Popular Posts

terça-feira, 30 de março de 2010

O Benfica é o motor do campeonato

Publicamos hoje um completo estudo sobre as assistências do nosso campeonato, para por a nu aquilo que todos, intuitivamente, reconhecem como verdade, mas que poucos têm enaltecido publicamente e com a devida documentação.

O presente estudo assenta nas assistências dos jogos de Benfica, Sporting e Porto das primeiras 24 jornadas do campeonato deste ano e do campeonato de 2008/09, estando baseado nos números que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional tem publicados no seu site oficial. 
 Para os jogos fora de casa, foram tidas em consideração as 30 jornadas apenas e só para a comparação directa entre o número de espectadores que viu por exemplo o Benfica a jogar em Guimarães este ano e ano passado, podendo o jogo do ano passado ter sido realizado entre as 25ª e 30ª jornadas. 


O campeonato deste ano teve nas bancadas, até à 24ª jornada inclusivé, 2.049.249 pessoas, contra 1.982.983 pessoas no mesmo período do ano passado (crescimento de 3,34%), sendo de destacar que no ano passado por esta altura já se tinham disputado todos os clássicos do futebol português, enquanto que este ano faltam ainda os jogos Benfica - Sporting e Porto - Benfica.


O Benfica é o grande motor deste campeonato, e os números não deixam margem para dúvidas. De longe a equipa que mais gente tem no seu estádio a assistir às partidas, e de longe aquela que mais pessoas leva a outros estádios para assistir aos seus jogos. Comecemos então pelos números das assistências caseiras.

As assistências dos três grandes nos seus estádios


O Benfica lidera muito destacado a liderança das assistências no campeonato. Em 12 jogos disputados no Estádio da Luz, o Benfica acumula 564.932 espectadores. Este número representa uma subida de 34,59% face aos primeiros 12 jogos caseiros do Benfica no ano passado, sendo que este ano tem que se prever lotação esgotada para os três jogos que ainda faltam disputar na Catedral. O acréscimo total até ao momento foi de 145.195 pessoas.


O Porto vem em 2º lugar, a mais de 160.000 espectadores de distância. Foram 402.543 os espectadores que se sentaram este ano no Dragão, menos 12.000 que em igual período do ano passado, a que corresponde uma variação homóloga de 2,94%.


O Sporting aparece na 3ª posição, também muito distante da 2ª posição. Com 317.388 espectadores até ao momento, o Sporting acusa uma subida de 2,48% na assistência caseira (7695 pessoas). De seguida, um gráfico que traduz estes números apurados até ao momento.



O dado mais interessante que se apura desta análise, é o da assistência média desta época nos três estádios: Luz, Dragão e Alvalade.


Assistência média 2009/10
  • Estádio da Luz: 47.053 espectadores
  • Estádio do Dragão: 33.545 espectadores
  • Estádio de Alvalade: 26.449 espectadores
Em comparação com o ano passado, o Benfica ganhou no seu estádio cerca de cerca de 11.350 pessoas por jogo (35.698 em 2008/09), uma subida claramente influenciada pela qualidade das exibições da equipa e pela situação classificativa fantástica da equipa. O Porto perdeu, por jogo, cerca de 5.000 adeptos (38.763 em 2008/09), e o Sporting até ao momento regista uma quebra na assistência média de 68 espectadores por jogo (26.517 em 2008/09).


Os jogos fora de casa dos grandes


Mas é fora de casa dos grandes que se vê quem realmente influencia a saúde do futebol português. A diferença de público que o Benfica faz deslocar-se aos estádios, face aquilo que Sporting e Porto conseguem, é absolutamente incrível. Não adianta esconder, porque de facto o Benfica e os seus adeptos semeiam cor de Norte a Sul do país de uma forma muito homogénea, conseguindo lotar estádios de Olhão a Braga, de Setúbal ao Funchal.


A primeira comparação que fazemos prende-se com a assistência presente em jogos dos três grandes em que estes actuaram na condição de visitados, entre a época 2008/09 e a presente temporada, em jogos do campeonato. Neste parâmetro, há que ter em atenção que jogos com características específicas como os clássicos desvirtuam um pouco a análise, e sobretudo quanto aos números do Benfica, que na época passada por esta altura tinha jogado já perante 50.000 pessoas no Estádio do Dragão, uma grande assistência que este ano está adiada para as contas da 29ª jornada.


Assistências em jogos fora 2009/10
  • Benfica: 183.411 (196.953 em 2008/09) 
  • Porto: 161.891 (164.312 em 2008/09)
  • Sporting: 117.488 (159.292 em 2008/09)
Os números do Sporting também são enganadores, visto que no ano passado à 24ª jornada já se tinha exibido perante 60.000 pessoas no Estádio da Luz, algo que este ano só acontecerá à 26ª jornada. Já o Porto, apesar de ter viajado até Alvalade e até à Luz, continua a aparecer bem atrás do Benfica. Mas portanto, e como esta comparação pouco sentido faz, e pouco permite concluir, avancemos no estudo para comparações mais razoáveis.


