Popular Posts

domingo, 28 de março de 2010

Análise Individual ao jogo Benfica - Braga

Análise à prestação individual dos jogadores que alinharam no Benfica - Braga de ontem, disputado no Estádio da Luz e que terminou com vitória de 1-0.





Quim (3) - Sem muito para fazer, falhou com estrondo num lance capital que só por manifesta sorte não resultou em empate. Um cruzamento perfeitamente normal para a sua área de intervenção, com a habitual hesitação entre sair à bola ou recolher-se no conforto da baliza. Como resultado, Moisés ficou com tudo para marcar, mas felizmente atirou ao lado. Tantos cabelos brancos que arranja aos sócios...


Fábio Coentrão (9) (melhor em campo) - O melhor em campo, com mais uma exibição assombrosa a lateral esquerdo. Sempre perfeito a defender (alguém se lembra de Alan por exemplo?), com muita garra e cabeça, nunca tirando os olhos da bola. Antecipa-se, desarma e é o primeiro a meter a velocidade acima para partir para o contra-golpe. Um momento de forma extraordinário de que beneficia imenso a equipa, que tem em Coentrão um poço sem fundo de energia, dedicação e competência. Verdadeiramente genial e avassalador.


David Luiz (7) - Sem a exuberância de outros jogos, sobretudo ofensivamente, teve o mérito de não conceder espaços aos atacantes adversários. Teve um ou outro excesso de confiança, felizmente sem grandes consequências, e de resto realizou uma exibição bastante calma e acertiva.


Luisão (8) - É o homem dos golos decisivos. Como em 2005, foi o patrão a marcar o golo decisivo no proclamado jogo do título, assegurando três pontos fundamentais ao Benfica. Além do mais, esteve insuperável na defesa, sempre com um posicionamento e leitura de jogo perfeitas. Uma época fantástica do internacional brasileiro, já um nome incontornável na história do Benfica.


Maxi Pereira (7) - Belo jogo do uruguaio, não dando qualquer hipótese pelo seu flanco às investidas adversárias. Sobretudo na primeira parte destacou-se também em acções ofensivas em combinação com Ramires, aspecto em que se destacou menos na segunda parte. Ainda assim, a fiabilidade usual.


Javi Garcia (8) - Grande exibição do espanhol, não dando qualquer hipótese aos adversários que se tentavam movimentar na sua área de influência. Intransponível pelo ar e fisicamente muito disponível para disputar bolas pelo chão, o espanhol foi um bloqueio chave ao ataque bracarense, e emprestou a sua simplicidade à equipa para sair rápido para o ataque. Bom prenúncio para o final de época, em que o Benfica vai certamente precisar muito dele em boa forma.


Di Maria (7) - Exibição intermitente. Entrou bem, alinhando tanto à esquerda como às vezes fugindo para a direita, e conseguindo alguns desequilíbrios na defesa do Braga. Depois começou a aparecer em zonas mais centrais, quiçá tentando compensar o apagão de Saviola, e mostrou-se pouco à vontade numa zona tão povoada de adversários. Melhorou na 2ª parte, criou alguns lances que ficaram sem finalização a condizer.


Carlos Martins (6) - Jogo abaixo do que tem feito, com uma primeira parte terrível. Muito só na fase de construção sobretudo devido à ausência de Saviola do jogo, teve de se movimentar entre vários jogadores do Braga, o que dificultou imenso a sua acção. Defensivamente, no entanto, nunca falhou. Na 2ª parte, com mais espaço para jogar, subiu de produção e a equipa acabou por se ressentir da sua saída. Agarrou bem o lugar de nº10 da equipa, e o jogo de ontem acabou por ser uma excepção no seu currículo mais recente.


Ramires (8) - Boa exibição do brasileiro, voltando a exibir o fulgor que lhe é característico. Em subida de produção face a encontros anteriores, foi decisivo no processo defensivo para o Benfica recuperar a bola com rapidez, e foi sempre muito incisivo nas suas acções ofensivas pela direita. A sua saída só se percebe se devido a algum problema físico, pois estava a ser dos melhores.


Saviola (4) - Francamente, não me lembro de um jogo tão fraco de Saviola no Benfica. É certo que tem tido menos fulgor nas últimas semanas, mas pelo menos tacticamente tem acrescentado sempre algo à equipa. Ontem não. Muito preso de movimentos, sem conseguir libertar-se da concentração de jogadores do Braga no centro do terreno, sem dar o apoio frontal ao nº 10 da equipa que normalmente desbloqueia muito a fase de construção do Benfica. Falhou um golo escandaloso, e pouco mais se notou dele em campo... passes falhados... só escaparam algumas recepções de bola brilhantes, porque de resto foi mesmo muito fraco.


Cardozo (6) - Jogo de contrastes do paraguaio. Muito bem a segurar a posse de bola, até mesmo a progredir com ela dominada, bem a criar jogo para o resto da equipa (sobretudo na 2ª parte), batalhador, pressionante. Muito mal na finalização, não atacando sequer a bola em devida ordem, perdendo assim posição e oportunidades para fazer melhor. É o grande défice que actualmente apresenta, e por isso acaba por aproveitar muito pouco o caudal ofensivo da equipa.


Aimar (3) - Acho que ninguém conseguiu perceber muito bem o que quis fazer Aimar enquanto esteve em campo. Duas arrancadas quando entrou prometiam uma entrada a matar do argentino, que o Benfica bem precisava para segurar o jogo. Depois, perdas de bola, desaproveitamento de linhas de passe, passes falhados... o que deixou a Luz a suspirar por Carlos Martins. Muita dedicação e abnegação, mas o momento de forma é preocupante...


Ruben Amorim (6) - Entrou para o lugar de Ramires, e cumpriu tudo o que o brasileiro vinha fazendo. A entrega do costume, a perfeição táctica habitual e só não ajudou mais o Benfica a controlar a partida porque Jesus tardou em tirar Saviola do campo...


Kardec (5) - Entrou bem, ganhou várias bolas de cabeça e ajudou o Benfica a manter longe da sua área o Braga. Mesmo jogando poucos minutos, mostra sempre pormenores muito interessantes.

0 comentários:

Enviar um comentário