Popular Posts

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ganhámos alguma coisa?


Fui a Coimbra ver a final da Taça da Liga, como não podia deixar de ser. É uma competição menor, embora seja normal que com o tempo e com o enraizamento da tradição se possa vir a tornar em mais uma competição de referência no panorama nacional, mas ainda assim estando lá o Benfica, tem sempre um grande interesse associado. Não sendo o nosso adversário um rival, conseguiu-se ter em Coimbra um saudável ambiente de convivência entre os cerca de 26.000 adeptos que viram o jogo no Estádio, dos quais uma pequena minoria eram adeptos do Paços de Ferreira.

Sobre o jogo pouco há a dizer. Uma primeira parte dominada por inteiro pelo Benfica, ainda que sem haverem muitas situações de finalização, dois golos marcados e um penalty a favor do Paços de Ferreira assinalado de forma ridícula por Pedro Proença, já com vasta experiência em matérias anti-Benfica, ele que é associado do clube. Será complexo? Na segunda parte, o Benfica sofreu cedo o golo, e incompreensivelmente voltou a acagaçar-se todo, mesmo continuando em vantagem, mesmo sendo o Paços de Ferreira o adversário e mesmo com a falange de apoio que tinha nas bancadas. Deixou de conseguir atacar, e foi Moreira que brilhou, já depois de ter defendido a grande penalidade da primeira parte. Jogo horrível, resultado pela margem mínima, e a taça volta para a Luz. Felizmente poucos festejos houve dos jogadores, com ordens para saírem para os balneários sem grandes demoras, pois o momento não é para comemorações, muito menos de alto tão pouco significativo.

Já os adeptos esses provaram que o Benfica é um circo e perdeu aquilo que de mais à Benfica ainda tinha – esses mesmos adeptos. Depois de uma 2ª parte em que não deixaram de assobiar ruidosamente Cardozo, que sozinho lutava na frente sem se lhe poder exigir muito mais do que o que fez, e ainda o treinador Jorge Jesus quando colocou Airton para segurar o meio campo (sem grandes efeitos, diga-se), esses mesmos adeptos baixaram toda a exigência quando o apito final soou, festejando no estádio e fora dele um título que é pouco mais do que um restyle de um qualquer torneio do Guadiana, esquecendo as humilhações históricas que temos tido este ano e mostrando que o futebol por cá é quase como o circo era para os romanos: sem exigência, apenas pelo entretenimento, as pessoas divertiam-se a decidir a sorte dos gladiadores com vaias e aplausos, consoante o seu humor e a aleatoriedade dos seus gostos, tão depressa condenando uma pessoa ou no momento seguinte festejando uma qualquer acção irrelevante que ocorresse. A maior parte dos adeptos do futebol em Portugal, e por arrasto e infelizmente os do Benfica, são tal e qual isto.

O público reunido em Coimbra foi, de muito longe, o pior que já vi na minha vida. Sem ponta de exigência colectiva, em relação ao clube, ao seu plantel e aos seus dirigentes, mas com a vertigem pelo sangue e pelo sacrifício individual deste ou daquele jogador, vertigem em que alimentam a sua fachada de existência que, manifestamente, não têm para as questões de fundo. É triste mas é assim, e o Benfica muito provavelmente vai continuar a sua decadência, possivelmente intercalada com um ou outro ano como o do ano passado. Não se pode esperar mais de quem elege e idolatra alguém que ainda há 15 anos vibrava na Tribuna das Antas com as vitórias do Porto sobre o Benfica, de quem acha que o resultado de 4ª feira frente ao Porto, na Luz, foi única e exclusivamente resultado da acção do árbitro e de quem ainda acha que é um ou outro jogador, um ou outro treinador, os responsáveis pelos anos de insucesso, de fracasso e pelas humilhações históricas que temos tido na última década. Relembro que já vamos na dezena de treinadores e em quase centena e meia de jogadores sob a liderança de Luís Filipe Vieira.

Como se vê, do jogo de Sábado pouco mais retirei do que mais uma confirmação de que também os adeptos já se encontram num patamar nada condizente com o clube que apoiam – o Benfica. De resto o dia valeu pelo convívio com a malta do costume e que está lá sempre. O jogo foi muito fraco e o espectáculo de benfiquismo foi pior ainda. Estou deprimido.

PS: O Benfica ter uma linha de merchandising dedicada à conquista da Taça da Liga diz bem da falta de exigência e de senso que grassa no Benfica. Pensei que não iam descer assim tão baixo…

10 comentários:

Primeiro, isso de há 15 anos, é o que fazem todos os que andam debaixo da alçada do corrupto-mor para o engraxar. Quem mama, festeja e dá graxa.

Depois, querias o quê? Que ninguém fosse ao jogo? Que fossem lá só para protestar? Mandar, ainda mais, a equipa abaixo do que mandaram? Não consegui perceber muito bem qual o teu desejo para o comportamento dos adeptos do Benfica.

BENFICA SEMPRE!!

