Popular Posts

BenficART

Para aceder aos melhores wallpapers, avatars, vídeos e relatos do Benfica! Tudo o que sempre quiseste encontrar, tudo o que idealizaste!

Chama Gloriosa Chalkboard

Rubrica onde iremos analisar lances, jogadas ou momentos dos jogos do Benfica que, apesar de importantes, passam normalmente despercebidos a um olhar menos atento.

Artigos de opinião

Voz aos escribas do Chama Gloriosa, para se pronunciarem sobre os mais diversos assuntos relacionados com o clube. Sempre com a acutilância, independência e fervor Benfiquista que nos caracterizam.

downloads

Aqui vais encontrar jogos de todas as modalidades e os mais diversos programas de televisão sobre o Benfica. Não fiques fora de jogo e recorda tudo o que gravita à volta do nome Benfica!

Glorioso Relax - As deusas do Benfica

Cansado da rotina? Farto de maus resultados? Faz frio? Chove? Nada como espairecer e consolar a vista, com as gloriosas deusas deste espaço!

Análises adversários

Se não conheces a equipa que vai jogar contra nós no próximo jogo, não desesperes! Temos pronto para ti um resumo da informação mais relevante sobre o adversário!

Canto dos convidados

Todos os meses um convidado benfiquista vai dar voz à sua alma gloriosa e partilhar a sua perspectiva sobre os mais variados temas .

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Começa cedo a pouca vergonha.

Não gosto muito de me repetir, mas depois do término desta jornada, constato que os 3 primeiros classificados foram altamente beneficiados em diversos lances das suas partidas.
Alguém no seu perfeito juízo, consegue achar que isto tudo é inocente?
Começa cedo a pouca vergonha.


Já no Benfica, nem cedo nem tarde.
Perceber há meses que íamos perder dois destes três jogadores ( David Luiz, Ramires e Di Maria ), e até ao momento não ter entrado um único substituto de caras, ainda por cima após duas épocas em que mostramos capacidade para contratar Aimar, Reyes, Suazo, Saviola, entre outros, confesso, que me sinto bastante desiludido.
Este era o ano da viragem...era o ano do KO nos nossos adversários.
E o que temos?
Alguém quer adjectivar por mim?
É que eu não me acredito em amadorismo...
E parece-me que já andam a fazer a cama a quem menos culpa tem...

"Nós queremos contar com jogadores consagrados, que possam estar em dificuldade nas suas carreiras e queiram voltar a estar em grande.Depois há estes miúdos como o Fábio Faria, o Franco Jara e o Nico Gaitan, que têm de crescer com o treinador e com a equipa. São jogadores de risco."

Jorge Jesus

Vamos supor?

Imaginem o que é um piloto e a sua equipa conseguir vencer uma longa corrida tipo Paris - Dakar, festejar eufóricamente o feito, perspectivar para a etapa seguinte voltar a repetir o feito, e partir para a elaboração da próxima corrida.

Então, suponham que o mecânico pede atenciosamente:

- Eh pah, vejam lá, a máquina está impecavél, a não ser que queiram mudar alguma peça, isto com uma ou outra afinação, dá para ganhar novamente a corrida.

E o que faz o chefe da equipa:

Retira os pneus e o motor, e em compensação, arranja umas jantes novas, mais um volante todo xpto e uns estofos novos para o carro.

Percebem onde quero chegar?!?

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Terei sido só eu ?




Alguém me pode explicar porque se perdem dias e dias a debater o assunto Roberto, chegando ao ponto de se verificar atitudes verdadeiramente repugnantes por parte de grande parte da comunicação social, e não vejo nem uma honra de capa de jornal desportivo ou 5 segundos na TV falando sobre a roubalheira que se passou ontem em Vila do Conde?

Terei sido só eu que vi um fora de jogo mal tirado ao João Tomás quando este ia na cara do Helton?

Terei sido só eu que vi no primeiro golo do Porto uma falta sobre um defesa, um fora de jogo e novamente outra falta, desta vez sobre o guarda redes?

