Popular Posts

terça-feira, 8 de março de 2011

É em 19 de Março ou nunca!


No dia 19 de Março de 2011, um capítulo novo terá forçosamente de se escrever nas páginas adulteradas do futebol Português dos últimos 25 anos.

A hegemonia que patenteou o FCP ao longo desse período, algo que o levou a sistematicamente estar presente na Liga do Campeões, só foi possível pelo poder que as grandes Associações de Futebol do norte, tinham nas decisões do futebol nacional.

Ao terem 55% da decisão de voto, praticamente controlavam e manipulavam a seu belo prazer, tudo no futebol nacional.

As revelações que o dossier “Apito Dourado” veio trazer, como se pode constatar pela banda sonora disponível no YouTube, e que, o poder a Norte lhe custa tanto a ter que ser confrontado, pouco alteraram este novo panorama nacional nos últimos 3 anos.

O ano passado fomos Campeões porque realmente fomos muito melhores, e mesmo assim, foi motivo para o ressurgimento da aliança Porto – Braga, com a clara dedicação transpirada do Porto, na tentativa de levar o Braga a ser campeão.

A nossa vitória, a imagem da nossa força nos festejos do Marquês assustaram o “sistema” o que os levou a reagir.

O “sistema” mantém-se vivo, aliás, cresceu com o inexplicável apoio de Luís Filipe Vieira a Fernando Gomes na candidatura a Presidente da LIGA, mas, a obrigatoriedade da adequação dos estatutos da FPF que a tornará legal (está ilegal desde 2008) face à lei e a recuperação do seu estatuto de utilidade pública, veio mexer com os poderes subterrâneos ainda activos no nosso futebol.

Até ao dia 3 de Março, altura em que foi recebida a carta da FIFA, em que esta, de forma liminar dá como prazo final a aprovação dos novos estatutos na reunião de 19 de Março, as Associações de Futebol do Porto, Braga e outras correligionárias pensavam que o sistemático adiamento da decisão, ora por isto, ora por aquilo, não as faria perder o poder que permitiu ao longo deste tempo todo, projectar transversalmente o FCP para a primeira posição nacional, e quem o Porto quisesse, para o 2º lugar da classificação. Foi esta situação de conforto que, levou o Sporting a estar neste momento na situação que está. As santas alianças dão nisto!

Prestes acabar este reinado, e terá forçosamente que acabar, ou então o FCP perde a sua sistemática fonte de receita Europeia o alerta disparou na teia do poder.

As Associações que não querem perder o poder nas decisões da Arbitragem, ainda tentaram promover outras formas de controlo antes da recepção da dita carta que lançou o pânico na torre das antas, alertados que foram, pelo seu enviado e conhecedor nestas coisas da FIFA, o Guilherme Aguiar.

O homem avisou ontem na TV que chegando a este ponto, da carta com o timbre e a caligrafia da FIFA, o caso é grave e Lourenço Pinto pouco ou nada mais pode fazer!

Os novos estatutos da FPF só não foram aprovados porque as associações do Porto e de Braga querem Paulo Costa no comando do novo Conselho de Arbitragem da FPF, mas atrasar mais a decisão provocará o caos a Norte.

Assim o Sistema, necessitou de tranquilizar o clube nortenho com a possibilidade, de já ficar praticamente decidida a conquista deste título nacional, factor que o permite encarar o futuro imediato pelo menos com mais folga.

Carlos Xistra, pela nota que teve no Nacional-Sporting, não poderia avançar para apitar o Braga-Benfica. Havia outros internacionais que o poderiam fazer, mas a solução encontrada pela arbitragem nacional, foi juntar ao “Xistrema”, os auxiliares capazes de ao primeiro descuidos, desequilibrarem os pratos da balança em prejuízo do Benfica.

Daqui para a frente o cenário é por todos conhecido.

A ausência de Hulk, as queixas do Guimarães ao avolumado número de cartões mostrado no Porto-Guimarães a somar com um off side escandaloso que no começo empertigado do Guimarães no referido jogo, poderia catapultar o mesmo para um resultado problemático que afectaria a classificação nacional, foram a - provavelmente – última acção de benefício que o sistema arranjou antes da referida carta da FIFA que obriga à morte anunciada do Sistema.

O Benfica nomeadamente o seu Presidente, cometeu vários erros de percurso, sendo que o apoio a Fernando Gomes, foi talvez o menos explicável sabendo-se de antemão que ele era a antecipação no Verão de 2010 a tudo isto que está acontecer no panorama do futebol interno.

Após o mau começo, aliado à “técnica antiga do sistema prejudicar o Benfica no começo do campeonato para que o porto ganhasse uma décalage confortável para o resto da competição”, o Benfica, tem ainda várias competições que o projectam para uma época em que, para lá dos bons resultados e exibições ultimamente conseguidos, tem a possibilidade de conseguir resultados ímpares, podendo e devendo apostar tudo no retorno às finais Europeias.

Os adeptos estão com a equipa e treinador, o apoio continuará, porque todos nós reconhecemos o valor demonstrado nos últimos jogos. Contem connosco!

E se, este foi o último campeonato ganho nos bastidores pelo sistema, e se, a reunião de dia 19 de Março levar a que os novos estatutos sejam aprovados, então talvez, uma nova época de justiça desportiva possa começar já em 2011/2012, mas atenção “Benfica”, comecem a próxima época com tudo, porque mesmo assim, estes sucessivos atrasos que têm ocorrido para aprovar os estatutos, podem ter possibilitado ao “sistema” o implementar de novas formas de agir, e lembrem-se nunca confiando até porque o Nandinho das facturas, está onde está.

Um Abraço do Papoila Calmante

P.S. Luís Filipe Vieira, deixe os negócios e as suas amizades com os Salvadores e Oliveirinhas do nosso futebol para segundo plano, e dedique-se a defender os interesses do Benfica em 1º lugar. As suas palavras no final do jogo do Braga, são como um laxante para cagões!

4 comentários:

Fantástico post

BENFICA SEMPRE!!

Cumprimentos

Bom artigo sem dúvida. Penso que por mais que a AFPorto venha a queimar tempo isto irá ser resolvido dia 19. Até acredito que a AFPorto não vote favorável mas mesmo assim os restantes aprovem...

Quer fazer troca de links? Eu ser seu seguidor e voce ser meu seguidor.

Responda no meu blog http://benditasortedeserbenfica.blogspot.com/

Enviar um comentário