrobodó na esfera bloguista benfiquista se o Jesus mandasse embora mais um central e se depois o Javi se lesionasse... Mais outra coisa: analisar as transições defensivas tendo em conta que o André Almeida não é titular, o Garay chegou há 1 dia, o Matic não deve ser titular e o Emerson chegou há 1 dia, é obra! De qualquer forma, concordo que não deve haver nenhum benfiquista descansado nesta altura, não só porque não fomos os campeões da pré-época, mas também porque nós somos uma raça apaixonada e enquanto o nosso Benfica não se lança no que interessa, remoemos a cabeça de toda a gente com as nossas preocupações tácticas e estruturais sobre o nosso clube. Quando o motor arranca, depois sossegamos o piriquito. Abraço

Cada vez mais tenho a certeza que o principal responsável pelo titulo de 2009/2010 foi... Quique Sanchez Flores!!!

Pedro, é bom não ignorar que por exemplo as transições defensivas já eram sofríveis o ano passado mesmo com Coentrão, Maxi, Luisão, David Luiz e Javi Garcia. As movimentações de conjunto é que estão a falhar, mais do que 3 ou 4 nomes que ainda não jogaram.

Estou a ficar tão farto disto que nem imaginam...

http://orgulhosamentelampiao.blogspot.com/2011/07/seria-muito-pedir.html

Fantástico post maniac, parece que me leste os pensamentos fodasse!

Pessoal, até tudo pode correr bem e fazer-mos uma época fantástica este ano mas ninguém conseguirá alterar a péssima gestão de jogadores de Jorge Jesus (Sim, só dele pois o Rui Costa e Vieira de certeza que também se espantaram com o número de jogadores que jj permitiu), a má e afastada relação que tem com os jogadores e falta de rigor e inteligência que este possui nos movimentos tácticos ofensivos da equipa.

Mas apesar disto peço-vos uma coisa, acreditem neste Benfica e apoiem a equipa incondicionalmente de terceiros que tudo será possível ultrapassando estes erros crasos ;)

Cumprimentos,

Diogo Cortez.

O Joãozinho continua a dar-lhe.

Enviar um comentário