Terei sido só eu que vi o defesa Álvaro Pereira fazer uma dupla grande penalidade sobre os atacantes do Rio Ave, e o árbitro Jorge Sousa ter o descaramento de dar amarelo ao jogador do Rio Ave?

Terei sido só eu o único que se recusou ver a segunda parte?

NOJO






Álcool a mais?

Fui hoje surpreendido com uma notícia que me deixou, uma vez mais, incrédulo. Não dei por ela mais cedo porque o meu acompanhamento às modalidades tem sido escassíssimo (e até ver nulo, esta época), mas pelo menos no Andebol e no Futsal, o patrocínio principal das camisolas mudou. Ou melhor, no Futsal nem existe sequer, ainda.


Recuando um ano, temos a seguinte notícia: http://economico.sapo.pt/noticias/sagres-contrata-camisola-do-benfica-por-12-anos_13838.html

Foi um contrato muito publicitado, e como diz a notícia, confirmado pelo próprio CEO da Sagres. Durante 12 anos (um prazo exageradíssimo... disse-o na altura), a Sagres estaria presente nas camisolas de todas as modalidades, incluindo o futebol. O que implicaria receitas para a SAD (futebol), e para o clube, que gere as modalidades amadoras. Está explícito e foi assumido pelas duas partes, publicamente. Da parte do Benfica, levámos até com a campanha de que era a sustentabilidade das modalidades a longo prazo que estava assegurada, que o contrato a meio do prazo podia ter os valores revistos, que tinha sido uma negociação difícil e especialmente competente.

domingo, 29 de agosto de 2010

JOGO EM CHAMAS Benfica - Setúbal 3ª jornada



Sport Lisboa e Benfica - Vitória de Setúbal
3ª jornada Liga Zon Sagres
28 - 08 - 2010
















Autêntico jogo de tudo ou nada na Luz, com o Benfica obrigado a corrigir o arranque em falso na liga, com as duas derrotas das duas primeiras jornadas. Quase 37.000 na bancada, acima das minhas expectativas, e o clássico 4-1-3-2 lançado por Jesus, com Júlio César a ocupar a baliza na vez de Roberto, Salvio aberto na direita do meio campo em vez de Ruben Amorim, e Gaitan mantendo o lugar à esquerda.

O Benfica entrou com tudo, procurando espantar fantasmas e mostrando uma atitude irrepreensível desde o apito inicial do árbitro. Cardozo logo aos três minutos apontou o primeiro golo do Benfica, a coroar com êxito um cruzamento fantástico de Gaitan sobre a esquerda.

Destacou-se desde o princípio a ligação Aimar – Gaitan, que com Saviola criaram sempre um carrossel de passe curto e desmarcação muito complicado de parar, semelhante aliás ao que já tínhamos visto do trio nomeadamente no Torneio de Guimarães, na pré-época. Mas como o Benfica parece estar destinado a sofrer, uma incompreensível falha de Maxi Pereira, em que Júlio César também não fica isento de culpas, proporciona ao Setúbal a oportunidade de empatar. Júlio César faz penalty, é expulso. Benfica a jogar com 10, e Jesus condenado a lançar Roberto na partida. Os adeptos do Benfica puxaram pelo guardião como nunca antes para ver se ele conseguia ao menos evitar a conversão do penalty, que podia ter sido absolutamente devastadora para uma equipa que ia passar a jogar com 10 e vinha de quatro derrotas consecutivas.

Roberto parou o penalty de Hugo Leal, e a Luz explodiu de alegria. A sorte parecia, finalmente, ter mudado. Com menos um em campo e sacrificando Salvio para colocar Roberto em campo, Jesus colocou Saviola na zona central do meio campo a fazer a ligação com o ataque, e deslocou Aimar mais para a direita. Começou a aparecer mais no jogo Javi Garcia, que fez uma partida absolutamente brilhante. É um autêntico monstro tacticamente, e isso voltou a evidenciar-se na partida de hoje.

