Popular Posts

quarta-feira, 9 de março de 2011

Estudo do Adversário - Paris St. Germain


Na reedição do confronto de há 4 anos, também nos oitavos-de-final, Benfica e Paris St. Germain defrontam-se esta quinta-feira para a Liga Europa. Mais uma vez, e na sequência do que foi feito para o Estugarda, deixo a seguir um pequeno estudo da equipa parisiense para que todos fiquemos mais familiarizados com o adversário que teremos de ultrapassar para continuar a sonhar com a Europa. Não deixem também de ler a excelente análise do Rui Malheiro à equipa francesa.


 
Organização ofensiva

- Equipa organizada em 4x4x2 clássico, tendo o 4x2x3x1 como sistema alternativo. Exibições consistentes nos últimos jogos, embora nem sempre com a vitória como resultado. Clara primazia às provas nacionais onde, nesta altura, ocupam a quinta posição na Liga francesa a cinco pontos do líder Lille. Equipa com boa vocação ofensiva, com as alas a serem usadas como a grande arma na construção de jogo. Competentes em 3ª e 4ªfase com grande dinâmica na ala esquerda, onde o brasileiro Nenê - a grande figura da equipa - já leva 16 golos e 5 assistências na temporada.

- Na 1ª fase a construção de jogo curto ocorre com o primeiro passe a sair para um dos centrais (normalmente Sakho). Quando optam pela saída de bola através de pontapé longo, Hoarau é usado como a grande referência, aproveitando o seu bom jogo aéreo para solicitar os colegas nas suas costas. Em 4x2x3x1, Erding actua como único avançado pelo que é ele, normalmente, o jogador chamado a disputar este tipo de lances.

- Na 2ª e 3ª fase a preferência vai para um futebol apoiado com grande propensão para sair a jogar através dos corredores laterais. Os centrais gostam de jogar com os defesas laterais para que estes corram com bola e combinem com os alas do seu lado, desenvolvendo assim o jogo atacante da equipa. Em alternativa, a saída de bola pode ser feita com um dos médios (Makelele/Chantôme) a baixar no terreno para oferecer linhas de passe aos colegas mais recuados, dando depois seguimento ao jogo em largura.

- Normalmente um dos médios-centro (quase sempre Chantôme) aparece bem no ataque em incursões com e sem bola, tendo capacidade para surpreender no último terço (finalização). Na direita, Giuly é um extremo puro, fazendo muitas vezes "campo grande" e imprimindo grande velocidade ao jogo. Maurice tem um estilo parecido. Do outro lado, Nenê domina todo o tipo de comportamentos típicos de um extremo e consegue aliar à sua grande capacidade técnica e poder no 1x1, um excelente remate de pé esquerdo. Aparece, ainda, várias vezes em zona de finalização fora da sua posição natural em grandes diagonais da esquerda para o meio (atenção).

- Hoarau, parecendo um jogador com pouca mobilidade devido à sua altura, tem capacidade para criar problemas no último terço do terreno e em situações na grande área (cabeceamento). Erding é mais móvel e trabalhador.


Transição Defesa /Ataque

-
Mudança de atitude média. A maior ameaça está nas saídas através de um futebol mais directo com a colocação de bolas em profundidade para Giuly, aproveitando as diagonais do veterano francês (segundo golo ao Sochaux). Quando isso não é possível, dão início à posse de bola com Chantôme a ter algum protagonismo (capacidade para progredir rapidamente em posse). Mais uma vez, primazia aos corredores laterais (Nenê solicitado muitas vezes).

Organização Defensiva


- Equipa organizada, normalmente, num bloco médio. Procura da posse de bola através de uma zona pressionante que, por vezes, parece pouco agressiva, mesclando períodos de passividade onde apenas procura manter o bloco compacto, com períodos de grande agressividade onde o objectivo é provocar o erro e tirar partido das transições rápidas (jogo fora com o BATE - várias recuperações com saídas muito rápidas).

- A defesa parece bastante consistente, com Armand agressivo e seguro nos duelos individuais e Sakho dominador pelo ar e difícil de ultrapassar no 1x1. Ambos bons tecnicamente e certos em posse. Camara mais inconsistente, abusa do jogo directo se pressionado. Os laterais serão a zona mais frágil da defesa devido à forte vocação ofensiva e a alguns erros individuais (Tiené vs Auxerre). Linha defensiva bem coordenada, fazendo uso estratégico do fora de jogo. 


Transição Ataque/Defesa

- Boa reacção global à perda de bola, mas com algumas debilidades nos corredores laterais. Nenê e Giuly são, normalmente, algo lentos a recuperar, pelo que a equipa defende muitas vezes com apenas 5/6 jogadores em transição. Explorar este ponto, potenciando situações de isolamento dos extremos na ala.

