Rubrica onde iremos analisar lances, jogadas ou momentos dos jogos do Benfica que, apesar de importantes, passam normalmente despercebidos a um olhar menos atento.
Voz aos escribas do Chama Gloriosa, para se pronunciarem sobre os mais diversos assuntos relacionados com o clube.
Sempre com a acutilância, independência e fervor Benfiquista que nos caracterizam.
Aqui vais encontrar jogos de todas as modalidades e os mais diversos programas de televisão sobre o Benfica. Não fiques fora de jogo e recorda tudo o que gravita à volta do nome Benfica!
Se não conheces a equipa que vai jogar contra nós no próximo jogo, não desesperes!
Temos pronto para ti um resumo da informação mais relevante sobre o adversário!
Com o regresso ao trabalho, o Benfica começa a preparar a sua caminhada na época 2010/11. Ainda há, evidentemente, várias pontas soltas na definição do grupo de jogadores que Jorge Jesus terá para atacar o bicampeonato. Sobretudo se atendermos ao que foram os sinais dados em público pelo treinador no que respeita a futuras contratações. Disse Jesus, mais que uma vez, que o Benfica procura agora mais experiência e menos risco... estará alguém para vir que preencha este requisito fundamental?
O que parece já estar totalmente definida, é a posição de guarda-redes. Com a renovação de Moreira, a manutenção de Júlio César e a contratação de Roberto ao Atlético de Madrid, fica fechada porventura aquela que foi a mais polémica posição no ano passado no Benfica. Roberto foi caro, muito caro, e a minha convicção é de que foi mal negociado. Mas cingindo-me a aspectos desportivos, tenho a sensação de que tem a qualidade que o Benfica precisa para estar, finalmente, tranquilo com o seu guarda-redes.
Uma geração de benfiquistas que consente deixar-se representar por um Vieira é uma geração que nunca o foi. É um coio d'indigentes, d'indignos e de cegos! É uma resma de charlatães e de vendidos, e só pode parir abaixo de zero!
Abaixo a geração!
Morra o Vieira, morra! Pim!
Uma geração com um Vieira a cavalo é um burro impotente!
Uma geração com um Vieira ao leme é uma canoa em seco!
O Vieira é um cigano!
O Vieira é meio cigano!
O Vieira saberá gramática, saberá sintaxe, saberá medicina, saberá fazer ceias pra cardeais, saberá tudo menos gerir que é a única coisa que ele faz!
O Vieira pesca tanto de gestão que até faz vendas com ligas de duquesas!
O Vieira é um habilidoso!
O Vieira veste-se mal!
O Vieira usa ceroulas de malha!
O Vieira especula e inocula os concubinos!
O Vieira é Vieira!
O Vieira é Luís Filipe!
Morra o Vieira, morra! Pim!
O Vieira fez uma soror Mariana que tanto o podia ser como a soror Inês ou a Inês de Castro, ou a Leonor Teles, ou o Mestre d'Avis, ou a Dona Constança, ou a Nau Catrineta, ou a Maria Rapaz!
E o Vieira teve claque! E o Vieira teve palmas! E o Vieira agradeceu!
O Vieira é um ciganão!
Não é preciso ir pró Rossio pra se ser pantomineiro, basta ser-se pantomineiro!
Não é preciso disfarçar-se pra se ser salteador, basta gerir como o Vieira! Basta não ter escrúpulos nem morais, nem artísticos, nem humanos! Basta andar com as modas, com as políticas e com as opiniões! Basta usar o tal sorrisinho, basta ser muito delicado, e usar coco e olhos meigos! Basta ser Judas! Basta ser Vieira!
Morra o Vieira, morra! Pim!
O Vieira nasceu para provar que nem todos os que gerem sabem gerir!
O Vieira é um autómato que deita pra fora o que a gente já sabe o que vai sair... Mas é preciso deitar dinheiro!
O Vieira é um soneto dele-próprio!
O Vieira em génio nem chega a pólvora seca e em talento é pim-pam-pum.
O Vieira nu é horroroso!
O Vieira cheira mal da boca!
Morra o Vieira, morra! Pim!
O Vieira é o escárnio da consciência!
Se o Vieira é português eu quero ser espanhol!
O Vieira é a vergonha da intelectualidade portuguesa!
O Vieira é a meta da decadência mental!
E ainda há quem não core quando diz admirar o Vieira!
E ainda há quem lhe estenda a mão!
E quem lhe lave a roupa!
E quem tenha dó do Vieira!
E ainda há quem duvide que o Vieira não vale nada, e que não sabe nada, e que nem é inteligente, nem decente, nem zero!
Continue o senhor Vieira a gerir assim que há-de ganhar muito com o Di Maria e há-de ver que ainda apanha uma estátua de prata por um ourives de Benfica, e uma exposição das maquetes pró seu monumento erecto por subscrição nacional da "A Bola" a favor dos feridos da guerra, e a Praça de Camões mudada em Praça Dr. Luís Filipe Vieira, e com festas da cidade plos aniversários, e sabonetes em conta "Luís Filipe Vieira" e pasta Vieira prós dentes, e graxa Vieira prás botas e Niveína Vieira, e comprimidos Vieira, e autoclismos Vieira e Vieira, Vieira, Vieira, Vieira... E limonadas Vieira- Magnésia.