O Setúbal ia tendo mais bola, mas nunca conseguindo criar perigo. Gaitan fechou muitíssimo bem o seu flanco, ajudando Coentrão, e realizando uma partida de imenso sacrifício. E na direita Aimar também foi fundamental durante a primeira parte a ajudar Maxi. Continuaram a ser do Benfica as melhores jogadas, e já a terminar a primeira parte Luisão deu o melhor seguimento a um canto irrepreensível do maestro do Benfica, Aimar. 2-0 ao intervalo, uma sólida exibição e uma vantagem tranquila para gerir no segundo tempo.

Ganhámos!


Ganhámos!
Ganhámos... na atitude. A jogar com 10, marcámos 2 golos!
Ganhámos... no futebol. Finalmente a equipa mostrou-se mais solta, com melhores índices físicos.
Ganhámos... uma equipa! Todos os jogadores mostraram uma enorme raça e crer na vitória, finalmente vi o grupo unido do ano passado!
Ganhámos... um GR! Quando nada o fazia prever, Roberto chamado às feras, defendeu uma grande penalidade e esteve seguro! Porém, creio que as lacunas dele continuam lá, tal como no caso do Júlio César.
Ganhámos... bálsamo para o resto do campeonato e ganhámos optimismo para o futuro, que bem precisávamos!
Ganhámos... uma união entre o público e a equipa de futebol, que estava a esmorecer!
Ganhámos... Benfica!

Benfica - Vitória de Setúbal (Liga - 3ª Jornada) Jogo para download



BENFICA - VITÓRIA DE SETÚBAL

Liga Portuguesa de Futebol - 3ª Jornada





Link para a 1ª parte | Link para a 2ª parte


Password: dfernandes

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sorteio da Fase de Grupos da Champions League 10/11 para download



SORTEIO DA FASE DE GRUPOS DA LIGA DOS CAMPEÕES 2010/2011




Link para Download

Password: dfernandes

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Resenha histórica do sorteio da Champions


Quis o sortilégio do sorteio que ao Benfica ficasse destinado a jogar no Grupo B da Liga dos Campeões, com O. Lyon, Schalke 04 e Hapoel Telaviv.
A nível histórico, o Benfica nunca em jogos oficiais jogou contra estas equipas, portanto podemos falar apenas em confrontos com clubes dos países respectivos.


Começando por França, o historial é francamente positivo, em 21 jogos, 11 vitórias, 5 empates e 5 derrotas. Na nossa memória, ainda fresca, o jogo com o Marselha da época passada, em que o Benfica venceu por 1-2 no Vélodrome, depois de 1-1 na Luz. Mas o Lyon tem mais traquejo de Liga dos Campeões, é a 10ª participação - e consecutiva - da equipa na Fase de Grupos da Champions e no ano passado, foi semi-finalista. Um adversário de respeito, portanto.


Avançamos no mapa europeu para Gelsenkirchen, Alemanha. O Schalke 04 nos últimos 15 anos tem sido uma das mais fortes equipas daquele país, e internacionalmente, destaque para o facto de ter vencido a Taça UEFA em 1997. Este ano, investiram fortemente no reforço do plantel, o destaque é óbvio para Raul. A nível histórico, é conhecida a aversão histórica do Benfica por Alemanha, país onde nunca venceu. O que se reflecte no total: 32 jogos, apenas 8 vitórias, 12 empates e 12 derrotas, 37-52 em golos.


Por fim, o Hapoel Telaviv. Deslocação sempre complicada, quer pela distancia, quer pelo ambiente, até Israel. O único confronto com equipas deste país do Médio Oriente mas que joga em provas da Europa foi em 1998, numa pré-eliminatória da Liga dos Campeões (onde jogariamos com uma equipa alemã na fase de grupos, o Kaiserslautern (2-1 em Lisboa e derrota na Alemanha - infelizmente normal! - por 1-0) com o Beitar Jerusalém, vitória por 6-0 na Luz e derrota por 2-4 na mítica cidade israelita.