Nada como analisar jogos iguais das duas épocas, para se perceber a diferença. Primeiro, vamos atentar na comparação entre todas as deslocações desta época e da época passada, tendo em conta que algumas ainda não se realizaram, pelo que são excluídas desta análise. As deslocações aos terrenos da Olhanense e Leiria, por não militarem na 1ª Liga no ano passado, são comparadas com as deslocações aos terrenos do E. Amadora e Trofense que na época passada jogavam no principal campeonato português.


O gráfico seguinte exibe a diferença de assistência nas deslocações já realizadas este ano pelos três grandes em comparação com os mesmos jogos disputados no ano passado.



Como se pode perceber, o Benfica este ano participou em jogos na condição de visitante vistos por quase mais 40.000 pessoas que no ano passado nessas mesmas deslocações. Um número incrível para apenas 12 deslocações até ao momento. O Porto este ano até agora viu quase menos 21.000 espectadores nas bancadas dos estádios que visitou, e o Sporting menos 17.200 espectadores. As perdas somadas de Porto e Sporting até ao momento não chegam, por pouco é certo, ao número de ganhos nos jogos do Benfica.


Para se perceber o verdadeiro impacto das visitas encarnadas aos estádios dos adversários, dou alguns números:
  • Benfica representou este ano mais 88% de assistência no Estádio D. Afonso Henriques, face à média de assistências de jogos do campeonato disputados neste estádio;
  • Mais 174% de espectadores que a média caseira do Rio Ave;
  • Mais 645% de espectadores que a média caseira do União de Leiria;
  • Por exemplo no estádio do Belenenses, o Benfica este ano duplicou a massa adepta presente no Estádio do Restelo - um aumento de 104,4% face a 2008/09;
  • Levou 70% mais adeptos às bancadas do Estádio do Bonfim que na época passada.
São apenas alguns números que revelam bem o grande impulso que o Benfica está a dar a um campeonato indubitavelmente mais alegre e motivador da sociedade em geral que edições precedentes. 


Seguidamente, apresentamos um gráfico que exibe a variação percentual das assistências dos clubes visitados pelo Benfica em relação à própria média de assistências, em recepções ao Benfica precisamente.


Jogos do Benfica fora de casa em 2009/10 - Comparação com a média dos estádios visitados


Como se vê, todos os clubes visitados viram a sua assistência subir muito face à média de assistências do seu estádio.


Analisando Sporting e Porto, percebe-se que, como é natural, também eles impulsionam o crescimento das assistências, mas de forma muito mais moderada que o Benfica. O Sporting por exemplo até protagoniza um dado curioso, visto que os seus jogos em Paços de Ferreira, Setúbal e Olhão tiveram assistências abaixo da média de assistências do recinto. Seguidamente apresentamos os gráficos de Porto e Sporting, com a variação percentual das assistências dos clubes visitados face à sua média.

Jogos do Porto fora de casa em 2009/10 - Comparação com a média dos estádios visitados



Jogos do Sporting fora de casa em 2009/10 - Comparação com a média dos estádios visitados 


Como se pode ver, a discrepância entre a média e a assistência nos jogos com Sporting e Porto é bem menor do que a verificada nas visitas do Benfica aos campos adversários.

 Relativamente a 2008/09, este ano o Benfica só levou menos gente ao estádio por três ocasiões:
  • Marítimo (-3.127 pessoas, devido à limitação do número de lugares oferecidos - este ano 5.000, todos preenchidos no Marítimo - Benfica)
  • Rio Ave (-3.366 pessoas)
  • Leixões (-2.410 pessoas, num dia de grande temporal e com alerta vermelho da protecção civil)
Exibimos agora os gráficos com a comparação entre a assistência verificada, num mesmo estádio, para os jogos do Benfica, Sporting e Porto, juntamente com a média do estádio nos jogos do campeonato da presente época. Só são exibidos os gráficos dos estádios que já acolheram os três grandes, sendo excluídos os restantes.

















Percebe-se bem a diferença que se aprofunda nos estádios maiores, como os de Braga, Restelo ou Guimarães. Nestas comparações, faltam os estádios das seguintes equipas: Naval, Académica, Leiria, Rio Ave, Setúbal e Leixões, não sendo também incluídos os estádios dos três grandes.

Nos estádios que não foram alvo de análise gráfica, há a registar algumas coisas.