- Os laterais podem estar posicionados muito alto no campo, pelo que existirão espaços nas costas para explorar em transição ofensiva. Chantôme muito agressivo em momento defensivo, óptima recuperação e bom sentido posicional.

Bolas paradas - favor

- Livres laterais batidos por Nenê. Boa precisão no cruzamento. Normalmente, 5 jogadores atacam a bola na diagonal: Hoarau, Erding, Sakho, Armand e Giuly. Chantôme fica na entrada da área para a segunda bola; O médio mais defensivo coloca-se mais atrás; dois laterais os jogadores mais recuados. Livres frontais batidos também por Nenê, normalmente em jeito por cima da barreira. Jallet também costuma ter algumas oportunidades, batendo mais em força.

- Cantos executados por Nenê. Mais uma vez, colocam 5 jogadores na área: Hoarau, Erding, Armand, Sakho e Giuly (aparece ao segundo poste - primeiro golo frente ao Nice); Combinações bastante possíveis com Giuly ou outro jogador a aparecer no apoio (terceiro golo ao Nice).

- Equipa não muito alta (apenas Hoarau e Bodmer chegam ao 1,90 com Sakho a ficar pelos 1,87), mas com capacidade para criar perigo na sequência de lances de bola parada (golos de Armand ao Toulouse e ao Nice, e de Sakho ao Sochaux)

Bolas paradas - contra

- Nos livres laterais colocam 2 jogadores na barreira, Chantôme fica na entrada da área e Giuly mais na frente para a transição rápida. Restantes marcam individualmente. Nos livres frontais mais próximos da baliza colocam 5 jogadores na barreira (normalmente não saltam). Se a falta for a 25/30m colocam apenas 3. Defendem com todos os jogadores junto à área.

- Nos cantos colocam Nenê no primeiro poste; Erding fecha espaço entre a pequena área e o primeiro poste; Jallet fecha na entrada da área; Chantôme e Giuly ficam mais avançados para iniciar a transição; restantes jogadores marcam homem a homem.

- Dada a pouca altura da equipa podem ter algumas dificuldades em lidar com as bolas paradas do Benfica. Luisão, Cardozo, Sidnei e Javi Garcia podem aproveitar para criar perigo.

Outras observações

- Antoine Kombouare decidiu poupar quatro habituais titulares para a deslocação a Lisboa, pelo que Makelele, Jallet, Giuly e Hoarau não vão alinhar na primeira partida. Clément, suspenso, também não poderá jogar.  Com estas ausências já confirmadas a equipa parisiense deverá alinhar no seu 4x4x2 habitual, com Bodmer e Chantôme no centro do meio campo e Nenê e Maurice nas alas.  Na defesa Ceará substituirá Jallet e na frente Erding e Luyindula deverão entrar de início.

- Equipa a fazer uma boa época. Disputa dos primeiros lugares na Liga Francesa e presença nas meias-finais da Taça de França. Na Europa, apuramento para a fase a eliminar sem qualquer derrota e eliminação do BATE com dois empates, valendo a regra dos golos fora. Saldo europeu cifra-se em: 10 jogos, 4 vitórias, 5 empates e 1 derrota (na pré-eliminatória).

- Substituições podem, ou não, implicar alterações do esquema táctico da equipa. Se o resultado agradar, Kombouare normalmente opta por reforçar o meio campo a partir do banco, organizando a equipa num 4x2x3x1 (jogo fora com o BATE). Com todos disponíveis, têm suplentes bastante capazes para lançar durante a partida: Luyindula e Bodmer são muitas vezes opção. Maurice e Makonda também. Para o jogo na Luz não será tanto assim já que, devido às poupanças, o técnico francês apenas terá Camará, Traoré e Makonda como suplentes (todos defesas, sendo que Makonda pode jogar a médio) para além de 3 jovens menos utilizados na equipa principal: Kebano, Bahebeck e Makhedjouf.

3 comentários:

Excelente! Não tens postado isto no SerBenfiquista ou escapou-me alguma coisa!

Keep up the good work! Carrega Benfica!

traduz isto para português e vê como admiraram o teu trabalho ;)

http://allpsg.com/forum/viewtopic.php?t=18131&postdays=0&postorder=asc&start=140

Que benquista de popo eu meto a primeira no popo da namorada eu meto a segunda no po da namorada eu meto a terceira e a quarta ate meto marcha a tras no popo da namorada eu assapo a todo lado

Enviar um comentário