Num grupo que considero equilibrado, não podemos facilitar. As deslocações não serão fáceis, pelos motivos que aqui enunciei. Teremos de dar o máximo se queremos ficar num dos dois primeiros lugares. Força Benfica!
(Foto: http://www.cachecolglorioso.com)

Resultado sorteio Liga dos Campeões - análise betfair

Como prometido antes do sorteio, além da análise histórica sobre os nossos adversários, vamos também analisar os prognósticos das casas de apostas sobre o nosso potencial para conseguir a qualificação, vencer o grupo e vencer a prova.
Como é natural, os clubes colocados no pote 1 encontram-se todos nos principais favoritos à conquista da prova, sendo a única excepção o Lyon.









Antes do sorteio                                                                                                         depois do sorteio












































Ora bem, o Lyon é o cabeça de série do grupo do Benfica, o que até é uma excelente premissa.
porém, o facto de nos ter saído no pote 3 o Schalke 04, faz com que o nosso grupo fique com 3 clubes para 2 vagas.

E é neste aspecto que tudo se complica.
Qualquer um dos três tem reais hipóteses de lutar pelo 1º lugar do grupo.
Mas qualquer um dos 3 põe-se a jeito de num grupo como este terminar no 3º lugar.
Basta um escorregão em casa e tudo fica comprometido.

Probabilidades para vencer o grupo






Probabilidades para garantir a qualificação







Ficamos num grupo em que não havendo um super favorito, não permitirá ao Benfica facilitar em qualquer um dos 6 jogos que terá pela frente, esperando que o Benfica seja tão competente como foi na edição passada da Liga Europa.
É que este grupo, não sendo difícil, é um grupo bastante matreiro, pois obriga uma viagem a Israel e à Alemanha onde nem no ano passado conseguimos vencer contra o último classificado.

Como curiosidade, reparei que nas probabilidades para o melhor marcador da prova encontra-se Oscar Cardozo.
E mais curioso ainda, é reparar que o mesmo se encontra à frente de alguns dos nomes mais consagrados desta prova como Raul, Pizarro, Kaká, Lampard, Xavi, Benzema ou até Luis Suarez , melhor marcador da Europa.



Vejam também a a

Sorteio Liga dos Campeões - análise betfair.com





Sempre tive alguma curiosidade em tentar perceber o tipo de favoritismo que as casas de apostas de todo o mundo reservam para o nosso clube.
Para as probabilidades do sorteio da Liga dos Campeões, consultei o site da www.Betfair.com








Neste momento, a escassas horas de se realizar o sorteio para a versão 2010/2011 da Liga dos Campeões Europeus, o Benfica é considerado o 11º favorito à conquista do troféu, o que num exercício de lógica, significa que deveríamos chegar pelo menos aos oitavos de final da competição.



Analisando com algum cuidado a seguinte tabela, constata-se que Real Madrid e Tottenham são aqueles que à partida se encontram nos potes errados, dado o seu potencial teórico.
Por oposição, Copenhaga, Rangers e Basileia serão os clubes que só por sorte não se encontram no pote 4.

Dos 32 clubes presentes na seguinte tabela, apenas os que se encontram com o fundo branco não nos podem calhar...além do Sporting de Braga.

Dado o potencial teórico de cada equipa, o pior grupo que nos poderia calhar seria composto por 

Barcelona
Benfica
Tottenham 
Rubin Kazan

Com a sorte madrasta que o Benfica costuma ter nos sorteios, nada me espantaria que fosse este o grupo a sair-nos na rifa.

Porém, caso a sorte (?) quisesse ser nossa amiga, o melhor grupo que nos podia sair seria composto por:

Lyon
Benfica
Rangers
Zilina


Neste momento é esta a análise possível para os dados que nos são disponibilizados.
Certamente, no final do sorteio haverá trocas de lugares entre clubes, e será interessante mais logo fazer este cruzamento de potenciais entre os 32 clubes.


Boa sorte Benfica, neste regresso ao palco de onde nunca devias ter saído.


