Popular Posts

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O Muro dos agradecimentos

No discurso do Presidente Luís Filipe Vieira, na abertura da Ag de ontem dia 30 de Setembro para aprovação das contas do Sport Lisboa e Benfica, o mesmo veio dar em primeira mão conhecimento ao Universo Benfiquista de mais uma nova obra por si iniciada.

Conforme tinha prometido no discurso do dia da inauguração do novo Estádio da Luz, como agradecimento pelo esforço e pela contribuição monetária e moral dos sócios fundadores, ficou a assumido a edificação do Mural com as placas dos seus sócios fundadores.

Estávamos no dia 25 de Outubro de 2003.

A promessa sentida era feita, e muitos foram os jogos em que os "sócios fundadores" (alguns com dificuldade), percorreram antes dos mesmos circundando o Estádio da Luz, procurando a placa com o seu nome orgulhosamente afixado ... em vão não achando "Mural" algum.

Sei porque conhecia alguns desses sócios fundadores, alguns entretanto já faleceram, mas isso são contingências da vida, e no 4º anel que chamamos o Céu, há uma imensa constelação de Benfiquistas a quem aproveito e saúdo respeitosamente, entre os quais está o meu Pai.

Passaram-se quase 7 anos ... por alto 2500 dias, até que na manhã de dia 30 de Setembro de 2010, 14 horas antes do começo da AG, a obra começou a ser construída.

Ainda inacabada, foi louvada como intróito, e serviu os propósitos que todos sabemos.

O Estádio, o novo e moderno Estádio da Luz, construído por «esses» sócios fundadores e «outros» sócios e adeptos que não deixaram de contribuir com o seu pecúlio ao longo destes anos para o pagar, foi como o anterior e maior Estádio da Europa, conhecido como antigo Estádio da Luz(o inferno para quem o soube vivenciar), construído para ser pertença a 100%, vulgarmente dito "Património" do Sport Lisboa e Benfica.

Essa coisa de património dum clube é algo que deve ser preservado, deveria ser intocável, intransmissível ou inalienável. Deveria mas não foi. Foi alienado.

Foi pertença do Sport Lisboa e Benfica durante meia dúzia de anos, altura em que, face ao aumento incontrolável do passivo da Benfica SAD, havendo na SAD como activos, só essa coisa "volátil" que são os seus jogadores, tornou-se imperativo passar o Estádio do Benfica Clube para a Benfica SAD, com o intuito de dar algum "equilíbrio" financeiro devido à forma galopante como as coisas iam caminhando.

Feita esta operação comummente designada de "Cosmética Financeira", respirou-se mais tranquilamente no gabinete do Domingos Oliveira, que por sinal já andava verde, não por ser lagarto, mas porque a coisa, exasperadamente nunca mais se dava!

Ontem as contas do Sport Lisboa e Benfica foram apresentadas e aprovadas pelos sócios, com um abaixamento de passivo e logicamente do activo por essa mesma razão.

Fez por isso todo o sentido, ao jeito de agraciar os salvadores, o facto de à última da hora, se ter Luís Filipe Vieira, Mestre em Cimento, lembrado que já era altura (... caramba se era, passado que estavam quase 7 anos!) de agradecer a quem com aquele gesto, mesmo não idealizando na altura a Engenharia Financeira atrás descrita, que iria ser tão importante na consolidação das contas da Benfica SAD.

O Futuro é algo que acontece à velocidade de 60 segundos por minuto, ou quase ... e o da BenficaSAD também, por isso resta esperar e que alguém zele pelos 51% restantes.


Resta para me surpreender, que Domingos Oliveira na próxima AG para aprovação do R&C da Benfica SAD época 2009/2010 que deve acontecer até ao final do mês de Outubro, venha comprovar que tal como afirmara em 2008, e cito «o Estádio da Luz ficaria totalmente pago em 2011».


Um Abraço do Papoila Calmante

P.S. Passei por lá pela porta 18 do Estádio da Luz às 11 da manhã e a obra estava parada e parece inacabada. Passarei por lá amanhã, para ver se ficou terminada.

6 comentários:

Isto, como na política, é para o pagode bater palmas!
E não é que ainda há alguns que caiem?
Domingo irei mais cedo para procurar o meu nome no dito mural! Como se eu acreditasse em Luis Filipe Vieira!!!

“Permitam-me que comece esta minha intervenção dando conta de uma obra que está a ser realizada junto à porta 18 – cuja conclusão está prevista para as próximas semanas – e que é, para esta Direcção, motivo de grande satisfação.

Como todos sabem, para mim uma promessa é uma dívida, e havia uma promessa antiga que por diversas razões ainda não tinha sido possível cumprir até aqui. Felizmente, chegou o tempo de saldar essa divida, que é uma divida de gratidão.
Dentro de poucos dias será erguido o ‘mural’ com os nomes de todos os sócios ‘fundadores’ do novo estádio.


Foi um bocadinho à pressa e a coisa hoje tava parada

Ahhh... afinal a coisa é para durar semanas, pelo que ele diz. Aposto que fica completa a 25 de Outubro de 2010 que é para completar 7 anos exactos!

é bom saber que os socios tbm trabalham dentro do clube.

http://santos-sempre-benfica.blogspot.com/

Mais uma Vieirada... só consigo olhar assim para isto. Lidar com gente sem nível tem destas coisas.. pena acontecer logo no Benfica.

Enviar um comentário