Popular Posts

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ATLETAS ELEITORAIS

Era quarta-feira, dia 20 de Setembro. e corria o ano de 2006. Faltava pouco mais de um mês para as eleições do Sport Lisboa e Benfica a 27 de Outubro, e um sócio do Benfica é convidado para ser alternativa a Luís Filipe Vieira.

"Estou a ponderar. Esse é o verbo adequado. Fui convidado por um grupo de sócios. Fui abordado ontem (terça-feira). Expliquei que não estava à espera do convite. Tenho de falar com a minha família. A dívida do Benfica ao sector financeiro é monstruosa. Esse é um dos factores que poderá pesar na minha decisão. O Benfica tem de libertar-se de todos esses encargos",afirmou.

Nessa altura no horizonte só se vislumbrava a candidatura de Luís Filipe Vieira, mas mesmo assim, esse putativo candidato garantiu que iria auscultar a família, “sentir a alma” à Nação Benfiquista, e que daria na próxima semana uma resposta. Assim fez a 26 de Setembro.

"Não sou candidato. Desde logo porque a minha família se opôs a tal facto. De seguida, face às necessidades de cumprir compromissos profissionais com instituições privilegiadas na sociedade portuguesa, projectos que não quero nem devo abandonar", justificou. 

No entanto, deixou o conselho no ar, “que não haja qualquer opositor à candidatura do Sr. Luís Filipe Vieira, permitindo que este se responsabilize por si próprio, sem alusão em tom de desculpa a qualquer motivo". 

Isto porquê? Porque conforme afirmou, "Estarei especialmente atento, ao passivo consolidado do Grupo Benfica, que actualmente se cifra em 125.000.000,00 euros, bem como, à fusão - da sociedade Benfica Estádio na sociedade Benfica SAD".

Isto já é passado. O Estádio passou para a SAD, o Dr. Pragal Colaço passou-se para dentro da BenficaTV (não se terá fundido com a SAD, pelo que se sabe!?...) e o passivo consolidado do Grupo Benfica passou, após 6 anos, para o valor de 426.000.000,00 euros.

Não faço ideia se o Benfiquista Pragal Colaço tem andado estes anos todos distraído, mas com falta de informação não será certamente. Porque não terá falado agora ele sobre estas suas dissertações em 2006, e terá fulanizado uma possível candidatura do Dr. Rui Rangel em 2012?

Não deixo de reparar na impressionante facilidade que, ao grito de “aos seus lugares...pum!”, alguns "notáveis" Benfiquistas, se convertam em enormes barreiristas, e acto imediato ao convite, saltam o muro com uma leveza olímpica. 

Como Benfiquista, espero calmamente para ver se neste exemplo, irão aparecer os novos atletas eleitorais, José Eduardo Moniz e Varandas Fernandes, e pacientemente aguardo pela decisão de outro Benfiquista, Rui Rangel.

Seria bom ouvir e ver se há alternativa. É um facto que deve haver respeito e tolerância com quem governa, e é errado querer resultados imediatos, mas que diabo, foi em Abril de 2001 que o então Presidente do Alverca, Luís Filipe Vieira, foi convidado para Director de Futebol do Benfica … e já passou tanto tempo e com tão fracos resultados, que chega a ser arrogante a forma como se tenta depreciar novas alternativas.

Como explica David Owen, médico Britânico, autor de «In Sickness and In Power», o comportamento arrogante de alguns líderes, não é um traço de personalidade, mas sim uma patologia, denominada “Síndrome da Arrogância”. 

Owen afirma que o exercício de poder em si é como uma doença. Segundo ele, a experiência do comando pode levar a alterações patológicas, narcisismo e comportamento irresponsável. O líder que sofre da “Síndrome da Arrogância”, convence-se de que está no poder para grandes feitos e que o mundo espera isso dele, mesmo que signifique atropelar considerações morais e as regras básicas da boa administração. 

E isto é o que tem acontecido no Sport Lisboa e Benfica do século XXI. A prova … as alterações estatutárias direccionadas a dificultar as alternativas democráticas. 

Saudações Benfiquistas.


P.S. Este artigo, (e as afirmações proferidas pelo Dr. Pragal Colaço) foi escrito com base em:



3 comentários:

Quando estão de fora "cagam" de alto! Quando conhecem o problema por dentro e o percebem passam a elogiar quem comanda o "barco". Quantos é que já tiveram esta atitude? Não é por acaso que o LFV tem absorvido quem fazia oposição mas que o que queria verdadeiramente era contribuir para o clube.

De facto a capacidade absorvente do nosso Presidente é enorme.

É como o algodão,(já) não engana.

Para mim, é um dos momentos mais complicados de sempre do Benfica, a asfixia democrática. Temo pelo futuro...

Enviar um comentário