Popular Posts

sábado, 14 de maio de 2011

Um Olhar sobre a Luz - Os insubstituíveis, os dispensáveis, e os que deveriam de estar para chegar!





Pois bem, a presente temporada terminou infelizmente de forma prematura para o Glorioso. Feita a contabilidade da temporada, temos um troféu conquistado e todos os demais fracassados. Preocupante para um Benfica que se quer vencedor, não numa perspectiva de almejar o impossível mas sim na tentativa de recuperar o verdadeiro Benfica.


Chegou a hora de projectar o futuro imediato, tão imediato quanto possível para que se consiga recuperar parte do Benfica dos triunfos, do Benfica à Benfica, sendo que, tal meta só poderá ser alcançada com jogadores... à Benfica!
E aqui entra o instrumento que eu considero que nos tem faltado ao longo da última década e meia, não só dentro das quatro-linhas como também na fora delas (leia-se, secretaria):Benfiquismo!


Posso dizer que ainda sou do tempo em que os sucessivos plantéis do melhor clube português eram compostos na sua esmagadora maioria por atletas nacionais (>75%), sendo que, curiosamente, coincidiu precisamente com o período em que o Clube conseguiu vencer Finais Europeias. Surpreendidos? Eu não. Vou mais longe, para quem desconhece, o Clube teve outrora uma singela alínea nos seus estatutos que proibia a formação de elencos com atletas estrangeiros.


Nos dias de hoje, e é uma tendência que me preocupa sobejamente, temos 8(!) jogadores nacionais entre os 28 que compõem o plantel. E agora pergunto eu: é com estes números que se pretende construir um Benfica à Benfica, um Benfica identificado com os valores nacionais, os valores de sempre?! Primeiramente e antes de se começar a pensar em ganhar consecutivamente, há que lançar bases para que isso seja efectivamente possível, reaproximando o Clube dos seus adeptos, sócios e simpatizantes.


O primeiro passo - e aqui já discutindo a época que nos espera -, há que segurar sem a mais pequena contemplação seja ela de ordem financeira ou de outra índole, os elementos que ilustram esta crónica. São valores seguros, que aportam o sentimento de Ser Benfiquista, podendo com isso transmitir aos demais a responsabilidade que 'têm em mãos' ao envergarem o Manto Sagrado.


Seguidamente, e no pressuposto de não se conseguir por motivos de ordem financeira a permanência definitiva de Eduardo Salvio, Pablito Aimar, Saviola e ainda Óscar Cardozo, deveremos apostar sem quaisquer reservas no mercado nacional, porque é seguramente mais barato, pelos motivos supra mencionados (mística!) e ainda porque está mais do que comprovada a qualidade do jogador português, independentemente de este facto poder vir a custar umas quantas comissões aos comissionistas do costume. Atenção que não defendo, de todo, a venda dos argentinos embora aceite a situação mediante propostas verdadeiramente tentadoras. No que toca ao 'Toto' Salvio, espero que se pare de negociar acima dos 8-10 milhões de euros. Por último surge o caso do melhor marcador estrangeiro da História do Clube, facto que por si só demonstra a qualidade do atleta, não deixando qualquer margem para dúvidas quanto à sua importância no seio da equipa. Contudo, defendo que, para fazer face às complicações de tesouraria que teimam em não nos deixar em paz (muito por culpa das quantias pornográficas que têm sido esbanjadas ao longo das épocas desportivas!) este deve ser o elemento a ser vendido. Não a preço de saldo, é certo, pois ser o melhor estrangeiro de sempre acarreta (ou deverá) uma responsabilidade e estatuto acrescidos. Segue-se então a ilustração daqueles que considero que deverão ser os jogadores a ter debaixo de olho, não devendo o Clube descurar a possibilidade de os integrar antes de se verificarem as saídas acima referidas:






De referir que temos actualmente sob contrato cerca de 70(!) atletas profissionais de futebol nos nossos quadros. O Lema de Ordem deveria de ser 'conter custos' ao invés de, numa temporada como aquela que agora finda, com algumas alienações efectuadas, se ter gasto mais do que efectivamente se recebeu. É de loucos minha gente, de loucos!


Nada de pessoal me move contra alguns profissionais (excepto quando este termo não é levado à risca pelos visados) do Sport Lisboa e Benfica; entendo apenas que futebolisticamente falando foram aquisições completamente descabidas, sem qualquer critério (visível) de selecção - os chamados 'tiros nos pés' que teimam em ser dados, década após década, por esta grande Instituição, a maior do País.Estão neste lote atletas como Roberto, Felipe Menezes, Alan Kardec, Balboa, Férnandez, Fábio Faria, Sidnei, Airton, Jorge Ribeiro e ainda Weldon, que termina contrato este ano. As semanas, os jogos, os minutos teimam em comprovar aquilo que aqui refiro, não tendo estes demonstrado serem qualquer mais-valia efectiva, comparando com as soluções internas e da nossa formação.


