Popular Posts

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Chama Gloriosa Ratings - Campeonato Nacional (Jornada 15)

O fenómeno dos "power ratings" e do ordenar as equipas segundo um número que represente de alguma forma a sua performance numa competição é algo essencialmente americano. É típico e bastante conhecido para quem segue os desportos da terra do Tio Sam de mais perto, mas na Europa, e principalmente no futebol, é algo ainda muito pouco explorado (pelo menos que eu saiba). Por achar que é uma vertente muito interessante da análise do jogo, e numa altura em que acaba de terminar a primeira volta do campeonato, decido partilhar com todos os leitores do Chama Gloriosa aquilo que me vou divertindo a fazer há já algum tempo: "power ratings" da Liga Portuguesa.

- Benfica e FCPorto são as duas melhores equipas do campeonato, a larga distância das restantes. O FCPorto é a melhor defesa sofrendo -0,69 golos que a média e o Benfica o melhor ataque marcando mais 1,28 golos que a média. 

- Sporting e Braga têm feito um campeonato muito igual e vão discutir, entre si, quem será o terceiro classificado. Guimarães, Marítimo, Beira-Mar (se mantiver a capacidade defensiva) e Académica deverão lutar pelos restantes lugares da primeira metade da tabela.

- Apenas 7 equipas possuem um rating superior à média da Liga indicando que o campeonato é, de facto, um pouco nivelado por baixo principalmente em termos atacantes (6 equipas com rating ofensivo acima da média, contra 8 equipas com rating defensivo acima da média da Liga). Gil Vicente pior ataque e P. Ferreira pior defesa.

- O Feirense, se conseguir se mais produtivo na frente, tem todas as condições para garantir a permanência de forma mais ou menos tranquila devido à boa performance defensiva. A luta pelos últimos lugares será acérrima e praticamente imprevisível.

- Jornada 16: previsão de jogos tranquilos para FCPorto e especialmente Benfica, com a perspectiva de ver o Sporting a regressar as vitórias em Olhão (note-se que a análise não tem em grande conta o contexto actual das equipas, apesar de sugerir dificuldades para a equipa leonina no Algarve) .

- Notas:
1ºQuadrante do Gráfico: Ataque e Defesa superiores à média da Liga.
2ºQuadrante do Gráfico: Defesa superior à média, mas Ataque inferior à média da Liga.
3ºQuadrante do Gráfico: Ataque e Defesa inferiores à média da Liga.
4ºQuadrante do Gráfico: Ataque superior à média, mas Defesa inferior à média da Liga.

- As estimativas das probabilidades de vitória e as previsões apresentadas são falíveis e não devem ser usadas para apostar de forma "cega" nos vencedores ou nos totais dos jogos. Não me responsabilizo por eventuais perdas, nem espero uma percentagem de eventuais ganhos.

5 comentários:

Excelente trabalho, sou completamente apaixonado pelo teu trabalho estatístico.
Sabes-me explicar se é este o processo que as casas de apostas usam para calcular as probabilidades?

Por fim, é bom saber que o Gil Vicente não tem qualquer hipótese de vencer na Luz

Como vem sendo habitual, mais um grande post.
Aguardo com curiosidade o final da jornada para comparar os resultados finais com as tuas previsões ;)

eu sou daqueles que ve jogos da NBA (seja na tv, seja no PC) com a pagina do "box score" do jogo aberta!
Excelente trabalho ;)

Obrigado aos três pelos comentários e pelas simpáticas palavras.

Carlos: sinceramente não sei, mas é provável que façam algo semelhante mas mais complexo. Pegando no jogo do Benfica eu posso facilmente transformar aquelas probabilidades em odds:

Chama: Benfica v Gil Vicente 1,05, 20.00, 100.00
Bet365: Benfica v Gil Vicente 1.14, 7.50, 17.00

O problema é que a diferença entre a defesa do Benfica e o ataque do Gil é tão grande que o modelo prevê que seja quase impossível a malta de Barcelos marcar na Luz e, consequentemente, ganharem o jogo. Os 5% para o empate correspondem, grosso modo, à probabilidade de o Benfica não marcar qualquer golo.

253: vamos lá ver se fico bem visto. Hehe. Isto funciona bastante bem para os jogos dos grandes (ultimamente acertou em cheio nos resultados do Sporting em Braga e em Coimbra), nos outros as surpresas são mais frequentes. Vou passar a postar os ratings actualizados e previsões para a jornada todas as sextas-feiras de manhã.

João: eu sou igual. Hehe.

Enviar um comentário