Popular Posts

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mudança de hábitos profissionais.

Incapacidade.

É esta a razão da retirada do Estatuto de Director de Desportivo na prática a Rui Costa.
Para lá dessa função o mesmo acumula a de Administrador de Futebol da SAD, e pelos vistos não andou a fazer nem uma nem outra bem.
Por esta razão, entra António Carraça, homem com a idade suficiente para meter ordem no Balneário, porque não tem uma relação de saídas nocturnas com os jogadores e, porque porventura terá uma forma de agir menos espalhafatosa nos túneis.
Libertará também Jorge Jesus, dessa sua incapacidade de gerir relações humanas, dito isto por quem viveu o balneário nesta sua 2ª época no Benfica.
De facto, Rui Costa tem a atenuante de ter tido um ano muito complicado a nível pessoal, com a sua situação marital a afectar o seu rendimento psicológico e, por inerência as sua obrigações profissionais.
De um desempenho menos bom como Director Desportivo, que se explica por ter ainda com alguns jogadores do plantel uma relação de camaradagem de "slips suados a dizer mal do Mister" (não deste mas do outro) e das saídas nocturnas. Claramente a transição não foi perfeita, para lá disso, Rui Costa é uma pessoa boa, sentimental e pouco fria, razão pela qual, o regabofe que foi o balneário este ano, não se pode repetir no próximo.
Aliás, Rui Costa não estava capaz de fazer o correcto desempenho das duas funções, com vários jogadores colocados por empréstimo em outro clubes, a afirmarem que nunca foram contactado pelo responsável(o último caso foi o Fábio Faria), que neste caso é o Rui e, sinceramente isso mostra desleixo.
Passar os dias a aparecer às tantas e a fumar cigarros sem nada resolver, resultou no último caricato caso, que se julgava já resolvido, falo do caso Yebda (outro que jurava que nunca tinha recebido um telefonema do Rui Costa), dado pela imprensa como tendo sido já vendido em Maio ao Nápoles que teria accionado a cláusula de compra na ordem dos 2,5M€, mas que, pelos sinais vindos de Itália, nada disso aconteceu.
Rui costa tem que se profissionalizar. Tem que agir como um executivo que negoceia e gere milhões, tem, de facto que mudar a sua postura em relação a essa imensa massa humana, que são os quase 40 jogadores do Benfica que irão ser emprestados.

Dividem-se assim as funções de gestão e consultoria desportiva; António Carraça tem uma pasta de aproximadamente 25 "activos presentes" no Seixal, Rui Costa terá uma pasta de "activos ausentes" espalhados por vários clubes, e que convém quinzenalmente (pelo menos) contactar com eles e mostrar que o Benfica os segue e está atento aos seus desempenhos.

Depois lá de vez em quando fará aquilo que é bom, uma apresentação ou outra.

P.S. Em relação ao caso Yebda, ainda à procura de ser vendido ou colocado, o Nápoles parece que desistiu do rapaz, havendo em Itália outras equipa que irão mendigar por um empréstimo. De França, parece que há quem o queira. Psg, Marselha e Bordéus. Podem ler aqui.

1 comentários:

É facto que grande jogador não significa ser grande noutras "áreas" da vida.
Até como pessoa!
Já tinha defendido isso em contraposição a quem via o Rui como o "Grande Timoneiro" do futuro!
A ser verdade o que o post diz, infelizmente, eu tinha razão.
Espero que seja tudo mentira, embora mantendo para memória futura que um grande jogador não "faz" automáticamente um grande dirigente!

Enviar um comentário