Popular Posts

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Canto dos convidados Gabriel Rodrigues

O canto dos convidados desta semana terá direito a duas edições, sendo as duas dedicadas ao sentimento que é ser benfiquista a milhares de quilómetros da catedral, uma experiência que para a grande maioria dos leitores deste blog é estranha, já que somos lidos por uma grande percentagem de portugueses em Portugal.


O primeiro convidado desta semana, tornou-se benfiquista no longínqua cidade de Caracas na Venezuela, tendo-se mudado recentemente para Sevilla.
O resto da história é transmitida na 1ª pessoa pelo próprio





Gabriel Rodrigues



Ser Benfiquista e estar longe da Catedral

O meu nome é João Gabriel Rodrigues Figueira, tenho 26 anos, sou filho de um Português (Madeirense), que há mais de 40 anos emigrou para a Venezuela em busca de uma vida melhor. Uma vida que não encontrava em Portugal, uma vida que queria melhorar para dar melhores condições aos meus irmãos e mais tarde a mim.
Hoje em dia vivo em Sevilha, na vossa vizinha Espanha e a convite deste blog, reservo as próximas linhas para contar a experiência de nascer e ser Benfiquista longe da Catedral.

Antes de tudo agradeço a Deus por ter me dado uns grandes pais, uns pais que sempre lutaram para me dar uma educação e uma vida com qualidade, mas sobretudo agradecer-lhes porque são e me fizeram ser do Benfica. 
Em casa, éramos três irmãos, dois rapazes e uma menina. Eu era o mais novo de todos e cresci vendo-os vibrar enquanto assistiam futebol e, claro, seguindo o Glorioso. Seguir o Benfica era especial, a maneira de seguir a nossa equipa na Venezuela era-nos facilitada pelo canal estatal, que no inicio dos anos 90 transmitia um jogo por semana do campeonato Português, tendo nós a sorte de que 90% dos jogos que foram transmitidos eram do Maior Clube do Mundo, o Sport Lisboa e Benfica. 


Cresci a ver o Benfica numa década tão difícil, foi a época em que comecei a ligar ao futebol, e foi nessa década que fiz aqueles que hoje são os meus maiores ídolos do futebol mundial :
João Pinto, o maestro Rui Costa, o melhor guarda redes do mundo Michel Preud´homme, o excelente extremo checo Karel Poborsky, para não mencionar os grandes jogadores como Stefan Schwarz, Isaías e muitos mais nomes que agora não me vêm à mente.

A partir daí, cresceu a minha grande admiração pela equipa encarnada, passamos uma fase complicada, pois sabemos que os anos 90 foram os piores da nossa história, pelo menos do que eu me lembro, da história deste grande clube. Impossível esquecer um famoso jogo que se passou no norte de Espanha em 1999 para as competições europeias, impossível esquecer o longo jejum, impossível esquecer tristes episódios da nossa gloriosa história, mas eu prefiro sempre recordar-me das coisas boas.

Jamais me esquecerei da conquista do nosso 30º título da liga em 93/94 ou das conquistas da Taça de Portugal contra o Boavista e Sporting.

Impossível esquecer a quantidade de luso descendentes em plena cidade de Caracas a sair com os seus carros a buzinar ruidosamente de manto sagrado vestido festejando as nossas conquistas!
Eu estava lá, no carro do meu pai, buzinando também até doer os ouvidos enquanto gritava Benfica, Benfica, Benfica...
Inesquecível.

Foi então que tive a oportunidade de fazer a minha primeira viagem a Portugal.
Apesar da distância, eu mais a minha família, sempre fomos muito ligados à fé
A fé católica!
A fé Benfiquista! 
Então, no nosso roteiro tínhamos como destino visitar o Santuário de Nossa Senhora de Fátima e em seguida, como é claro, visitar a antiga Catedral da Luz.
Para terminar, teria o prazer de conhecer a terra dos meus pais, a Ilha da Madeira.
Estava realmente animado, mas justamente no dia que nós tínhamos combinado de ir ver um jogo do Benfica, fiquei adoentando ao ponto de não poder sair do hotel.
Apesar da companhia da minha mãe, chorei o dia todo.
Chorei por o meu grande sonho estar a perder-se.
Chorei porque quis ir e a minha mãe, pelo meu bem, pela minha saúde não me deixou ir.

Passaram muitos anos desde então, sempre acompanhando o Benfica, mas graças à tecnologia, tudo se foi tornando mais fácil para assistir aos jogos, ouvir rádio ou ler jornais com notícias de futebol Português.

Foram quase 24 anos da minha vida, 24 anos sem nunca ter estado em contacto físico com o meu grande amor Benfica. 

Mudei-me para Espanha, fui morar para Sevilha e casei-me com a mulher da minha vida.
Só ai tive condições para finalmente para pisar pela primeira vez a Nova Catedral da Luz. 
As palavras custam a sair...foi um dia histórico, mágico, fantástico, enfim, um dia que  nunca me vou esquecer, porque apesar de ser a primeira vez que eu assisti um jogo no Estádio da Luz, foi também nesse dia em que um dos meus maiores ídolos do futebol mundial retirou-se, Rui Costa, o Maestro.

Posteriormente, graças a Deus e à Virgem eu pude ir à Catedral várias ocasiões, tendo a experiência, como o meu coração bate cada vez que se canta SLB SLB GLORIOSO SLB, como comemorar uma vitória, ou quando vejo nossa Águia Vitória voar. Estou ansioso para sentir essas emoções novamente por muitos e muitos anos.

Por fim, nestes tempos difíceis devido ao pobre começo do campeonato, só peço à minha equipa que continuar a lutar e a dar-nos vitórias, com coração, com amor e ambição, que eu vou continuar a dar o meu total apoio, mesmo a minha vida se for necessário, para que eles possam ganhar o título.

"Ao meu Benfica, eu declaro amor eterno, mesmo sabendo que é pouco para o muito que me dão e que eu sei que me vão dar ... "
Não importa o quão longe eles estão... O Benfica está sempre no meu coração!

Apesar das dificuldades que já vivi, habituei-me a encarar a vida com esperança. 
Só peço a Deus e Nossa Senhora de Fátima para me dar saúde para que num dia...num tão desejado dia eu possa viver e ver o Benfica
O Benfica na Catedral com o meu pai, mãe, irmãos e mulher.



6 comentários:

Grabriel, deixa-me que te diga, tu não és apenas filho de Português, és tão TUGA como os que como eu nasceram ao "lado" da Catedral e o amor que tens pelo nosso clube é a tal Chama Imensa que vai na Alma Lusitana por esse mundo fora. Obrigado por teres partilhado essa "devoção" connosco.

Obrigado a todos. Vamos a continuar juntos na luta para manter aquela Chama Inmensa em crescimento a nível mundial ... força amigos, é hora de lutar por um Benfica campeão!

excelente opção a de dar voz aos nossos adeptos espalhados pelo mundo.
terei sido só eu que me arrepiei com este post?

parabéns amigo gabriel!!!

Apesar de já o ter feito pessoalmente, aproveito mais uma vez para agradecer ao Gabriel a disponibilidade para partilhar com os nossos leitores as suas vivências enquanto Benfiquista.
Da nossa parte, foi um prazer imenso!
Obrigado

Fantásticos os textos de quem nos vê de tão longe e sente este amor imenso pelo glorioso.
Belíssimo

Enviar um comentário