El negro no puede?

puede, puede...ctrl+c ctr+v




Vivendo numa fase em que tudo gosta de copiar ideias e projectos, e vacinado que estou com os malabarismos feitos por grande parte dos intelectuais deste país, confesso que descobrir este vídeo me deixou algo chocado...acontece a quem não aprende com os erros.
Recentemente descobriram a careca a Tony Carreira ... Miguel Sousa Tavares também viu o seu livro Equador associado a actos pouco sérios...o DVD André Villas-Boas bem se esforça para ser o Blu-Ray José  Mourinho...não é fácil
Uma vez, durante uma conferência, Eduardo Souto de Moura afirmou que mais vale copiar bem, que inventar mal.

Mas será que valia a pena, oh Shakira ?

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Downloads do dia: Futsal, "Estrelas SLB" e "45 MInutos"

DOWNLOADS DO DIA


- FUTSAL - TORNEIO CENTENÁRIO
BENFICA-DÍNAMO DE MOSCOVO
Link para o jogo | Link para as grandes penalidades e entrevistas

- "ESTRELAS SLB": GONÇALO ALVES
Link para download

- "45 MINUTOS" - Programa de 23/08/2010
Link para download



Password para todos os programas: dfernandes



Saudade


Depois de ter sido alertado por um amigo para algo que se tinha passado em Madrid, eis que ganhei coragem e lá fui ao youtube pesquisar, tendo-me deparado com isto:


Angel Di Maria

Saudade...imensa saudade!







terça-feira, 24 de agosto de 2010

“Galileu Galilei, em comunicado à Agência Lusa, revela que teme pela gravidade sob a Catedral.”



Teme o Galileu e temo eu.

(Este Galileu, foi aquele tipo que andou a brincar com a gravidade da Torre de Pisa.)

Como vocês sabem, a Torre de Pisa está um bocado vergada e, normalmente, eu teria tendência para achar que a Catedral também teria tendência a vergar, pelo percurso natural das coisas, em direcção a Norte. Infelizmente, a gravidade sob a Catedral está a afundá-la, o que torna o caso muito mais sério do que a partida se poderia imaginar.






“Muito se engana aquele, que projecta sem querer cimentar!” (Fui eu que inventei, mas não há problema)


Espanta-me, que o (suposto) “arquitecto” deste projecto seja tão criticado pelos obreiros, quando sabemos que foram esses mesmos obreiros a escolhe-lo para o liderar!


Os erros no planeamento da “obra” foram-se repetindo (involuntariamente, claro), mas o arquitecto voltou a ser escolhido, com direito a aplausos e palmadinhas nas costas! (Quando há confiança nas capacidades de alguém...tudo se torna mais fácil.)

Quando todos pareciam “felizes” com o trabalho final, o edifício começou a desmoronar surpreendendo tudo e todos!

E agora? De quem é a culpa? Em tempo de relativa estabilidade, a estrutura não foi cimentada e agora, qualquer rabanada de vento e nem os ninhos das aves de rapina se aguentam….

Enquanto tudo corria bem, o feito era do arquitecto (tudo bem, é legítimo)…. mas quando as coisas começaram a correr mal, a culpa já passou a ser do fornecedor da areia, do “do cimento” ou do “dos tijolos”.

É pena, porque para mim o arquitecto deveria ser o líder do projecto nos bons e nos maus momento, o que não me parece que tenha acontecido neste caso concreto…


(Eu digo “para mim”, porque quando eu tinha 10 anos, quis realizar um sonho de criança (aos 10 anos já era super adulto) e então decidi construir uma cabana em cima de uma árvore…O resultado foi muito bonito, porque eu olhava para aquela (verdadeira) “obra-prima” e gostava do que via…o pior, foi quando subi lá para cima e as tábuas se despregaram. Foi nessa altura, que mergulhei para abraçar os calhaus, e diga-se de passagem que fiquei muito bem tratado…

A minha mãe, ao presenciar aquela situação, veio toda contente à minha beira e perguntou-me…:” Eu não te avisei?”, e nessa altura eu podia muito bem ter dito que a culpa tinha sido da tábua, dos pregos ou da árvore que tinha sido mazinha, mas a minha missão era séria e foi por essa razão que assumi as minhas culpas (fui um homem, eu sei).)


