Popular Posts

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Hipnotizados em plena crise mundial

Entendam lá o seguinte. Eu não acredito que o Benfica tenha estrutura para fazer aquilo que mais nenhum clube no mundo, repito, clube no mundo faz, ou seja transmitir pelo seu canal os jogos em casa do seu campeonato.

Em 2008 antes de começar a crise, Domingos Soares Oliveira disse isto:

«Dos 20 maiores clubes da Europa, há 13 que têm um canal de televisão. Não há um único clube que dê os jogos no seu canal, porque isso implica uma perca de receita significativa para os clubes. Pelas contas que já vimos, qualquer canal de televisão se põe a funcionar por verbas que variam entre os quatro e os dez milhões de euros e as receitas que obtêm só pela venda das Ligas supera muitíssimo esse valor. Colocar os jogos no canal é perder receita. O Benfica aqui não vai inventar nada, ao não colocar os jogos disponíveis no canal. Agora vamos, pelo facto de ter os diferidos, dar uma perspectiva mais benfiquista dos jogos e o futebol continua a ser o leitmotiv do canal. Sabendo que os custos são na casa dos quatro ou cinco milhões de euros, conseguiremos o equilíbrio tendo acordos de distribuição interessantes.»


Se acham que passado 4 anos em plena crise financeira, se recusa um contrato de 22,5M€ com antecipação da receita que no total seria se 112,5M€, para iram apostar no abismo, quando há alternativas em plataformas estrangeiras que permitem uma verba superior a essa e com antecipação também da receita, eu acho que vocês estão loucos e continuam acreditar na história da carochinha.

Se aquela resma de cópias encadernadas com lombada em espiral vos hipnotizou, então esse é um problema de ingenuidade vossa.

Em crise antecipam-se receitas, não se fazem investimentos com a esperança de poder ter lucro lá para 2014/2015.

Cumprimentos

6 comentários:

Como é lógico, trata-se de uma estratégia para um ano. A única forma de deixarmos as garras da olivedesportos é desta maneira. Como sabemos existe uma clausula no contrato em vigor, que deixa para a Olivedesporto a possibilidade de ter a ultima palavra. Como é lógico, ninguém quer negociar desta forma, e assim, daqui por um ano o Benfica pode negociar com quem entender o seu próximo contrato. Penso ser esta a estratégia da nossa actual direcção.

A clausula que dá à Olivedesportos o direito de preferência é, ao contrário do que pensa, uma arma que o Benfica poderia utilizar a seu favor. O Benfica continuaria a ser livre de negociar com quem quisesse o seu contrato e a Olivedesportos para exercer o seu direito de preferência teria de cobrir a proposta apresentada. Acredita mesmo que o Benfica, no estado em que está, pode recusar os 22 Milhões de Euros e transmitir os seus jogos de graça no seu canal? Acha que se o canal começar a ser pago os benfiquistas vão aderir em massa para ver os jogos em casa? E os outros? Campanha eleitoral, pura e dura. E digo mais, no dia em que for eleito vai dar o dito por não dito.

O mundo não é só Europa e Estados Unidos da América... ou seja, isso da crise "mundial" tem muito que se lhe diga, pois vemos o médio-oriente, a China, o Brasil e alguns países africanos a florescerem em termos económicos e financeiros.

Mais, a mais, não podemos equipararmos-nos à realidade dos restantes países europeus. Em nenhum país da Europa há esta clara diferença de preferência no mercado por um clube como há em Portugal face ao Benfica.

Por estes motivos é que penso que o Benfica não deve aceitar a negociação central através da Liga, pois se é verdade que os mais pequenos sairão mais apoiados, o Benfica perderá muito, pois estou a tentar fazer um nivelamento forçado e que não corresponde à realidade.

O Benfica irá começar por apostar na lusofonia, nos países onde se fala o português. E não me refiro apenas aos países que foram nossas antigas colónias. Essa aposta já começou, já é uma realidade.

Ninguém falou em "pay-per-view"!

O que é certo é que vamos deixar a Olivedesportos. O resto é conversa e especulação. O melhor será esperar. Mas menos do que recebemos agora de certeza que não irá acontecer!

Papoila, nenhum desses clubes usa o seu canal para passar os seus jogos pq aquilo que recebe pela Olivedesportos lá do sítio é um valor considerável pelo que não vale a pena apostar no canal próprio. No caso do SLB isso não se passa. O que o SLB recebe da Olivedesportos é facilmente alcançável pela Benfica TV e isso faz toda a diferença.

Eu concordo com o Manuel e com o Pedro!

Enviar um comentário