Popular Posts

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Numa palavra: calamitoso!


Entre quarta e hoje saíram os resultados do primeiro semestre do grupo Sport Lisboa e Benfica. São os seguintes:

RESULTADOS LÍQUIDOS
SAD: -11.7 milhões de euros
Clube: -12.9 milhões de euros
RESULTADOS LÍQUIDOS TOTAIS SLB: -24.6 milhões de euros

ACTIVO:
SAD: 411.9 milhões de euros
Clube: 15.8 milhões de euros
ACTIVO TOTAL SLB: 427.7 milhões de euros - 6.4 milhões de euros = 421.3 milhões de euros

PASSIVO:
SAD: 426.1 milhões de euros
Clube: 113.4 milhões de euros
PASSIVO TOTAL SLB: 539.5 milhões de euros - 6.4 milhões de euros = 533.1 milhões de euros

SITUAÇÃO LÍQUIDA (CAPITAIS PRÓPRIOS)
SAD: -14.2 milhões de euros
Clube: -97.6 milhões de euros
CAPITAIS PRÓPRIOS TOTAIS SLB: - 111.8 milhões de euros

(ADENDA: 

Em 30 de Junho de 2011, o passivo do clube incluía 6,4 M Euros relativo a contas a pagar à Benfica SAD - era o único saldo entre as 2 entidades. Ou seja, se consolidassem contas, o passivo (bem como o activo) que resulta da soma aritmética das 2 entidades diminuíria 6,4 M Euros. Suponho que o valor será semelhante para este ano).


Parece-me evidente que a situação do Grupo Benfica (Clube + SAD) é demasiado grave. E pouco tem sido feito para desagravar a enorme dívida que o clube tem. A continuar assim só antevejo uma solução: a SAD assumir a divida do Clube e a venda do capital a um grupo de investidores estrangeiros. Eu sei que é complicado de aceitar esta solução, mas a alternativa é só uma: começar do zero.
Assim também se explica o pouco interesse nas eleições. Quem é que quer pegar num clube nesta situação?

15 comentários:

Alhos + Bogalhos = Asneira da grossa.

Super Aguia

Ai está o Milagre Financeiro de LFV!
Então não era o Benfica que não precisava de vender jogadores para manter as contas equilibradas (DSO)?
E o estádio? já está pago? não era em 2010 segundo o mestre das finanças DSO?

Estádio da Luz pago na totalidade em 2010

O Benfica deverá ter o Estádio da Luz completamente pago em 2010. “O Estádio que, no início da constituição da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) era um problema, é hoje a salvação do clube”, afirmou ontem Domingos Soares de Oliveira, administrador da SAD benfiquista. http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/benfica/estadio-da-luz-pago-na-totalidade-em-2010

Qual era o passivo do Grupo Benfica antes de LFV entrar no clube? 83 MILHÕES DE EUROS! e agora? 500 MILHÕES!

Uma auditoria às contas do clube era para ontem...

Apoiemos! Rumo á destruição total! Qual Vale e Azevedo Manos - Voto Vieira ele e sempre ele!

O Passivo do clube e consequentemente a situação líquida incluem provisões devido à perda de valor das participações na SAD e na Estádio, bem como dívidas à SAD no valor de 6 milhões, pelo que ao consolidarmos o valor devemos abater cerca de 50 milhões aos capitais próprios negativos.

A situação é grave, não estou a tentar esconder, muito grave até, mas não é correcto somar as parcelas e dizer que esse é o resultado

Não percebem nada de consolidação de contas e só dizem asneiras! Eu nem me dou ao trabalho de dizer mais nada! Seria uma completa perda de tempo.

Só digo isto, não se podem misturar alhos com bugalhos, nem adicionar batatas com maçãs. Ou melhor, pode-se, mas isso é o que faz quem fala daquilo que não entende!



Ó caro
Nas Contas Consolidadas, esses expurgos (saldos entre contas) já estão considerados.
Não se esqueça que estamos a falar do Clube + a SAD. Mas mesmo que fosse só da SAD, o resultado seria sempre uma catástrofe.
Cumprimentos

Olha, um andrade ignorante a tentar deitar gasolina para a fogueira. Vai lá discutir as contas do teu clube, que essas sim devem ser uma catástrofe! E por isso não estão consolidadas!

Agora até descobriram mais um truque para não mostrar a totalidade dos custos com pessoal, desviando alguns deles para uma nova empresa que não está consolidada com as demais! lol!


Em 30 de Junho de 2011, o passivo do clube incluía 6,4 M Euros relativo a contas a pagar à Benfica SAD - era o único saldo entre as 2 entidades. Ou seja, se consolidassem contas, o passivo (bem como o activo) que resulta da soma aritmética das 2 entidades diminuíria 6,4 M Euros.

Suponho que de um ano para o outro os valores sejam semelhantes. O que muda muito pouco a situção.

Mas que confusão que vai por aqui!

Começa logo pela 1ª frase "Entre quarta e hoje saíram os resultados do primeiro semestre do grupo Sport Lisboa e Benfica"

E eu a pensar que o que tinha saído eram os resultados do ANO desportivo 2011-12...

