Popular Posts

quinta-feira, 11 de março de 2010

Benfica - Marselha 8ºs 1ª mão Liga Europa JOGO EM CHAMAS



Benfica - Marselha
1ª mão oitavos de final Liga Europa
11 - 03 - 2010






Crónica:


Grande noite europeia no Estádio da Luz, com o reencontro de dois velhos conhecidos do futebol europeu. Benfica e Marselha encontraram-se 20 anos depois daquela célebre meia-final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, e não defraudaram as expectativas, oferecendo um espectáculo muito intenso e digno de um dos maiores palcos europeus.




Jesus lançou na partida Aimar, Ramires e Javi Garcia para o meio campo, mantendo lá ainda Di Maria. E cedo se percebeu que por aí estava o problema do Benfica para pegar no jogo. Javi entrou muito mal neste seu regresso à titularidade, muito hesitante sobretudo com bola nos pés. Associado a uma noite horrível de Aimar, o Benfica apresentou uma zona central do seu meio campo a pedir claramente que Lucho e companhia se apoderassem das operações, como aconteceu. Ramires foi visto muitas vezes neste período no centro do terreno colmatando o claro défice exibicional dos seus colegas, mas abrindo perigosos buracos no flanco direito, normalmente bem explorados pelo lateral esquerdo do Marselha.
O Benfica tentou na 1ª parte assustar mais em lances de contra-ataque, porque o domínio territorial do jogo era claramente do Marselha, que teve neste período alguns lances de golo eminente que desaproveitou. O Benfica, sem nunca conseguir encontrar uma forma de segurar o meio campo adversário, só conseguiu reagir de forma mais decidida no final da primeira parte, quando Saviola começou a cair na meia esquerda e, em conjunto com Di Maria, conseguiram criar alguns desequilíbrios interessantes. Num deles, Aimar isola-se e remata pateticamente para o guarda-redes adversário.
O nulo ao intervalo penalizava sobretudo a ineficácia do Marselha, e dava uma apesar de tudo justa esperança ao Benfica para a 2ª parte. Creio que Jesus errou ao ter deixado Aimar reiniciar a partida, pois o nº 10 benfiquista continuou a piorar à medida que o tempo passava, e não conseguindo nunca criar jogo ofensivo.

Com David Luiz e Javi Garcia mais sólidos que no primeiro tempo, o Benfica conseguiu adiantar as suas linhas com a ajuda de Ramires e Di Maria, e quando Carlos Martins entrou o Benfica passou então a estar claramente por cima no jogo, domínio que culminaria com o 1-0 marcado por Maxi Pereira após cruzamento de Di Maria na esquerda. E sucede-se então o erro táctico que decide a partida: Jesus já tinha preparado para lançar Coentrão no lugar de Peixoto antes do golo, e mantém a substituição mesmo com o 1-0 no marcador. Peixoto estava a segurar bastante bem as pontas no seu flanco, e o Fábio Coentrão entrou bastante fora do ritmo da partida, cedendo a toda a linha nas acções defensivas, o que custou bastante caro.
Ainda assim, as melhores oportunidades do jogo até final foram do Benfica, com destaque para um forte remate de Ramires à barra, que claramente merecia melhor sorte.
Individualmente o Benfica teve claramente extremos. Júlio César fez uma óptima exibição, fazendo mesmo uma defesa de outro mundo na 2ª parte que evitou o que na altura seria o tento inaugural. Maxi Pereira fez uma grande exibição, apesar das dificuldades que Brandão lhe colocou ao cair muitas vezes em cima dele... mas esteve bastante seguro, e foi fundamental na dinamização do ataque. Luisão também esteve bem, acusando muito pouco o desacerto por exemplo de David Luiz na 1ª parte, limpando praticamente tudo o que havia para limpar.
David Luiz oscilou entre uma primeira parte digna de um infantil, com uma 2ª parte de bom nível. Tem tudo para chegar a um dos melhores centrais do mundo, mas a 1ª parte foi desesperante... e mostra o tipo de erros que ele tarda em corrigir. Jesus deve ter uma palavra muito séria com ele... ou é agora que encarrila, ou andará toda a carreira neste patamar. O que num jogador com o seu potencial, seria de lamentar.
César Peixoto esteve bastante bem, quase sempre sem grandes possibilidades de atacar, mas dando uma solidez apreciável ao seu flanco. Muito sentiu o Benfica falta dele depois de sair... Javi Garcia esteve um pouco à imagem de David Luiz... uma 1ª parte horrenda, compensada por uma 2ª parte de bom nível, e importante para que o Benfica tivesse neste período assumido um claro domínio do jogo. Di Maria só se encontrou com Carlos Martins em campo, e Ramires sem ter sido genial cumpriu, denotando ainda bastante cansaço.
Saviola foi importante na melhor fase do Benfica, e Cardozo passou um pouco ao lado do jogo. Como Éder Luís ou Fábio Coentrão no tempo em que estiveram em campo. Carlos Martins entrou bem no jogo, tardiamente... para o lugar de Aimar. E que dizer de Aimar? Penso que uma coisa bastará: o Benfica não pode depender dele... sem ritmo, sem pernas sequer para recuperar no terreno em erros, não se consegue libertar de nenhuma marcação que lhe façam, não foi capaz de perceber como estava a jogar o Marselha, falhou passes e até um golo feito, falhado de forma escandalosa em frente ao guarda-redes? O que se passa? Eu não sei... sei que o admiro bastante, mas quero o melhor para o Benfica. E começo a caminhar para um veredicto que aponta como melhor hipótese a sua substituição no próximo mercado de Verão.
Fica a imagem de um grande jogo de futebol, muito intenso, entre duas grandes equipas que souberam estar à altura das responsabilidades. Foi pena não termos conseguido uma preciosa vantagem para a 2ª mão, mas ninguém se poderá queixar da qualidade global do espectáculo hoje. Agora venha o Nacional, que esse sim é fundamental... neste campeonato do matar ou morrer que jogamos este ano.
Força Benfica!


Vídeo com melhores lances do jogo com comentários em francês :




Relatos golos :

Benfica 1 - 0 Marselha


















Capas dos jornais ( aguardando)

1 comentários:

Enviar um comentário