Popular Posts

domingo, 22 de agosto de 2010

Medidas para conter os estragos

Cada vez se torna mais evidente a péssima preparação da pré-temporada encarnada, e os resultados estão à vista: 3 derrotas seguidas, 1 troféu perdido, os rivais a fugirem e objectivos a serem posto em causa logo no inicio desta época.
Estamos a 9 dias do fecho do mercado, lanço aqui uma série de ideias que julgo que o departamento de futebol do Benfica podia e devia fazer para colar os cacos do plantel 2010/11, na globalidade um bom plantel, mas que tem algumas incoerências.

Não poderia começar por outro lado: a baliza. Roberto não tem perfil para jogar no Benfica e a sua maior qualidade é dar pontos... aos adversários. É por demais evidente, e as equipas adversárias sabem disso e aproveitam, as enormes lacunas nas bolas paradas e no jogo aéreo. Como é possível um guarda-redes de 1,93m não conseguir socar para trás uma bola que bateu na trave, que tem 2,10m? É incrível tanta má qualidade.
A solução é óbvia: Roberto sair. Os colegas de equipa não tem qualquer confiança nele, e com 24 anos, a evolução será nula! Por empréstimo ou em definitivo, seja qual for a forma, a saída é mesmo a solução.
Para o seu lugar, uma de duas ideias: ou aposta-se em Oblak para 3º GR, ou se avança para uma alternativa experiente, do género Sorensen, do Sunderland ou Jaaskelainen do Bolton. Uma solução válida por 1 ou 2 anos, em que estou certo que seria a melhor solução. Até ao possível reforço se adaptar, avançaria Júlio César para a titularidade, mesmo não sendo o GR titularíssimo. Mas pelo menos não dá as barracas do Roberto...
Depois, o segundo maior problema é a saída de um grande desequilibrador, Di Maria. Gaitan, sempre o dissemos aqui, é bom jogador, mas tem características diferentes, que conduzem a um exagerado afunilamento do jogo encarnado, desaproveitando as alas. Como tal, depois da chegada de Salvio, para a direita, fala-se em Wendel, do Bordéus para a extrema-esquerda. É um boa solução, que aprovo.
Depois, claro, a saída de Ramires não foi compensada. Rúben Amorim é curto, é necessário outro jogador. Elias, do Corinthians, era o ideal.
Por fim, há que reduzir a massa salarial. É fundamental colocar jogadores como Balboa , Felipe Menezes, Makukula, Halliche, Yebda, Zoro, Adu e Leandro Silva. E se possível nestes casos, realizar algum dinheiro. Os restantes jogadores são os jovens:
Romeu Ribeiro
Leandro Silva
Ivan Santos
Hélio Vaz
Adriano Silva
Alípio
Andrei Silva
Fágner Soares
Nélson Oliveira
Rodrigo
Os últimos 5 jogadores, interessa emprestar numa lógica de evolução. Vaz, Adriano, Ivan Santos e Romeu Ribeiro, no meu entender, deveriam sair em definitivo.
Por fim, terminar com a novela patética chamada Mantorras.
Há que trabalhar bastante até 31 de Agosto, para que o Benfica tenha uma temporada razoável, porque o maior estrago já foi feito. 2 derrotas em 2 jogos, num campeonato a 30 jornadas é já um elevadíssimo prejuízo.

0 comentários:

Enviar um comentário