Popular Posts

terça-feira, 12 de julho de 2011

Adaptações

Em 2003 Fernando Chalana assumira o cargo de treinador do Benfica de forma provisória, e no único jogo que orientou, recuou e lançou Miguel a lateral direito.

Em 2008/2009 Quique Flores, ainda nos primeiros jogos faz recuar Maxi Pereira para lateral direito, tendo este tornado-se num dos melhores que já passou pelo nosso clube.

2009/2010 seria a época em que Jorge Jesus chegara ao Benfica, e insatisfeito com as soluções que lhe tinham sido dadas para lateral esquerdo, adapta o rebelde Coentrão, tornando-o naquele que actualmente é considerado por muitos como o melhor lateral esquerdo do mundo.

Digamos que no nosso clube, as adaptações de atacantes para laterais costumam correr particularmente bem quando comparado com outros locais do terreno, ou até quando se decide colocar um central naquela posição. ( David Luiz ainda deve ter pesadelos )
Estes três casos anteriores, dizem respeito a jogadores que ocupavam posições mais adiantadas no terreno, e que com sucesso, cumpriram no sua nova posição.

Chegamos a 2010/2011, o Benfica já contratou quase 20 novos jogadores, mas continuamos apenas com Cesar Peixoto e Carole para lateral esquerdo, o que é naturalmente escasso.
Tendo tanta matéria prima de qualidade na frente de ataque, não seria indicado tentar adaptar um desses jogadores a lateral esquerdo?
Quase todos bastante jovens, com vontade de mostrar o seu valor, qualidade para singrar no nosso clube e a quererem a sua oportunidade de ouro.

Porém, e apesar de neste lote haver 2 ou 3 nomes com o perfil para esta adaptação, há um que me parece ser o ideal.

Jonathan Urretavizcaya

Jovem com bastante talento, intensidade de jogo, sempre preocupado em auxiliar nos trabalhos defensivos e com qualidade suficiente para sair com a bola controlada e liberta-la no timing perfeito.
Porém, só uma onda de lesões ou algum muito excepcional o colocaria a titular do Benfica em posições mais adiantadas, já que Nolito, Gaitan, Jara, Saviola, Rodrigo, Bruno César e Enzo parecem ter a preferência de Jesus para jogarem nos 3 lugares mais próximos no apoio a Cardozo, preterindo Urreta para o último lugar da lista.


E neste caso particular, ou será adaptado e na minha opinião o titular da nossa lateral esquerda, ou então, acabará por ser um dos infelizes dispensados.

Fica a reflexão.

9 comentários:

Na minha opinião o Urreta tem um grande handicap em relação a esses que falas. Maxi e Miguel na direita são destros, Coentrão é esquerdino.
Urreta é destro e jogar na lateral esquerda devia ter dificuldades...
Mas já não digo nada, também não dava nada pelo Coentrão a defesa esquerdo e foi o que se viu...

Não me parece que Urreta seja o caso de jogador que apenas joga bem com um dos pés, apesar de poder sempre ser uma lacuna ter a preferência pelo direito.
Adorava vê-lo num destes jogos de pré-época a fazer essa posição.

Há muito que defendo isso mas como alternativa nº 1 ao Maxi.

O que realmente devia ser preocupante é o desleixe na aquisição de jogadores para posições carenciadas, investindo desconsoladamente para outras.
Será sempre um erro recorrer a adaptações, mas Urreta já provou tanto no Benfica como no Uruguai que é jogador com um futuro brilhante, a posição ao certa é que não sei...

Urreta não é jogador com perfil para ser recuado no terreno!
OS extremos escolhidos para recuar no terreno são normalmente jogadores com velocidade, com raça (vão a todas) e sobretudo com uma boa capacidade defensiva e de recuperação!
Urreta é um extremo puro!

Pelo pouco que vi nestes dois jogos Nolito e Enzo Perez me pareceram jogadores com bom perfil para isso!!
Mas longe da minha cabeça tentar sequer fazer isso com estes dois jogadores! Ia ser: "Destapar os pés para tapar a cabeça!" :)

Uma garantia, a melhor solução dentro do plantel seria Fernandez, muitos de vocês não o conhecem, mas ele é muito parecido com Coentrao em termos da sua raça, e defende muito bem

Eu e que dava um defesa esquerdo do caraças. Mas nao ha meio do JJ ver um video meu, possas...

Pelo que li e tenho visto dos jogos nosso Glorioso penso que Urreta seria um jogador a ter em conta, vamos a ver se JJ experimenta o jovem nessa posição, mas vejo que falaram em jogadores como Miguel, Maxi Pereira, Coentrão e se esquecerão do agora "rival" João Pereira formado no Sport Lisboa e Benfica, extremo direito de foi adptado a posição de lateral ainda no clube da luz, mas a nossa linha direita parece que este ano tem mais um jogador atacante adaptado a essa posição, refiro-me a André Almeida, jogador que jogava a médio-direito ao serviço do Belenenses e chega a Luz com vontade de vingar e honrar a camisola que traz vestida, penso que tem tido um bom inicio de pré-época daqui a duas semanas iremos ver se continuará opção!

Se não tiver-mos soluções para a lateral esquerda espero que chegue Ansaldi ou Drenthe, dois dos bons defesas-esquerdos do futebol mundial!

Olhem, por falar em adaptacoes, quem seria muito bem adaptado a lateral direito seria o Balboa... Por mais estranho que apreça eu ate gostava do miudo. Era irreverente, raçudo, apesar de um pouco trapalhao. Se o JJ demonstrar algum carinho por ele e lhe der confiança, penso que seria uma boa opçao...

Enviar um comentário