Cumprimentos

Quer dizer que não podemos festejar a conquista de um troféu.
Ora que forma mais doentia de ver o futebol. Pareces os sportinguistas, que só querem é ganhar ao Benfica.
Perdemos com o Porto porque o Porto é melhor. Muito melhor, há mais de trinta anos que é melhor.
Temos de fazer o nosso caminho, para um dia os podermos voltar a ultrapassar.
ois eu estou muito satisfeito de termos ganho (não sei porque é que a Taça da Liga é menor, e a Taça de Portugal assim tão maior, mas enfim). E estou esperançoso que a equipa resista a este tipo de adeptos, e se consiga motivar para chegar à final europeia que procuramos há mais de 20 anos.

mas estes analistas e iluminados da escrita não sabem fazer contas e somar não são só os arbitros que roubam o S.L.Benfica tens de saber fazer as contas ..

1- QUANTO VALE EM EUROS O PLANTEL DOS ANDRADES quantoi foi investido pelos corruptos [durante anos a fio este clube de corruptos tem o poder ) e faz a diferença só bastava um fora de jogo dar em golo para os andrades estarem hoje nas lojas de cedofeita a vender camisinhas de venus......

2-º Quanto vale em euros o plantel do teu clube S.L.Benfica AQUI NIMGUEM VOTA FALUDURA ,comem e calam....( mas se for algum iluminado treinador de outra equipa pode dizer não)

3-º Desde o inicio da epoca em beneficio de duvias favorece-se sempre mas sempre os corruptos
das antas sempre mas sempre em manifesto prejuizo dos profissionais do S.L.Benfica ..

4-º querer assentar o cu em varias cadeiras da nisto ser fanatico ao ponto de querer ser campeão de tudo e contra todos da nisto, os anticorpos transmitem dores aos outros se o BENFICA metia medo agora mete respeito e tem de o abater] custe o que custar e de qualquer forma e feitio nem que seja com bombas dos amigos.....


Depois queres ser Benfiquista hoje e hontem [varios anos] deixas-te alguns benfiquistas roubar o teu clube que ainda anda a pagar as faturas não sabes mas deverias saber isto tudo junto são muitas coisas juntas para um só clube..

PS: tambem não gosto de muitas coisas e tenho de comer e calar isso e democracia ,mas não lhes da o direito de dizer asneiras quando bem lhes apetece,ou DESABAFAR NOS OUTROS ....

Nestas alturas gostava de ser do BnRB para poder responder à altura..

Infelizmente fazemos parte do primeiro e único maior clube bipolar do Mundo.
Benfiquinha no presente amedrontado com o grandioso Sport Lisboa e Benfica do passado.
O grau de exigência de Dirigentes, técnicos, jogadores e uma enormíssima franja de adeptos e sócios que insistem em baixar a bitola, amando o cimento & guiness, deixando passar uma década de esquizofrenia injectada por um lunático que promete, promete ... mas é só de cinco em cinco anos que realiza.
Por essa razão temos mais Taças da Liga numa década do que vitórias no Campeonato Nacional.

Abraço

O mais recente blog benfiquista já tem disponível o seu primeiro post! Venham ver o http:\\bitaitesvermelhos.blogspot.com

Cumprimentos

Caros Amigos Benfiquistas que se sentiram tão ofendidos com as atitudes menos dignas de alguns adeptos do glorioso que já estão cheios de andarem constantemente a serem humilhados. E se eu lhes disser que vivo no Porto e que conheço alguns elementos dos Super Dragões e que posso lhes garantir com toda a certeza de que mais de metade do sucesso do F.C.Porto se devem aos super dragões? ah, pois é. são ameaças a jogadores que andam a mijar fora do testo, são visitinhas a certas discotecas do Norte a reenviarem certos jogadores de volta para a caminha, o jogador está a dificultar a sua saida? tipo Adriano? não faz mal a gente aperta-o, estas a falar demais e coisas que não deveriam saír cá para fora? não faz mal, nada como uma ameaçazinha. agora se queremos esta cultura no Glorioso? isso aí já é outra história ,mas que resulta aqui no Porto lá isso resulta. voces nem imaginam a importancia dos Super dragões ao longo destes anos na história vencedora deste cabrão deste clube. que queria o Luisão de quem até gosto bastante? que os adeptos do glorioso sejam tótos? que se começem a masturbar de felicidade por terem ganho numa época uma tacinha da Liga e terem-nos feito passar por tanta humilhação? ganham Milhões em épocas em que familias estão desempregadas e sem dinheiro para sustentarem os seus filhos, portanto não tem de ser Imbativeis, mas tÊm de dar o litro sempre, comer a relva , morrrer em campo se necessário e não é isto que se viu esta época. finalmente a massa adepta do glorioso está a começar a acordar.

VOTE NO GLORIOSO PARA VENCEDOR DA LIGA EUROPA EM:

http://www.montemor-evora-arraiolos.blogspot.com/

OBRIGADO

Um abraço solidário e sentido, caro Train. Bom texto.

Enviar um comentário