Popular Posts

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Twente 2 - 2 Benfica playoff LC Jogo em chamas


Twente 2 - 2 Benfica

Playoff da Liga dos Campeões ( 1ª mão)

16 - 08 - 2011





Crónica chama gloriosa por phant

Empatar fora numa eliminatória a duas mãos - ainda para mais fazendo 2 golos - tem de ser considerado um bom resultado, mas as indicações deixadas hoje pelo Benfica voltam a reforçar a opinião que o controlo emocional não é um dos pontos fortes dos comandados de Jesus. Mais uma vez, e à semelhança do que aconteceu em Barcelos, a equipa volta a consentir um golo num momento em que a vitória estava perfeitamente ao alcance, alicerçada, diga-se, nas mãos de ferro de Artur Moraes que foi defendendo o possível e o impossível.

Mas vamos ao jogo. O Benfica apresentou-se em Enschede sem Saviola, mas com Cardozo entre os titulares, organizado no seu habitual 4x1x3x2 já que Aimar procurou pressionar quase sempre na linha dos avançados. Ainda os adeptos se ajeitavam nas bancadas e já os encarnados criavam perigo através de Nico Gaitán. Após ultrapassar 3 adversários, e com alguma sorte na forma como se desembaraçou deles, o argentino ficou na cara de Mihaylov e disparou forte de pé esquerdo para boa defesa do guarda-redes búlgaro. Estava dado o primeiro aviso e o Benfica parecia estar na Holanda com vontade de discutir o jogo. E discutiu mesmo, apesar de ter sido o Twente a colocar-se em vantagem. À passagem do minuto 6, Luuk De Jong respondeu a uma boa solicitação de Landzaat e, beneficiando da liberdade concedida pelos defensores encarnados, rodou sobre Maxi Pereira e disparou de pé direito para o fundo da baliza de Artur. Excelente definição do jovem holandês e Tukkers na frente. O Benfica pareceu algo abalado com o golo e o jogo foi seguindo o seu curso sem grandes momentos de interesse até que, decorridos 21 minutos, surgiu o empate. Roubo de bola de Aimar já no meio campo contrário, bola para Cardozo e o paraguaio, ainda a alguma distância da baliza, a disparar com a parte interior do pé esquerdo para o poste mais distante da baliza de Mihaylov. Excelente golo do Tacuara, pleno de intenção, a responder como melhor sabe à confiança nele depositada por Jorge Jesus. Logo no minuto seguinte, porém, o Twente voltou a assustar. Com Maxi distraído e a ignorar a referência à sua frente para o fora de jogo, Landzaat apareceu na cara de Artur e proporcionou ao guardião brasileiro a primeira intervenção decisiva da noite. Mesmo assim, a tendência do jogo pareceu mudar. O Benfica estava agora mais afoito e acabou mesmo por conseguir colocar-se em vantagem com o espanhol Nolito a continuar a sua saga de golos - são já 4 em 4 jogos oficiais. Após bom trabalho de Cardozo e Gaitán na esquerda, Witsel apareceu liberto em plena área e, nada egoísta, colocou a bola de bandeja para Nolito empurrar e consumar a reviravolta. Boa jogada colectiva, beneficiando da completamente ultrapassada marcação individual dos holandeses, e o Benfica estava na frente. O Twente, ainda assim, não se rendeu. Ainda antes do intervalo, primeiro Bryan Ruiz, e depois Landzaat, obrigaram Artur a responder com duas excelentes intervenções a remates de fora da área (livre directo e resposta a uma segunda bola).

No segundo tempo a formação da casa continuou à procura do empate e Co Adriaanse lançou Mark Janko, retirando Landzaat e recuando De Jong para a linha dos médios ofensivos. E a verdade é que a formação de Enschede foi criando problemas aos encarnados. As oportunidades foram-se sucedendo e só a formidável exibição de Artur - com um livre lateral à parte - evitou que o Twente chegasse ao golo mais cedo. Jesus mexeu no jogo, retirou o desinspirado Gaitán para colocar Rúben Amorim, mas a equipa nunca conseguiu controlar a partida na segunda parte, concedendo inúmeras oportunidades ao adversário. Ainda assim, o Benfica ia encontrando espaços para incomodar no ataque, mas foi mesmo a formação da casa a conseguir o empate. O rápido e bastante mexido Ola John, após ter dado um primeiro aviso, desfez-se de Maxi Pereira sem dificuldades e cruzou para a área para Bryan Ruiz aparecer a finalizar de cabeça, perante um desamparado Artur. Os jogadores benfiquistas ainda pediram falta sobre Emerson (protestos, na minha opinião, justificados), mas Undiano Mallenco manteve-se irredutível. Estava feito o empate. Nessa altura já Saviola tinha substituído Aimar e até ao final da partida Jorge Jesus ainda introduziu Matic no lugar de Cardozo, procurando manter o resultado. A derradeira oportunidade da partida pertenceu a Nolito que, bem servido por Saviola, permitu uma excelente defesa a Mihaylov quando se encontrava totalmente liberto na meia esquerda.

Nota positiva para os desempenhos de Aimar - a classe habitual à qual juntou uma grande utilidade defensiva -, Cardozo - que regressou em boa altura fazendo um jogo esforçado, bastante participativo e coroado com um importante golo - e para Nolito que continua a superar expectativas através do excelente momento emocional que atravessa (motivação, confiança -> superação desportiva). Destaque óbvio, também, para Artur que com uma mão cheia de intervenções decisivas foi fundamental para o alcançar de um resultado positivo. Colectivamente há ainda muito a fazer (mais uma vez dificuldades na cobertura da zona central do meio-campo defensivo) e Jorge Jesus deve ter a clara noção de que o Benfica necessita ainda de adquirir uma maior capacidade de controlar os jogos e uma maior consistência competitiva e emocional. Para a história fica o empate a duas bolas, havendo para a semana tira-teimas na Luz, com a certeza que serão os da casa a entrar em vantagem no jogo. Marcar presença na fase de grupos da Champions League é, agora, praticamente obrigatório.



video com resumo Twente 2 - 2 Benfica




relatos dos golos do jogo Twenre 2 - 2 Benfica

Relato golo Cardozo 21 minutos

Relato golo Nolito 35 minutos
http://www.box.net/shared/b9bv4mdnq61lenpnat39


fotos da partida













capas jornais





jogo Twente 2 - 2 Benfica para download
http://chamagloriosa.blogspot.com/2011/08/twente-benfica-para-download.html

2 comentários:

PERGUNTO EU...PARA QUANDO A AQUISIÇAO DE BRIAN RUIZ!?8 MILHOES Q É O Q O TWENTE PEDE PARA O LIBERTAR...N SEI DO Q O BENFICA ESPERA PARA IR BUSCAR UM FINALIZADOR E TECNICISTA DOS MELHORES NA EUROPA...ESTAO A ESPERA Q OS CORRUPTOS VENDAM O FALCAU E VAO BUSCA-LO!?TA NA HORA DE ACORDAR SE QUEREMOS TER UM DOS MELHORES FINALIZADORES DA ACTUALIDADE!

Moro em Moçambique e é através deste blog que consigo obter os jogos todos do nosso clube e seguir mais de perto este paixão encarnada.
Mantenham o excelente trabalho.
Saudações benfiquistas

Enviar um comentário