A minha conclusão em relação à Catedral é a seguinte: Seriedade precisa-se!
Acho que seria positiva a chegada de um arquitecto, que fizesse dela a sua missão e que desse a cara pela mesma, levantando-se para a fortalecer…sempre que ela abanasse! Se assim fosse, eu e as aves de rapina ficariamos eternamente agradecidos!


Se calhar, também fazia falta alguém assim na Torre de Pisa.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Emendar - Parte (?)


Pois bem, 2ª jornada volvida, terceiro jogo oficial do Maior Clube do mundo e...terceira derrota. Feito semelhante remonta há já mais de meio século. Coincidências? Não creio.

Jesus afirmou em pleno mês de Maio que, com dois atletas, teria o plantel que desejava - partindo do pressuposto de que ninguém sairia.

Com menos dois titulares de 2009/10 no plantel e menos (quase) 40M de euros em "caixa", continuamos com um plantel desequilibrado. Não irei entrar na discussão pormenorizada das posições em falta, pois é um assunto delicado e extremamente discutível, com diversas mentes a visualizarem o problema de diversos prismas. Contudo, existe uma posição que é consensual, problema assumido publicamente pela direcção e staff técnico: a baliza!

Não sou nem nunca fui especial fã de Quim. Contudo, não sou ingrato. É bi-campeão pelo Maior Clube do mundo!

Não foi um assunto bem gerido, e...dispensou-se um bi-campeão, com a certeza (?) de que viria um keeper que garantisse pontos. E é aqui que entra a ilustração definida para esta crónica: Eduardo. Foi (e é!) um desejo assumido de Jorge Jesus, que tem perfeito conhecimento da sua real valia, do seu potencial e daquilo que poderia trazer ao plantel campeão nacional.

Contratou-se...Roberto, sem que se percebesse muito bem como e sob que tipo de observação, lá aterrou o jovem na capital portuguesa. Conseguiu entrar no restrito lote das 10 transferências mais caras da sua posição, não tendo, no entanto, qualquer culpa no cartório.

Veio como sendo "O Tal", quando, na realidade, não tinha feito mais do que 15 jogos numa Liga de primeira divisão. De referir que o miúdo esloveno Oblak, com 17 anos, tem mais jogos nas pernas do que Roberto. Surpreendido? Vá-se lá perceber isto...

Os jogos sucederam-se, a inexperiência veio ao de cima; as suas "limitações" ficaram à vista de todos nós. A desconfiança do mítico Terceiro Anel em relação às suas capacidades agudizou-se com o passar dos minutos. Roberto tem-se mostrado extremamente nervoso em campo, e é esse o sentimento que passa para os colegas de equipa, para a equipa técnica e...para os sócios e simpatizantes do Glorioso, dando deste modo alento à equipa adversária. O melhor será. portanto, protegê-lo, resguardando-o dos holofotes, tentando um empréstimo junto de clubes do seu país de origem.

É aqui que entra uma nova opção, uma aguardada solução. Teremos de ir ao mercado (uma vez mais!) para, a 8 dias do fecho do mesmo, arranjar uma solução que...não foi bem resolvida num primeiro round. Com um pequeno pormenor a diferir: acabou-se a pré-época, estamos em competição (a doer...) e...não há mais tempo de adaptação para quem vier a suceder a Roberto. Partindo desta (inegável) premissa, restar-nos-ão não mais do que 3/4 opções para a baliza, sendo que todas elas deverão conhecer quer o idioma, quer o campeonato português.

Numa aposta de e para o curto prazo, Nilson parece-me, sem dúvida, a opção lógica e...contida do ponto de vista financeiro. Trata-se de um guardião que oferece enorme(!) segurança.

Numa perspectiva de médio/longo prazo, Bracalli, Eduardo e, porque não Benaglio, são as opções a ter em conta. Ainda vamos a tempo de EMENDAR o que (não) foi feito em relação ao Eduardo. Um empréstimo com opção de compra não só não seria de descurar, como seria de "apostar"!

É com enorme, enorme tristeza que vejo o Clube que outrora teve nos seus estatutos a obrigatoriedade do plantel ser composto na totalidade por jogadores nacionais, hoje, não chegar sequer aos 35% de jogadores nacionais. É não só triste, como revela uma enorme perda de identidade e valores que fizeram deste, o Maior Clube do mundo, e um exemplo de referência de Democracia.

