Popular Posts

terça-feira, 16 de março de 2010

A SportTV

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, parece ter perdido a paciência com a cobertura televisiva da SportTV, em particular da que abrange os jogos do clube. Lê-se hoje na imprensa que o presidente terá enviado uma carta a Joaquim Oliveira, patrão do canal, a dar conta do seu grande desagrado face à falta de isenção do canal, sempre em prejuízo do Benfica, alertando que tal situação pode ser decisiva na negociação dos direitos de TV, cujo contrato acaba em 2013.

Desde sempre que a SportTV se portou como autêntica Porto-TV, obedecendo obviamente a uma estrutura de influências que viram na criação da SportTV a oportunidade de excelência de enviesar decisivamente a cobertura televisiva dos jogos portugueses, na direcção que achavam pertinente para alcançarem os seus objectivos. É fácil perceber o frete de um qualquer Rui Orlando, por sinal um dos mais bem pagos jornalistas da estação apesar de manifestamente não saber sequer relatar um jogo, quando o Benfica marca um golo, ou a forma absolutamente nojenta e parcial com que vê as repetições exibidas pela realização.

As repetições são uma questão chave, sobretudo numa altura em que se fala de meios televisivos para ajudar os árbitros de campo. Já vários jornalistas de outros órgãos de comunicação social falaram sobre a curiosa diferença entre jogos disputados no Dragão e na Luz, por exemplo. Na Luz a SportTV consegue sempre arranjar bastantes câmaras para escrutinar foras-de-jogo ao milímetro e de todos os ângulos possíveis. No Dragão, parece que essas câmaras estão sempre avariadas... em lances de grande dúvida por vezes somos brindados com uma única repetição e de ângulo pouco favorável. Será coincidência? Azar? Um micro-clima em Contumil que afecte as câmaras do fora-de-jogo?


O presidente fez muitíssimo bem em lançar este alerta neste timing. Fez bem em não o fazer mais cedo, pois poderiam pensar que o Benfica quereria condicionar a cobertura jornalística para tirar dividendos desportivos. Certo é que em campo o Benfica tem cilindrado os seus adversários mesmo com toda a parcialidade (e azia) da SportTV, e agora em situação muito favorável no campeonato podemos dizer, com toda a moral que nos assiste, que nos sentimos lesados pelo tratamento de que somos alvo pela SportTV. E fez bem também em fazê-lo antes do aparecimento de eventuais concorrentes à SportTV. A partir de agora, os valores monetários é certo que não serão a única variável a considerar nas negociações dos direitos de TV para 2013, o que obrigará o grupo de Joaquim Oliveira ou a oferecer muito mais do que tinha pensado ou talvez até a um desespero de causa e a fazer jornalismo isento. Como na 2ª hipótese não acredito, aposto mais na 1ª... resta saber se serão atractivos o suficiente para o Benfica tolerar a continuação do jornalismo andrade na cobertura dos seus jogos.

Seja como for, os meus parabéns a Luís Filipe Vieira por esta acção. Que mais se sigam, porque o Benfica deve ser respeitado por todos!

6 comentários:

Há aqui outra questão nisto tudo... O Oliveira também tem negócios na PT, de que se fala que poderá vir o concorrente da SportTV...

Excelente atitude do presidente, mais uma excelente crónica do teu blog.
saudações gloriosas

De facto é preciso estar consciente que eventuais concorrentes também poderão ter inconvenientes a analisar... mas este aviso à SportTV a mim parece-me bastante sério e importante vir nesta altura.

Nojo de canal so falam mal do benfica nem repetiçoes dao em condiçoes t estao sempre a dar repetiçoes de lançes duvidosos contra o SLB..
Rumo ao titulo...

A sporttv caladinha presta um excelente serviço enquanto canal desportivo.
Permite-nos ver futebol de qualquer parte do mundo, porém, têm demonstrado pouca ética na postura pouco profissional perante os clubes nacionais, seja durante os jogos, seja até na condução de fóruns que existem durante a semana.
Esta postura do Vieira, demonstra mais uma vez, a sensatez que este ano se apoderou do nosso presidente, medindo bem o timing para intervir e puxar as orelhas a estes meninos quem em nada respeitam o SLB.

"No Dragão, parece que essas câmaras estão sempre avariadas... em lances de grande dúvida por vezes somos brindados com uma única repetição e de ângulo pouco favorável. Será coincidência? Azar? Um micro-clima em Contumil que afecte as câmaras do fora-de-jogo?"

Brilhante trainmaniac

Enviar um comentário