Popular Posts

domingo, 19 de dezembro de 2010

Engrandecer um Clube.

A história de um Clube, faz-se pelos seus feitos desportivos. Eles arrastam massas, criam uma tribo, uma mística e um templo. O Templo é algo de intocável, poderá sofrer melhoramentos, obras de conservação, mas quando o mesmo ganha uma áurea mística, torna-se numa referência, respeitado, invejado e por vezes odiado em casos extremos pelos opositores.

Quando um Clã ganha um templo, defende-o e faz dele a sua imagem, o seu Castelo.

Isto tudo vem a propósito de algo que aqui já falei. O nosso Estádio da Luz.



Outrora a nossa «casa» foi a maior da Europa e 2ª maior mundialmente. Construída com o mais forte betão( A Secil tem uma fórmula que ainda hoje é um segredo para o melhor cimento do Mundo!), era sólida e estava acima de tudo paga.

Luís Filipe Vieira, conseguiu mais o seu clã do betão e da imobiliária, destruir (e é assim que o vou considerar sempre, o homem que destruiu o Estádio da Luz!)um Estádio em vez de o preservar, respeitando a nossa história, mantendo os nossos valores e a referência que era o nosso Inferno da Luz.

Quem o viveu, sabe do que falo. Este é moderno e funcional, o outro era colossal.

Poderia ter sido melhorado? Claro que sim, tivesse sido essa a vontade de todos os Benfiquistas, e, não estivessem por detrás interesses imobiliários que só nos vieram agravar a situação financeira, que ainda hoje ... e que por muito mais anos iremos continuar a pagar.

Outros, muito mais poderosos, mais ricos e com uma história ainda mais marcante no universo do futebol mundial, pensam de forma diferente.

Projecto de 1944 para o Santiago Bernabéu

Tendo conseguido construir um templo nos anos 40, visto o velhinho Chamartin, não ter estrutura nem segurança para tamanha grandeza, o Real Madrid e as pessoas que o comandam optam por preservar, melhorar engrandecer.




Este é o novo projecto que estava previsto para o Mundial de 2018 e que deve seguir em frente. Um projecto que podem conhecer melhor no site onde outras fotos podem ser vistas. Um Hotel e uma cobertura irá ser projectada, e o magnífico Estádio Santiago Bernabéu, continuará a sua vida mantendo a áurea que o mundo desportivo lhe reconhece, congregando os seus «inchas» e a sua identidade com o seu templo por muitos mais anos.

http://www.abc.es/20101217/local-madrid/nuevo-estadio-bernabeu-201012171640.html




Era assim que se devia ter pensado o antigo Estádio da Luz, respeitando os valores Benfiquistas.

Um Abraço do Papoila Calmante

P.S. Um novo símbolo apareceu com o novo estádio. O voo da águia, também esse ao que parece com problemas que nada têm a ver com a imagem dos valores Benfiquistas e que poderá terminar, embora pudesse a Direcção do Benfica ter tentado resolver o problema de maneira menos violenta e "enxovalhante" para o Clube.


3 comentários:

Se o Vieira saísse do Benfica e levasse com ele quem o apoia para fazer um clube novo e construir um campo de futebol qual seria a capacidade necessária?
Os sócios que não têm votado e os adeptos que não se fazem sócios para votar são tão ou mais responsáveis que os que têm votado no Vieira, defuntos incluídos.

Não me parece mesmo nada que a opção pelo novo estádio da luz esteja errada, só sinto que devia ter sido feito um planeamento da obra distinto.
Uma primeira fase com os requisitos mínimos para o Euro2004, e outra fase para aplicar melhoramentos e restantes valências que dão vida, a tal alma que referes aos estádios.

Não pude estar na Assembleia Geral que decidiu a demolição e construção do estádio!
Contudo e pelos motivos apontados, os meus 20 (VINTE) votos teriam sido NÃO!
Que saudades do saudoso estádio e das suas envolvências! Após o trabalho e em dias de maior cansaço, que bom era ir até ao "Silva", petiscar qualquer iguaria, beber uma imperial e dar dois dedos de conversa às muitas pessoas que faziam daquele espaço o seu local preferido para relaxar!
Tudo isto este perdeu! É impessoal, feio, inestético, frio, ausente, sem carisma, sem história, sem MÍSTICA!
Mas hoje e sobretudo para quem não sente o Clube, os valores financeiros falam mais alto!

Enviar um comentário