Quero terminar não sem antes reiterar a importância que este tema tem no sucesso desportivo do Clube. Sem uma harmonia entre aqueles que são os verdadeiros valores da Nação e do Sport Lisboa e Benfica e aqueles que, não tendo qualidade para representar tamanha instituição teimam em pulular no relvado da Luz, os almejados títulos consecutivos não surgirão meus amigos, simplesmente, não surgirão!






P.S. - Um aparte final aqui para nós que ninguém nos ouve ou lê: e para quando uma limpeza na SAD, pontapeando de lá para fora aqueles que teimam em ter não só, amores distintos do comum Benfiquista, como também alguma incompetência gritante para os cargos que ocupam e funções que desempenham?! Fica a nota...

7 comentários:

Na globalidade é uma crónica que eu concordo, principalmente em relação aos jogadores portugueses no plantel.
O SLB necessita de uma politica completamente distinta da que tem vindo a seguir...pois só os jogadores portugueses, tirando raras excepções, puderam ter a alma benfiquista tão falada e desejada. Teremos que ser muito mais objectivos em relação a contratações e contratos de trabalho...e principalmente dar mais oportunidades a formação encarnada...dando espaço para 1/2 jogadores da cantera por época desportiva...de certeza que nos iríamos surpreender.

O Salvio tem ofertas maiores do que a opção de compra que o Benfica tem com o Atlético.

Abraço

Enverede-se por outro caminho, pois então.

Abraço!

nao esta mal visto...mas e sempre mais facil julgar depois! no principio da epoca todos estavam a dizer que esbajamos 2M no emprestimo do Salvio que nao tinha ritmo europeu! O Roberto e bom guarda redes , foi mal lancado no Benfica... O weldon nao foi um bom suplente enquanto houve aposta ! O sidney e bom jogador nao entendo a birra com esse jovem de 21 anos e o mesmo vai para Airton! E preciso saber ver de onde a fraquesa esta! E estes nao passaram de besteais a besta!

Este é um ponto de vista fundamentado claro, mas eu pergunto quantos jogadores da ''cantera'' tem o Chelsea Inter , Milão ou Real nas suas fileiras muito poucos , o que interessa quanto a mim são jogadores bons e profissionais, mas isso custa muito dinheiro, e todos sabemos quem domina o mercado Português com corrupção à mistura, mas dominam o mercado.

Quanto aos jogadores da formação, deixo aqui uma ideia, Lisboa tem muitos clubes, nomes históricos, que noutros tempos, foram grandes a sua maneira.

Posto isto, não era uma boa ideia o SL Benfica emprestar 3/4 jogadores a esses clubes, por duas épocas salvaguardando a opção de o chamar a si no mercado de verão. Duas épocas para dar estabilidade ao jogador e ao próprio clube que o recebe!!

Os clubes de que falo são o Atlético, o Barreirense, o Estoril Praia,e, o próprio Belenenses..3/4 jogadores neste quatro clubes representa 12 a 16 jogadores que sairiam do clube, mas não necessariamente do centro de estágio, podendo ser acompanhado pelos nosso psicólogos e restante equipa de apoio, e assim não haveria uma falta de descuido e desatenção por parte do SL Benfica com os seus jovens valores(o que tem acontecido muito frequentemente). Assim contornava-se a ausência de uma equipa B, é uma solução alternativa.

Quanto aos casos como seriam por exemplo o do Roderick, aí sugiro o empréstimo a equipas que estejam na LIGA e que estejam mais ligadas ao SL Benfica, casos como o Paços, o do Guimarães, bem como de outros jogadores que tenham potencial, mas não tem margem para estar no plantel principal. Pois aqui, se fossem as vedetas, como é o caso do David Simão, poderiam não só ter direito a uma pré-época, ou então o Benfica valorizar o seu activo transferindo para outra equipa, recuperando os gasto da formação!!!

Não concordo que se critiquem jogadores como "tiros nos pés", até porque Kardec fez uma pré epoca espectacular, quando o regresso de cardozo perdeu lugar, Airton a defsa direito? completamente queimado, Weldon o ano passado foi vital no titulo, este ano jogou 30 minutos, Sidnei e Fabio Faria praticamente n tiveram hipoteses, Sidnei esteve parado o ano passado praticamente todo, e o Balboa por muito que me custe dizer isto.. só jogou 5 jogos em ano de adaptação.. E este ano até esteve bastante bem.
Quanto a atletas Portugueses, basta não andar de okhos tapados.. há muitos que poderiam encaixar em posições que este ano nos faziam muita falta! João Ribeiro, Candeias, Bruno Gama...

Enviar um comentário