Faltam 8 dias para o mercado fechar, foram concedidos 6 pontos de avanço aos adversários directos, perdeu-se a primeira competição oficial da época.

Isto não vai bem, nada bem...








domingo, 22 de agosto de 2010

Assalto à mão armada!

Da transferência de Roberto para o Benfica, dos 8,5 milhões gastos, 3,5 foram de comissões. Isto a ser verdade é a pura da vergonha! Quem está a encher os bolsos à custa do Benfica?

Medidas para conter os estragos

Cada vez se torna mais evidente a péssima preparação da pré-temporada encarnada, e os resultados estão à vista: 3 derrotas seguidas, 1 troféu perdido, os rivais a fugirem e objectivos a serem posto em causa logo no inicio desta época.
Estamos a 9 dias do fecho do mercado, lanço aqui uma série de ideias que julgo que o departamento de futebol do Benfica podia e devia fazer para colar os cacos do plantel 2010/11, na globalidade um bom plantel, mas que tem algumas incoerências.

Para alguém responder

Muito se fala do porquê de Roberto continuar como titular, após sucessivas demonstrações de que é o maior flop da história do Benfica. Muitos não acreditam que Jesus acredite no rapaz, outros não acreditam que ele esteja apenas e só a impor o guarda-redes que lhe impuseram. Eu vou apenas lançar uma pergunta, que julgo imensamente certeira, para reflexão. Que presidente de que clube dá 8,5M€ por um guarda-redes, e assiste impávido e sereno a um possível queimanço total deste investimento por parte do treinador? Será que o faz porque sabe que não pode falar do assunto?

Uma anedota chamada Benfica

Mais um jogo, mais uma derrota. O fado do Benfica 2010/11 começa a estar irremediavelmente traçado, com prováveis seis pontos de desvantagem para o Porto ao cabo da 2ª jornada, e o último lugar da Liga garantido. Não vou entrar por considerações tácticas, apenas dizer que até ao 1-0, a equipa hoje mostrou-se em bom plano, num campo muito difícil. Houve vontade, atitude, e até jogadas muito bem delineadas. Talvez mais a frio fale desse bom período do Benfica (50 minutos), porque me deu a ideia que o Benfica tacticamente deu um salto do último jogo para este.



No entanto, há Roberto. O pior guarda-redes da história do Benfica continua a ser escolhido para a baliza, e hoje deu mais dois golos ao adversário (até foram três, mas teve sorte num deles). A equipa que estava a jogar bem, morreu animicamente. O peso das derrotas sucessivas e os incríveis falhanços individuais de um cepo que não teria lugar em nenhuma equipa desta Liga nem da Vitalis derrotaram a equipa a toda a linha, que se desorganizou, perdeu a cabeça e o controlo da partida. Muito, muito triste.

sábado, 21 de agosto de 2010

"À Deriva, mas eu estou Solidário!" - LEITURA OBRIGATÓRIA



Não consigo exprimir aquilo que me vai na alma neste momento complicado. Deixo aqui um texto de um camarada benfiquista, que ilustra na perfeição aquilo que se passa no Clube.
______________________________________________________

"O tópico sobre "Drenthe e o novo Nº7" vai ficar para amanhã porque de hoje apenas pode ficar a minha vergonha pela versão 2010/11 do SLBenfica.

O Sr. Presidente, talvez ocupado com as "negociatas imobiliárias" à pala do SLBenfica, se calhar ainda não percebeu, mas o que se passou nesta pré-epoca - volvidos 35M€ - é uma absoluta vergonha para quem o ano passado viu crescer um sonho lindo!

35M€ de absolutamente nada, aos quais se podem juntar muitos outros gastos em jogadores que nem na Luz estão ou para nada servem... Milhões que ofuscam a formação e dar espaço a negociatas em enjoam!

