Popular Posts

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

JOGO EM CHAMAS Benfica - Braga - 7ª Jornada

Sport Lisboa e Benfica 1-0 Braga
7ª jornada Liga ZON SAGRES 
03 - 10 - 2010


Crónica:
 
Domingo chuvoso em todo o país, com jogo da Liga Portuguesa agendado para o final do dia. Benfica e Braga encontravam-se na Luz dispostos a esquecer as amarguras europeias de meio da semana. Jorge Jesus mexeu apenas em duas das peças que haviam defrontado o Schalke. César Peixoto regressou ao banco de suplentes por troca com Pablo Aimar e Alan Kardec rendeu o lesionado Óscar Cardozo. Coentrão regressou assim à defesa, actuando Gaitán do lado esquerdo, Carlos Martins do lado direito e o regressado Aimar no centro do terreno. 




 
O Braga apresentou-se na Luz com um esquema algo defensivo, deixando apenas Lima na frente. A estratégia era óbvia: criar dificuldades à organização ofensiva do Benfica, actuando com o bloco muito baixo, e tentar surpreender os encarnados com rápidas transições para o ataque. E a estratégia, diga-se, quase funcionou em pleno.  Pelo menos defensivamente.

Na primeira parte o Benfica apresentava dificuldades na criação de jogadas de ataque e apenas por três vezes incomodou o guardião Felipe que respondeu a grande altura. Primeiro, através de Carlos Martins. Canto de Aimar da esquerda, Felipe sacode a punhos e Martins, na entrada da área, dispara fortíssimo de pé direito para intervenção difícil do guarda-redes brasileiro. Estava dado o primeiro aviso, como havia de se ver mais tarde. Pouco depois, foi Alan Kardec a ter a sua oportunidade. Lançamento lateral de David Luiz directamente para a área, e Kardec, depois de muito batalhar, a bater de pé direito para mais uma boa defesa de Felipe.

Cerca dos 35 minutos, uma das melhores jogadas do encontro. Aimar e Saviola combinam de forma excelente na direita, e o Conejo, já na grande área, remata com selo de golo mas Felipe, numa estirada impressionante, evita o primeiro do Benfica. Só não foi a defesa da noite porque, do outro lado, Roberto não quis ficar atrás. No único remate que o Braga faz à baliza do Benfica na primeira parte, Élderson quase fazia um golaço, não tivesse o guardião Espanhol respondido que não com uma enorme defesa.

Na segunda parte, o Benfica continuou à procura do golo sem, no entanto, conseguir criar grandes situações de perigo. Digna de registo, apenas mais uma oportunidade para Saviola. Após cruzamento da direita de Maxi Pereira, Alan Kardec ganha de cabeça e o argentino, praticamente na cara de Felipe, deslumbrou-se e atirou para fora. As dúvidas já iam tomando conta dos corações benfiquistas quando chegou o minuto 73. Combinação entre Coentrão e Saviola na meia esquerda, grande abertura do argentino para Carlos Martins , e este, depois de dominar de direita, a disparar um míssil de canhota que só parou no fundo da baliza de Felipe. Os mais de 40000 na luz explodiam de emoção. O Benfica chegava à vantagem.


O Braga, até então com pouca ou nenhuma pressa, tentou ir à procura do empate empurrado pelas substituições do seu treinador, mas até ao final nunca conseguiu incomodar por aí além o guarda-redes Roberto. Jesus refrescou a equipa com as entradas de Peixoto, Salvio e Weldon e o Benfica foi gerindo a vantagem de forma inteligente tendo mesmo sido a equipa encarnada a ter hipótese de ampliar a vantagem. Carlos Martins descobriu muito bem Fábio Coentrão e este, isolado perante Felipe, desviou de pé esquerdo com a bola a sair ligeiramente ao lado. O jogo acabaria pouco depois, a ansiedade provocada pelos seis (!) minutos de compensação dados por Duarte Gomes também, e o Benfica conseguia uma importante vitória que dá continuidade à recuperação da equipa no campeonato.

Não foi uma exibição de encher o olho mas o Benfica acabou por fazer o suficiente para  ganhar o jogo. Esteve sempre mais perto do golo e acabou por merecer a vitória. Individualmente, destaque para Carlos Martins que com aquele pontapé decidiu o jogo numa altura em que o seu desfecho era tudo menos óbvio e para Saviola que, apesar de algum desacerto, esteve em quase todos os lances de perigo da equipa. Kardec, que teve a missão de substituir Cardozo, não entusiasmou mas foi ganhando confiança ao longo da partida.

Vitória importante, mesmo antes da paragem para as Selecções Nacionais. O campeonato regressa daqui a 20 dias para mais uma final, desta vez no Estádio Algarve, diante do Portimonense.


Resumo do Jogo (som ambiente):



Conferência de Imprensa de Jorge Jesus:



Relato do golo:
http://www.box.net/shared/oqqd3yuceo 

Fotos do jogo:












Capas dos jornais:



Download da partida:
http://chamagloriosa.blogspot.com/2010/10/benfica-sp-braga-futebol-e-benfica.html

1 comentários:

Foi difícil, mas foi justo e merecido. FORÇA BENFICA!!

http://encarnadoberrante.blogspot.com/2010/10/uma-cronica-chocante-de-mais-um.html

Cumprimentos

Enviar um comentário