Popular Posts

sábado, 3 de março de 2012

Luís Filipe Vieira contra "o ruído dos pessimistas"




E já cá estamos, no terceiro terço do nosso campeonatos com 9 jogos para disputar.

"Desde Guimarães [na época passada] que nunca mais comentei arbitragens. Só voltarei a fazê-lo quando os árbitros passarem a ser profissionais. Não vale a pena queixar-me, porque antes não resolveu nada. A arbitragem está melhor, mais transparente e credível, mas os erros continuam a acontecer porque os árbitros não são profissionais"

Luís Filipe Vieira 8/2/2012

A vida tem destas coisas, há quem tenha nascido com o dom de entender a «coisa», e há quem por muito que se esforce, não consegue aprender passado 10 anos e desenvolver uma estratégia correcta que proteja o Benfica.

O puritanismo após o «apito dourado», após um campeonato ganho com dificuldade ao Braga, uma época de soberba que redundou na maior vergonha que os adeptos Benfiquista alguma vez imaginaram passar, trouxe-nos um 2011/2012 que nos apresentou um Luís Filipe Vieira com uma imagem trabalhada pelos sábios conselhos do Prof. Manuel Sérgio. O investimento neste novo departamento, foi como que por magia, o antídoto de anos a que Luís Filipe Vieira, agarrou a massa Benfiquista, com uma guerra aberta à corrupção, aos árbitro menos honestos ao FcPorto, Boavista na personificação de alguns dirigentes. Guerra essa que não deu em nada.

Ou melhor, deu votos, deu-lhe 90% dos poucos que votaram, e isso foi o que ele queria.

O histórico do trabalho de Pedro Proença com o Benfica, não deixa margem para dúvidas.

Diz-se Benfiquista, equipou umas épocas pelo andebol sportinguista, é reconhecidamente no meio a omoplata da arbitragem em quem mais Pinto da Costa mais gosta de dar palmadinhas.

Todos nós na Blogosfera antecipámos a sua presença no clássico. Porquê? Porque sendo Benfiquistas - mesmo que há uns meses um adepto menos plácido lhe tenha partido o teclado pelo passado recente de prejuízos!- todos nós sabíamos que era a pessoa ideal para produzir o efeito que se produziu.

Mas o Benfica, que já o ano passado tinha sido prejudicado por este senhor, que viu já esta época, – aliás, viu a nação toda!- por encomenda, como ele colocou o Sporting na final da taça no Jamor, foi incapaz de reagir às arbitragens como outros dirigentes mais experientes fizeram.

A soberba invadiu a Direcção da SAD do Benfica, no tal mandato do sucesso desportivo. Bom, para ser sincero, eu acreditava que seria complicado o Benfica perder uma vantagem de 5 pontos, muito menos ficar com menos 8 pontos nas últimas 3 jornadas. Impensável.

Culpa só dos árbitros? Não. Também houve momentos “estranhos”, mas na realidade esta complacência dos dirigentes do Benfica, transmitia com aquele silêncio todo e a recusa em comentar, a ideia a terceiros, que no fundo havia uma aceitação que … nem por isso tínhamos sido prejudicados. Os Lagartos, não. Disseram e bem que tinham sido prejudicados, e mesmo Pinto da Costa, após a eliminação da Taça, veio meter o dedo na ferida da arbitragem antes de visitar Alvalade.

Ver a figura patética do nosso vice-presidente Rui Gomes da Silva a fazer finca-pé em não comentar arbitragem, só tem relevo, quando comparado com as atitudes de Luís Filipe Vieira. Duas bestas no dirigismo, dois génios na vida profissional. Um na Advocacia, outro na Construção civil.

Esperar pelo discurso pausado de Pinto da Costa ontem, para vir prestar um depoimento confuso, em que mistura um Vítor Proença com um Pedro Pereira, falar que apoiou (a asneira foi essa, não é Vieira, mas olhe que foi avisado!?) o Vítor Pereira, e vir agora pedir, passado 4 jogos evidentes, que o Senhor Proença não volte apitar um jogo do Benfica. Isto é um convite aberto, a vermos de novo o artista, ou já no jogo da taça da Liga, ou contra o Braga ou contra o Sporting.

Da mesma forma como após o jogo na Luz, com os episódios do Túnel o FcPorto atacou forte e feio Vítor Pereira, Hermínio Loureiro e o resto da Liga, agora o Benfica deveria ser agressivo e vir pressionar, porque neste País feito de corrupção e jogadas de bastidores, só pressionando e dando com um murro na mesa, é que se consegue não ser prejudicado.

Mas isso já Luís Filipe Vieira sabia quando presidia o Alverca, e era para Pinto da Costa a omoplata mais querida de todos os submissos e pactuantes Presidentes dos pequenos clubes da nossa 1ª liga.

Quanto a Jorge Jesus, claramente remeto-vos para a opinião do Bola7, homem sábio, experiente e conhecedor dos meandros do Benfica e do futebol Português desde os anos 60. Resumidamente diz ele, ganha muitos jogos mas muito dificilmente vencerá campeonatos no Benfica!

4 comentários:

Nunca embarquei em euforias este ano, nem em conversas de estruturas e plantéis fabulosos que nos preencheram esta época.
Sinceramente para mim só me surpreendeu a série de vitórias com bom futebol que tivemos em Janeiro. O resto... já estou muito batido para ainda me entusiasmar com criancices.
Que me perdoe quem acreditou, mas estou muito azedo.

patriarca disse:


A estratégia do "Ruído dos Pessimistas" NUNCA em tempo algum pode dar resultados para quem PROTEGE ESSA Estratégia e mais grave é que o presidente do Benfica sabe muito bem disso, o que o torna mais IRRESPONSÁVEL, tal como o de CALAR perante claras situações em que SE DEVIA E TINHA ESSA OBRIGAÇÃO de falar.
Quem cala consente, quem cala não quer que os outros saibam os nossos sentimentos, quem cala é conivente nas situações que nos são adversas, quem cala pactua com aquilo que nos fazem, quem cala acobarda-se, quem cala devia ser afastado por negligência ou por incúria, quem cala sabendo que isso nos prejudica é cobardia.

posta mas é o jogo para fazermos um resumo da roubalheira.

Atacar a Direcção e o treinador não é o caminho.

Meu caro, num jogo de futebol há sempre N parâmetros que podem ser analisados. Seja o Benfica a jogar seja uma equipa qualquer. Saber hierarquizar os parâmetros me termos de importância é a "alma do negócio". No Benfica não sabem ou não podem saber, pois só um cego ou muito distraído ainda não percebeu que esta estratégia da Direcção do Benfica só pode ser ditada de fora para dentro, dos Bancos e do Sr.º Joaquim.

Só é respeitado quem se dá ao respeito. Toda a gente sabe disso menos esta escumalha que se locupletou democráticamente com os interesses do Benfica, para os distribuir pelos amigos que os ajudaram a assassinar desportivamente Vale Azevedo. E comprometer o futuro do Benfica.

Temos um passivo gigantesco, uma divida enorme aos Bancos (que cobram juros enormes - 18 milhões no ano passado) e isto foi programado a régua e esquadro para aniquilar o Benfica! Não há hipótese de tirar de lá esta escumalha, porque os bancos viriam logo a seguir pedir a amortização dos empréstimos! e já são mais de 240 milhões de divida contra os tostões que JVA devia... está nas contas aprovadas pela Direcção presidida pelo "bêbado" ...

No resto mais uma vez o treinador irá pagar as favas da incompetência do Sr.º Vieira. É assim há 11 anos...

www.basta2002.blogspot.com

Enviar um comentário