Luis Filipe Vieira conseguiu acabar com a motivação a Jorge Jesus, David Luiz, Luisão e Cardozo (um dia a história será contada e acredito que serão os próprios a contar), ao mesmo tempo que despachava DiMaria e Ramires abaixo das prometidas clausulas de rescisão! Mas não sem antes "destruir" a defesa do SLBenfica obrigando à utilização de Roberto, um guarda-redes que dá pontos... aos adversários.

Custa-me ver colegas virarem as costas aos golos sofridos pelo Roberto... e a culpa não é deles, nem do Roberto!!!
Como também me custam as faltas grosseiras, o nervosismo e as "cacetadas" dos nossos jogadores...

Não me vou alongar mais e pedir apenas uma análise simples: Hoje entraram em campo 9 jogadores da época passada e mantém-se também o treinador, os métodos... tudo! Com FCPorto e Académica entraram em campo 10 jogadores do ano passado... Sairam três jogadores importantíssimos para a conquista do título.

A culpa é de Jorge Jesus, que nos fez sonhar tão alto?
A culpa é dos mesmos que passearam um futebol perfumado no ano passado?

Encontrem a vocês a resposta! E enquanto pensam aproveitem para continuar a aplaudir Roberto e quem nos quis convencer que se trata de um jogador de Top. Só não se esqueçam é que é esse mesmo Roberto que está "derreter" toda a defesa do SLBenfica.

E não se esqueçam também de pensar no fantástico trabalho que Jorge Jesus fez a identificar a Vieira jogadores perdidos,
desvalorizados ou até ignorados pela direcção e que hoje são apostas de valor e elevadíssimo potencial em Portugal e também um ou outro que se perdeu para outros clubes estrangeiros.

UMA VERGONHA ver destruir um plantel que, com aposta na juventude da formação e um ou outro reforço teria tido aberta a porta do sonho da Champions!

Fica a minha total solidariedade para com Jorge Jesus, David Luiz, Cardozo (de quem até nem aprecio e gostaria de ver sair do Benfica), Luisão, Carlos Martins, Fabio Coentrão, Javi Garcia, Quim, Moreira, Julio César e Ruben Amorim... e até Rui Costa. Se eles me lerem, eles sabem porquê! FORÇA PARA VOCÊS!"

Provavelmente, agora ou nunca

O Benfica joga hoje no terreno do Nacional uma cartada decisiva para o campeonato. Parece anedótico tomar o desafio como tal à segunda jornada, mas a realidade não pode ser desmentida: caso não ganhe o Benfica pode começar desde já uma perseguição a 5-6 pontos de distância do principal rival, e apesar de faltarem depois 28 jornadas para o fim, não reza a história que o Benfica consiga ser forte animicamente o suficiente para começar uma perseguição tão dura e espinhosa, sobretudo porque o calendário das primeiras 10 jornadas é fogo, autenticamente.


Com o Nacional a apresentar-se esta época mais em 4-1-3-2, Jesus terá pela frente o desafio de tomar a opção táctica mais adequada. O 4-1-3-2 da época passada tem aparecido desgastado, sem ideias e sem os jogadores ideais, o 4-3-3 tem parecido mais atacante, sistematizado e dinâmico, apesar da falta de largura do nosso jogo. Eu optaria por este segundo modelo, e lançaria um meio campo com Javi, Amorim e Martins para sustentar um ataque com Jara, Saviola e Cardozo/Weldon (tenho dúvidas do momento de forma do Cardozo).

Um jogo de avanço ?

Depois de durante a temporada passada Jorge Jesus nos ter presenteado com variadas profecias e ritos sobre o nosso sucesso, eis que esta temporada deixou que começasse a missa para deixar as palavras que todos queríamos ouvir.
Que finalmente comece esta temporada...é que não consigo adjectivar aquilo que se passou até agora.

Força Benfica!




terça-feira, 17 de agosto de 2010

Donwloads do Dia: "45 Minutos" e "Estrelas SLB"

DOWNLOADS DO DIA


- 45 MINUTOS
PROGRAMA DE 16/08/2010
Link para download


- ESTRELAS SLB
NICO GAITÁN
Link para download


Password: dfernandes