Popular Posts

terça-feira, 23 de março de 2010

Um dia importante para o Benfica

Hoje é um dia importante para o Benfica. Realiza-se na Luz uma Assembleia-Geral para aprovação do projecto dos novos Estatutos do clube, que determinarão as bases com que o clube viverá para os próximos anos. Depois de importantes e complexas reestruturações do funcionamento do Benfica na última década, chega agora o importante passo de adequar os estatutos às novas realidades.

Era importante que os sócios ganhassem consciência da importância das Assembleias-Gerais, como altura-chave para terem uma palavra a dizer na vida do clube. Na nossa história, temos muitos momentos marcantes que coincidem com soberanas decisões dos sócios em AG, e era importante que nestes tempos em que as SADs monopolizam quase por completo os focos mediáticos os sócios não abandonassem o clube, que é afinal onde tudo começa e onde tudo vai, inevitavelmente, ter.

Votarei favoravelmente à proposta, por se tratar de uma votação na  generalidade. Não era possível adiar mais esta discussão, e parece-me que em geral as alterações têm um espírito correcto.

Há alguns pontos que me merecem atenção especial:
  • A criação de uma nova categoria de sócios com mais de 25 anos de filiação com poderes de voto reforçados é, quanto a mim, justa e lógica. No entanto, atribuir-lhes um poder de voto que supera em mais do dobro o poder de voto máximo actual é quanto a mim um exagero. Em vez dos 50 votos propostos, preferia um poder de voto de 25/30 votos, em comparação com os 20 votos que são o actual máximo.
  • A equiparação das Casas do Benfica a sócios com 25 anos de filiação parece-me um exagero. Ficarem com 20 votos era, quanto a mim, mais do que suficiente.
  • É urgente prever nestes estatutos uma data para eleições no mês de Junho e não mais em Outubro. Pensei que essa alteração fosse proposta devido ao burburinho das últimas eleições e devido às posições pessoais de elementos da direcção nesse sentido (quase unanimemente subscritas aliás).
  • Confesso a minha ignorância sobre a real possibilidade de o fazer ou não, mas parece-me que seria uma boa altura para definir nos estatutos e como símbolo do clube o nosso hino.
Acima de tudo, é importante que as pessoas leiam a proposta, que aproveitem a reunião para tomarem a palavra para tentarem esclarecer as suas dúvidas e que posteriormente contribuam com propostas para melhoramento dos estatutos.

Não faltem, hoje joga-se o futuro do Benfica!

1 comentários:

Tão importantes que só os Orgaos Sociais devem ter conhecimento dos mesmos.

Enviar um comentário