Popular Posts

sexta-feira, 5 de março de 2010

Matar ou morrer

Este pode muito bem ser o ano mais decisivo dos últimos 20 anos da história benfiquista. Há vários motivos para tal acontecer, e sem querer ser exaustivo enumero os mais importantes: tremendo esforço financeiro que o clube não pode mais suportar, pelo que é imperioso começar a vencer; Benfica mais forte dos últimos 20 anos, capaz de finalmente dar um murro na mesa no futebol português, há demasiado tempo dominado por interesses inconfessáveis; desilusões constantes dos adeptos, que este ano acreditam mais que nunca... o insucesso poderá ser, em oposição, a maior e menos digerível desilusão em muitos anos.

No campeonato já se fez de tudo para parar o Benfica. Campanhas contra David Luiz pela sua suposta maldade dentro de campo, quando todos sabemos que apesar da impetuosidade por vezes excessiva dele, se trata de um jogador de grande coração e fair-play. Sucessivas provocações de histórias em túneis para tentar de alguma forma manchar a carreira do Benfica. Numa dessas histórias, até se conseguiu mais que isso... a expulsão e castigo do melhor marcador do Benfica, com consequências que foram evidentes nos jogos que Cardozo falhou, incluindo aquela 2ª parte em Braga. Começou agora oficialmente a época das vendas... vendem tudo nos jornais, desde o Di Maria ao Jorge Jesus, parece que o Benfica está para ficar sem plantel e sem treinador num esfregar de olhos.

Se o Benfica vencer este ano, coloca-se numa posição de superioridade face aos outros como já não tem há vinte anos. O domínio avassalador do Benfica este ano só terá real significado se a justa vitória final for confirmada. E com uma equipa tão boa, um treinador tão conquistador e bases para continuar a vencer no futuro, os adversários sabem que está aqui a última oportunidade para matar o Benfica: evitar a sua vitória este ano. Com a vitória do Benfica, a grande aliança dos antis verá cair por terra um esforço hercúleo que, mais do que procurar as suas próprias vitórias, tentava impedir o Monstro de acordar. E se ele acordar com o estrondo que esta época tem anunciado, muita gente vai passar mal.

Mas nem só desportivamente este é o ano do mata ou morre. Financeiramente muito se joga, pois o Benfica já não tem qualquer margem para continuar a investir como investiu nos últimos três anos. É chegada a hora de investir mais cirurgicamente, de valorizar activos e de os vender por somas verdadeiramente avultadas, para assim debelar os problemas que a SAD atravessa. A vitória este ano permitirá fazer isso sem dramas... manter-se a base de uma equipa ganhadora, vender 2 ou 3 jogadores importantes bem compensados por jogadores actualmente na sombra, que poderão entrar tranquilamente para os seus lugares. Não ganhando, a valorização de activos será mais complicada, a necessidade de vender mais jogadores poderá impor-se, e em vez da base de uma equipa ganhadora para o futuro, teremos a base de uma equipa assustada e intranquila pelo seu insucesso. Faz toda a diferença.

Aproxima-se mais uma fase louca com jogos a sucederem-se a cada três dias, e o Benfica não pode perder a concentração: o campeonato é tudo! Nos restantes jogos, brio e profissionalismo exigem-se, tal como se exige a contenção de esforços se necessário for para continuarmos a todo o gás no campeonato. Não podemos facilitar. Na época de transição que vivemos, muito menos. Estamos a meio caminho entre o Olimpo e o Inferno... qualquer hesitação poderá ser fatal.

Fotografia: SL Benfica

1 comentários:

A linha que separa o céu do inferno é muito ténue.
Ninguém mais que nós merece a glória...melhor defesa, melhor ataque, melhor marcador, melhor assistente, jogador do ano...etc
Neste momento seriamos justíssimos vencedores!
Espero que daqui a 9 jornadas tenhamos mantido esta aura de campeão.

Enviar um comentário