E já há uns anitos que os resultados apresentados são os consolidados entre SAD e clube... andar a adicionar mais de 100M ao Passivo tem alguma intenção?

Ou quais são as fontes destes dados porque em nenhum lado vi tais números?

AG, a questão são os 45 milhões de provisões que estão no passivo e que julgo estarem relacionados com a aplicação do MEP às participações do clube na SAD, ora existindo consolidação, não só retiras as dívidas à ou da SAD, como também as provisões inerentes à perda de capital, por isso o impacto nos capitais próprios e nos passivos de uma eventual consolidação implicaria o desaparecimento de cerca de 50 milhões.

E 71460_5/8 os resultados não são consolidados com o clube, mas entre as diferentes empresas do Grupo Benfica - Estádio, Seguros, TV, Clínica, etc. Quem quiser ver a realidade incluindo o clube, apenas tem de retirar os valores que têm origem nas diferentes relações

B-cool,

os dados apresentados aqui continuam muito confusos... afinal qual é então o passivo total do Benfica SAD+clube já que nos jornais tem aparecido apenas o do consolidado?

"Assim também se explica o pouco interesse nas eleições. Quem é que quer pegar num clube nesta situação?"

Ora aí está uma boa pergunta! Se ninguém quer ir para o Benfica porque estamos em tempos difíceis é porque não servem para defender o clube! E se calhar quem está lá e não abandona o barco sempre terá algum mérito...

71460_5/8, se Vieira cumprir com o que prometeu hoje, as minhas críticas passarão a elogios.

O problema é que já anda há 2 anos a dizer isto e no entanto o panorama é este.

BCool, vou-me informar melhor sobre esse aspecto. Obrigado.

Os dados que estão no site do Benfica são demasiado limitados para que eu te possa responder com absoluta certeza, por exemplo, os resultados do Clube incorporam cerca de 12.000.000 de prejuízos devido às provisões efectuadas com a perda de valor nas participações na SAD, directa ou indirectamente, pelo que numa hipotética consolidação não se devem somar os resultados líquidos de ambas as entidades, Grupo e Clube.

A informação prestada à CMVM diz respeito aos valores consolidado da SAD com as outras empresas do Grupo Benfica (que não o clube) e não só à SAD, mas a info prestada no relatório de gestão do Benfica (clube) tem a informação demasiado agregada e pouco explicada para que qualquer pessoa atire com as somas. Eu que sou crítico desta gestão, acho que não é correcto apenas limitarem-se a somar os valores e apresentar os 533 como número do passivo global. A minha ideia é que andará à volta de menos 40 ou 50 milhões que este número.

Como do lado do activo também não sei o que está contabilizado relativo a dívidas do Grupo ao Benfica, dificilmente poderei chegar a um número concreto, pelo que é difícil dizer com exactidão qual seria um eventual capital próprio consolidado, que é negativo não há dúvida, agora qual a dimensão, já não tentarei adivinhar.

B cool

Criticar esta direcção, todos o fazemos. Ou mais ou menos. Nenhuma direcção é perfeita. O que eu não gosto é as pessoas atacarem o clube por tudo e por nada para tentarem atacar a direcção. Porque a direcção mais tarde ou mais cedo sai e o clube e os seus adeptos é que saem prejudicados com tanta desinformação.

Pelo menos esta direcção não atrasou a apresentação das contas que não são boas para depois das eleições. E podia o ter feito. Mas em vez de ser elogiada pela transparência ainda vai haver alguém a dizer que apresentou estas contas para que ninguém se candidate ;)

Se achava que o consolidado incluía o clube, é porque esta desinformação é recorrente nos jornais. E hoje, os 533M€ que tu achas exagerados porque não corresponde ao consolidado total, aparecem na capa do correio da manhã. Não deixa de ser curioso que mal aparecem certos dados nos blogs eles logo a seguir aparecem nos jornais. Mais uma vez uma mentira vai ser propalada e não é com demagogia que se melhora.

Segundo percebi o passivo total não é de 533M€ porque o clube deve dinheiro à SAD e vice versa, e por isso não se pode somar tal e qual. Será que o CM não devia saber isto? Os jornais quando insistem numa mentira é porque lhes interessa.

AG,

Não será em 2 anos nem numa década que se vai dar cabo do passivo. Se o Porto que tem ido todos os anos à Champions, tem vendido bem, e recebe muito mais da olivedesportos não tem reduzido o passivo, então como é que esperam que o Benfica o faça?

No entanto o panorama está prestes a mudar. O Benfica e os outros clubes vão ter de mudar devido ao fair play financeiro imposto pela UEFA. O Benfica também está prestes a acabar com a mama da olivedesportos (e bastava ter renovado como muitos diziam que esta direcção o iria fazer para as contas serem positivas). O facto dos outros clubes em Portugal não poderem investir para além daquilo que facturam também vai ajudar a que o Benfica não tenha de acompanhar essa tendência. Aliás e neste aspecto, se o Benfica não contratou o Rojo também foi porque não está disposto a cometer as loucuras que outros estão!

Auditoria às contas imediatamente! vergonhoso..

Enviar um comentário