Na baliza, creio não haver motivos para mexer neste lugar. Roberto é o titular indiscutível, Júlio César uma sólida segunda escolha e Moreira, já a caminho do final da carreira - infelizmente os joelhos não quiseram - como terceira opção, serve perfeitamente.
No sector defensivo, eu apostaria no regresso de Miguel Vítor - difícil, eu sei - em detrimento de
Roderick Miranda - demasiado "verde", iria rodar; Wass para substituto de Maxi Pereira, e Taiwo para o lugar de Fábio Coentrão - inevitável, infelizmente a sua venda. De resto, a solidez e liderança de Luisão, a tranquilidade de Sidnei e um Jardel a discutir com Vítor o lugar de terceiro central.
No centro do terreno, mais atrás Javi Garcia e Airton, dão mais que garantias. Como organizadores, Bruno César (bom jogador), Martins e ainda Aimar, no seu último ano de contrato. Lugar ainda para David Simão, está na hora de apostar-se nos jovens que o CFC produz, quanto mais não seja devido às regras da UEFA. Nas alas, os "velhos" conhecidos Gaitán e Salvio - tem de ficar, dê lá por onde der, quem deu 5M por Bruno César tem de dar 8M pelo argentino - e ainda o reforço Nolito, que me parece uma excelente contratação, bem "sacada" a custo zero.
Quanto a Nuno Coelho e Matic, não creio que sejam jogadores para o Benfica, por isso, não os incluo no plantel. Acho que são contratações desnecessárias.
No ataque, as permanências de Cardozo - se possível - Saviola e Jara. Apostaria no regresso de Nélson Oliveira, pelas razões do David Simão. Rodrigo Mora julgo que será uma boa 4ª escolha, discutindo com Jara um lugar no ataque.
Do quadro de jogadores que fizeram parte do plante esta época, sairiam: Roderick (empréstimo), César Peixoto, Luís Filipe, Fábio Faria (empréstimo), Fernandéz (inqualificável contratação), Menezes (sem qualidade alguma para representar o Benfica), Kardec (empréstimo), Nuno Gomes (obrigado por tudo, capitão!) e Weldon (obrigado pelos golos no ano passado). Quanto ao restantes jogadores emprestados, tentaria que todos os jogadores com mais de 22/23 anos saíssem do Benfica (Zoro, Balboa, etc), com o menos custo possível. Os restantes seriam alvo de uma análise rigorosa, sendo que Miguel Rosa, Oblak e Rodrigo - mais tarde farei uma análise mais em pormenor sobre os emprestados do Benfica, que rondam os 40(!) jogadores - por exemplo, seriam de manter nos quadros do clube.
Será pedir muito?