Popular Posts

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Os objectivos da exigência

Depois de uma humilhação como a de ontem, tem de haver lugar a uma reflexão daquilo que eram os objectivos para esta época quando ela começou, daqueles que são os objectivos que com tolerância podem ser alterados, e dos outros que não podem de forma alguma ser alterados sob pena de comprometermos a exigência que devia reinar no Benfica. Temos de ter mentalidade vencedora.

Resumidamente, a proposta no início da época era revalidar o título como principal prioridade, e fazer uma campanha digna na Liga dos Campeões (no mínimo dos mínimos oitavos de final... já nem falo do que foi prometido por Jesus e Vieira, porque sempre considerei isso irrealista).

Bom, na Liga dos Campeões tivemos uma participação vergonhosa, a mais humilhante de que me lembro e dando uma imagem negra do nosso clube na alta roda do futebol europeu. Foi grave o suficiente para se exigirem responsabilidades, seja a quem for. Muitos desculparam a campanha do Benfica pela inexperiência e inadaptação à altura de jogadores como Salvio ou Gaitan. Mas eu pergunto: não há responsáveis por o Benfica ter começado este ano a depender de dois jogadores inexperientes e inadaptados?

Mas tudo bem, admito a razoabilidade de se tolerar uma redefinição de objectivos no que toca às provas europeias. Fomos, afortunadamente, para a Liga Europa. Dependendo sempre de alguma sorte nos sorteios, penso que à partida o mínimo que se podia exigir eram as meias-finais... estamos a um passo de o conseguir. Com a sorte que ditou o sorteio, penso que o justo é apontar como mínimo a presença na final. Nada menos do que isto, somos o Benfica e nem PSV, Braga ou Dinamo Kiev podem ser considerados como ameaças suficientes para acreditar na normalidade de uma eventual eliminação.

.Em relação ao outro objectivo, e afinal de contas o principal, nem nos meus piores sonhos podia prever tal coisa. E relembro que em no início da época previ boa parte do desastre, com prémios por pagar, jogadores contratados sem consenso na estrutura, vendas prometidas e não realizadas, outras abaixo dos valores prometidos, renovações prometidas e sempre adiadas, etc. Mas o que se passou foi mau demais, e não há inocentes.

Por muito que a arbitragem tenha influenciado, e influenciou, nada pode desculpar os erros próprios do Benfica que num ano vital em que tinha de assegurar a revalidação do título perde o mesmo a 5 jornadas do fim, em casa e perante o seu maior rival. Independentemente do sucesso nas Taças, isto tem de merecer reflexão muito séria e, mais do que isso, tirar responsabilidades.

Se não ganharmos a Liga Europa, e as taças nacionais, o pecúlio desta época será terrível. Porque era a época onde se exigia que tudo tivesse sido bem planeado e gerido ao longo do tempo, e porque caso não ganhemos as taças, o insucesso terá sido gritante. Caso isso aconteça, não aceito mais redefinições de objectivos. Já se mudaram várias vezes os objectivos à medida que as coisas iam correndo mal, mas o espaço para o fazer acabou. Os objectivos que temos em cima da mesa neste momento devem servir para no final da época se tirarem as devidas consequências. E se aceito que o próprio treinador possa estar em causa, não aceito que isso aconteça sem primeiro que tudo a direcção cair. É o mandato desportivo, não nos esqueçamos. E esta época somámos records negativos e vexames dos quais será muito difícil recuperar no futuro.

Sejamos Benfica, sejamos exigentes!

2 comentários:

Muito bem, já fiz análises parecidas no passado, mas os anos vão passando e os erros e o passivo vão-se acumulando afundando cada vez mais o Benfica, desportiva e financeiramente falando, mas, estranhamente, não consigo perceber como, os Benfiquistas continuam a acreditar em LFV, pessoa que desde o 1º minuto duvidei, que veio para o Benfica pela mão de Vilarinho depois de ter estourado com a SAD do Alverca e fazendo negócios chorudos com os jogadores da mesma SAD, como Mantorras ... certo é, tendo eu ou não razão, o Benfica em 11 anos de LFV apenas, repito:APENAS - ganhou 2 campeonatos, o homem era sócio dos 3 grandes e estava à espera da oportunidade do 1º onde pudesse entrar... calhou a fava ao Benfica.
Fico perplexo com a falta de informação dos Benfiquistas, quando dizem que LFV tirou o Benfica da falência, nada mais errado, o passivo do Benfica rondava os 50 milhões após Vale e Azevedo e neste momento ultrapassa 500 Milhões .... brutal!!!!! mas vai conseguindo grandes negócios com a banaca a titulo pessoal, como o recente empréstiomo de 250 milhões para contruir obras suas ... a credibilidade de LFV vem de ser presidente do SLB e não o contrário ... depois temos a Olivedesportos como grande accionista da SAD e a Sportinveste que tem o marketing do Benfica, péssimamente tratado.
estou a aguardar o próximo discurso de LFV para enganar os sócios, para o ano vamos jogar na Liga da Lua e vamos ser campeões participando directamente na Liga Dos Campeões Intergalácticos e vamos participar nas Taças de Marte e ganhamos tudo e vamos ter 1.000.000 de sócios marcianos ou caso contrário ele ( LFV ) demite-se .... onde é que eu já ouvi isto ... mas continuem a apoiar LFV, eu desde Outubro que não vou ao estádio usufruir do meu RED PASS e para o ano não renovo, para mim BASTA!

Enviar um comentário