Jogos da Naval em casa

  • Média de 1.242 espectadores;
  • 4.261 espectadores no Naval - Porto;
  • 2.167 espectadores no Naval - Sporting;
  • Este ano o Benfica desloca-se a este estádio na 25ª jornada. No ano passado, colocou 8.214 pessoas a assistir ao encontro, este ano não se espera menos. A diferença para os outros dois grandes fica bem vincada.
Jogos da Académica em casa

  • Média de 3.910 espectadores;
  • 5.552 espectadores no Académica - Porto;
  • 9.586 espectadores no Académica - Sporting;
  • O Benfica desloca-se a este estádio na 27ª jornada;
  • No ano passado, o Benfica levou a que 18.980 pessoas fossem ao estádio de Coimbra. Este ano, também não se espera menos, antes pelo contrário. Novamente, a diferença para os restantes grandes é enorme.
Jogos do Leiria em casa

  • Média de 3.041 espectadores;
  • Sporting e Porto ainda não jogaram neste Estádio;
  • Leiria - Benfica teve o record de assistência em jogos do campeonato neste estádio - 22.676 espectadores;
  • Em nenhum dos jogos em falta está prevista uma assistência sequer próxima da do Leiria - Benfica.
Jogos do Rio Ave em casa
  • Média de 2.576 espectadores;
  • Rio Ave - Benfica teve 7.060 espectadores nas bancadas;
  • Rio Ave - Sporting com 3.385 espectadores;
  • Ainda falta jogar o Porto neste estádio, que no ano passado deslocou até lá apenas 2.735 adeptos.
Jogos do Setúbal em casa
  • Média de 4.534 espectadores;
  • Setúbal - Benfica com 9.640 espectadores;
  • Setúbal - Sporting com 4.207 espectadores;
  • O Porto ainda não jogou neste estádio. No ano passado assistiram ao Setúbal - Porto 3.707 pessoas.
Jogos do Leixões em casa
  • Média de 3.567 espectadores;
  • Leixões - Porto com 4.802 espectadores;
  • Leixões - Benfica com 6.474 espectadores;
  • Falta jogar o Sporting neste estádio. No ano passado assistiram ao Leixões - Sporting 6.051 pessoas.
 A tendência revelada nos gráficos apresentados mais acima, é de esperar que se agudize ainda mais nos jogos que faltam disputar. Dificilmente Porto e Sporting se aproximarão sequer das assistências protagonizadas em alguns estádios pelo Benfica, assim como o Benfica fará deslocar sobretudo à Figueira da Foz e a Coimbra assistências-recorde que pulverizarão as marcas conseguidas por Sporting e Porto.

Finalmente, e ainda sobre este capítulo, eis o número de espectadores que assistiram aos jogos dos grandes fora de casa, excluindo os jogos entre os três grandes:
  • Benfica: 137.531
  • Porto: 75.012
  • Sporting: 70.977
Juntando estes números às assistências caseiras dos três clubes, o ranking fica assim composto:
  1. Benfica - 702.463 espectadores
  2. Porto - 477.555 espectadores
  3. Sporting - 388.365 espectadores

Conclusão

O Benfica é, de longe, a equipa que mais adeptos chama para o futebol português. Mesmo enfrentando quase sempre bilhetes muito mais caros por comparação com todos os outros jogos, os adeptos do Benfica enchem os campos de Norte a Sul do país, garantindo aos clubes visitados receitas fabulosas e milagreiras para as debilitadas tesourarias dos clubes portugueses.

Nota-se uma clara dificuldade do Porto deslocar a mesma quantidade de adeptos a estádios longe da região de que é originário, e o Sporting tem quebras históricas. A assistência deste ano no estádio lisboeta do Restelo ou o decréscimo abismal que teve a assistência do Académica - Sporting do ano passado para este (-5.000 pessoas) indica que o clube está de facto a atravessar uma séria crise de militância, que apesar de tudo é mascarada nos jogos em casa.

Mesmo nos jogos disputados em casa, a hierarquia dos três grandes é muito clara. O Benfica claramente líder, deixando muitos milhares de pessoas atrás os outros dois clubes. O Sporting apresenta até uma assistência média mais própria de clubes importantes mas de importância relativa (Guimarães por exemplo), do que de clubes que se gabam de serem grandes e aglutinadores de muita gente no país.

É de prever que até ao fim do ano, o Estádio da Luz registe um total de cerca de 750.000 pessoas nos jogos do campeonato, o que dá a média recorde de 50.000 pessoas por jogo. O dobro da média sportinguista, por exemplo. Juntando ao número de pessoas presentes nos seus jogos, é até de prever que no final do campeonato o número de pessoas em jogos do Benfica (excluindo clássicos) pelo menos iguale a soma dos espectadores presentes em jogos do Porto e Sporting (excluindo clássicos). Impressionante!

Para os que ainda duvidavam ou que tinham vontade de documentar a sua intuição sobre o domínio social do Benfica, e da sua importância para um futebol português com saúde, esperamos que este estudo tenha respondido aos vossos anseios.

Fica a nu que o Benfica é de longe o clube que as pessoas querem ver. Fica dado o mote para um futuro estudo sobre audiências e direitos televisivos, agora que essa discussão começa a conhecer a luz do dia com o fim próximo dos contratos com a Olivedesportos.

3 comentários:

Daqui escreve o user Leandro_Reis do SerBenfiquista.

Este blog está simplesmente fantástico, com crónicas e artworks magníficos.

Continuação de um excelente trabalho

Fazia falta um estudo destes.
Parabéns ao seu autor. Tiago

Demonstrativo da nossa grandeza!!!

Enviar um comentário