Popular Posts

domingo, 21 de agosto de 2011

Benfica 3 - 1 Feirense 2ª jornada JOGO EM CHAMAS

Benfica 3 - 1 Feirense

2ª jornada Liga ZON Sagres

20 - 08 - 2011




Crónica chama gloriosa por phant

Depois do empate em Barcelos ter significado uma entrada em falso no campeonato, o Benfica via-se obrigado a vencer o Feirense no Estádio da Luz e a verdade é que, com maior ou menor aperto, esse objectivo foi conseguido. Jorge Jesus promoveu a estreia de Capdevila em jogos oficiais - Emerson ficou na bancada - e deixou Axel Witsel no banco, organizando a equipa no habitual 4x4x2 com 3 médios ofensivos (ou 4x1x3x2). Um onze claramente de pendor ofensivo.

O jogo iniciou-se de forma bastante morna com os primeiros 10 minutos a serem repartidos entre as duas equipas. O Benfica tentava impor as suas acções ofensivas e o Feirense ia-se defendendo sem, no entanto, sentir grandes dificuldades. Até que, à passagem do minuto 12, surgia o primeiro aviso dos encarnados. Livre lateral de Nico Gaitán na direita com a Javi Garcia aparecer ao segundo poste a dar para trás, e Saviola, completamente liberto, apenas a conseguir emendar para a malha lateral. Boa oportunidade desperdiçada pelo argentino. 2 minutos mais tarde, porém, o Benfica chegaria mesmo ao golo. Lançamento lateral executado de maneira longa por Maxi Pereira (mais uma vez a bola parada), desvio de Cardozo ao primeiro poste e Nolito a rematar para o fundo da baliza e a bater um desamparado Paulo Lopes. Mais um golo do espanhol, na verdade o quinto consecutivo, feito que lhe vale a entrada directa na história do clube igualando o record de Eusébio, que marcou nos cinco primeiro jogos que disputou com a camisola do Benfica. Em vantagem os encarnados pareciam embalar para uma exibição tranquila e bem conseguida e prova disso foram as sucessivas oportunidades que foram aparecendo durante a primeira parte. Aos 18 minutos surgiu uma das mais clamorosas. Transição rápida conduzida por Saviola (após toque magistral a deixar para trás um adversário), abertura para Nico Gaitán na direita e o jovem argentino a flectir para o meio antes de disparar de pé esquerdo, levando a bola a embater com estrondo no poste direito da baliza de Paulo Lopes (que ainda terá desviado com a ponta dos dedos). Pouco depois, mais uma boa chance. Jogada de insistência de Pablo Aimar pela meia esquerda, grande classe no tirar de um dos defensores da frente e remate pronto de pé direito para grande defesa do guardião contrário com a ponta dos dedos. Mais tarde, foi a vez de Nolito a tentar mais um golo numa boa jogada individual, mas a verdade é que ele acabaria por não chegar até ao intervalo. Os jogadores regressavam às cabines e o marcador registava um lisonjeiro 1-0 para os da casa.

A etapa complementar podia ter mantido a mesma toada, não fosse o golo de Rabiola ter aparecido e proporcionado uma segunda parte de nervos para os 35800 adeptos que marcaram presença no Estádio da Luz. Após um canto batido à maneira curta, o jovem avançado aproveitou a distracção da defensiva encarnada e empatou a contenda com uma bela cabeçada, sem dar a mínima chance a Artur. A partir deste momento o jogo mudou. O Benfica estava agora demasiado ansioso e a equipa de Santa Maria de Feira ia crescendo no jogo e causando problemas no ataque, colocando mesmo Artur à prova. Jorge Jesus, rapidamente retirou Nico Gaitán - hoje uns bons furos acima dos últimos 2 jogos - para colocar Witsel na meia direita, mas o jogo teimava em continuar emperrado. E foi apenas quando o relógio marcava 75 minutos que o Estádio da Luz pôde finalmente respirar de alívio. A garra e o querer de Maxi Pereira na direita permitiram ao uruguaio ultrapassar dois adversários e cruzar para o coração da área, onde apareceu Oscar Cardozo a desviar para o fundo das redes. Grande jogada do guerreiro Maximiliano e golo importantíssimo do Tacuara a desbloquear um jogo que se tinha tornado, subitamente, bastante complicado. E assim permaneceu até final. O Feirense nunca se encolheu e acreditou sempre num resultado positivo, chegando mesmo a desperdiçar uma oportunidade clamorosa através de Jonathan. Ainda assim, o último grande momento da noite estava reservado para os da casa e para o pé esquerdo de Bruno César. Já em campo depois de substitur Aimar - minutos depois seria a vez de Enzo Pérez substituir Nolito - o brasileiro fez jus à alcunha de "chuta-chuta" e bem servido por Witsel desembaraçou-se de 3 adversários e disparou cruzado e forte do lado esquerdo fazendo o golo da tranquilidade já ao cair do pano. Um tiraço do ex-jogador do Timão e um golo de belo efeito a colorir uma segunda parte nervosa e acinzentada no Estádio da Luz .

Destaque, mais uma vez, para Pablo Aimar. Belíssima exibição do argentino, um verdadeiro maestro no meio campo encarnado, bem acompanhado no ataque por um irrequieto Saviola que voltou a dar sinais bastante positivos. Também Cardozo e Nolito se mostraram novamente decisivos, o espanhol pelo estado de graça emocional que o tem conduzido a um início de época acima das expectativas , e o paraguaio pela proximidade que quase sempre garante com o golo (assistiu e marcou!). Nota menos positiva, no entanto, para a abordagem colectiva da equipa em momento defensivo. O Feirense conseguiu aparecer inúmeras vezes com a bola controlada no espaço entre sectores, apenas com a linha defensiva pela frente, criando problemas e intranquilidade. Se o pressing e a reacção à perda da bola não sofrerem um incremento efectivo de qualidade, Jorge Jesus devia pensar numa forma de tornar a equipa mais compacta e segura, talvez com uma aposta definitiva no talento de Witsel abdicando, para isso, de um dos avançados. Desta vez, a equipa teve arte e engenho para sair de uma situação comprometedora, mas se estes e outros problemas - consistência competitiva e emocional - continuarem, o mais certo é a formação benfiquista vir a sofrer alguns dissabores no futuro (tal como sofreu em Barcelos). Para a história fica o 3-1 final e a primeira vitória benfiquista no presente campeonato. Já no início da próxima semana segue-se a Champions.

video com resumo Benfica 3 - 1 Feirense



relatos dos golos do jogo Benfica 3 - 1 Feirense

Relato golo Nolito 17 minutos

Relato golo Cardozo 75 minutos
http://www.box.net/shared/jv5q2lb6r1ojl61pogbt

Relato golo Bruno Cesar 90 minutos
http://www.box.net/shared/1x26ciz6ezvvmd36kk6t

fotos da partida































capas jornais






0 comentários:

Enviar um comentário