E fique sabendo o Vieira que se um dia houver justiça em Portugal todo o mundo saberá que o fundador do Benfica é o Vieira que num rasgo memorável de modéstia só consentiu a glória do seu pseudónimo Cosme Damião.
E fique sabendo o Vieira que se todos fossem como eu, haveria tais munições de manguitos que levariam dois séculos a gastar.
Mas julgais que nisto se resume o Sport Lisboa e Benfica? Não Mil vezes não!
Temos, além disto as pinoquices de José Veiga passadas no tempo da avózinha! E as infelicidades de Soares de Oliveira! E o talento insólito de Jorge Gomes! E as gaitadas do Luís Nazaré! E as traduções só pra homem do ilustríssimos excelentíssimo senhor Paulo Gonçalves! E o frei Rui Cunha! E a Filomena Morais do Pintinho! E as imbecelidades do José Manuel Delgado! E mais pedantices do Vieira! E Manuel Vilarinho, o Vieira da adega! E os jornalistas da A Bola e do Record e do AS e da Marca e o do Jogo e do JN e do DN e de todos, todos os jornais! E os George Jardel, os Eder Luiz, os Everson, os Anderson Luiz, os Amoreirinha, os Quim Berto, os Cabral, os Roger, os Drulovic, os Peixe, os Cristiano, os Thornton, os André Luiz, os Everson, os Paulo Almeida, os Delibasic, os Karadas, os Manduca, os Robert, os Marcel, os Beto, os Manu, os Kikin, os Edcarlos, os Luis Filipe, os Bynia, os Diaz, os diabo que os leve, os Adu, os Bergessio, os Makukula, os Moretto, os Balboa, os Keirisson, os Shaffer, os Menezes, e todos os Vieira que houver por aí!!!!!!!!!
E as convicções urgentes do homem Pedro Guerra e as convicções catitas do homem Pragal Colaço!...
E os concertos do Quimbé! E as estátuas ao leme, ao Rui Costa e ao despertar e a tudo! E tudo o que seja futebol em Portugal! E tudo! Tudo por causa do Vieira!
Morra o Vieira, morra! Pim!
Benfica que com todos estes senhores conseguiu a classificação do clube mais endividado da Europa e de todo o Mundo! O clube mais selvagem de todas as Áfricas! O exílio dos degredados e dos indiferentes! A África reclusa dos europeus! O entulho das desvantagens e dos sobejos! O Benfica inteiro há-de abrir os olhos um dia - se é que a sua cegueira não é incurável e então gritará comigo, a meu lado, a necessidade que o Benfica tem de ser qualquer coisa de asseado!
Morra o Vieira, morra! Pim!"
(Adaptação do Manifesto Anti-Dantas de José de Almada Negreiros)
Jogo dos oitavos-de-final, o início da fase a eliminar... o fim dos jogos com margem para errar. A Argentina jogava com o México a possibilidade de defrontar a Alemanha nos quartos-de-final, e Maradona não facilitou na escolha do onze. Apostou em Maxi no lugar de Veron, e em Otamendi para a lateral direita, claramente uma escolha muito mais consistente do que Jonas Gutierrez.
A Argentina não entrou bem, esbarrando na grande garra dos mexicanos. O México até começou por rematar mais, embora quase sempre de longa distância... mas chegou para assustar, tendo mesmo havido uma bola a embater na barra da baliza de Romero. A grande dificuldade da Argentina estava a ser a transição para o ataque, pois quase sempre o povoamento da zona central por parte dos mexicanos retirava espaço precioso para a evolução no terreno dos argentinos. Pouco a pouco, no entanto, a Argentina foi percebendo a movimentação do adversário e com isso foi-se chegando uns metros mais à frente.
Agora que está consumado o inevitável, gostava de deixar também eu algumas notas sobre o negócio.
- O Benfica vendeu o melhor jogador do campeonato 2009/10. Mesmo que fosse vendido pela cláusula, não me regozijaria... prefiro jogadores destes, a dinheiro.
- Foi vendido muito abaixo da cláusula... depois de vários episódios similares, mais uma Vieirada de grande gabarito. Havia mesmo necessidade de dizer que era pela cláusula, senhor presidente?
- Incrível como num espaço de horas desde que se soube os contornos deste mau negócio, os indefectíveis para quem a direcção merece mais crédito que o próprio clube se desdobram em posts um pouco por toda a Internet aludindo ao momento que o mercado atravessa, às dificuldades de financiamento, ao facto do Di Maria afinal de contas já não ser assim tão bom... sintomático de muita coisa.
- Até ver, o grande beneficiado deste negócio chama-se Jorge Mendes. Valorizou 250% o activo que comprou por 1M€ há pouco mais de um ano... (10% do passe do Di Maria).
Seria bom que fossem explicados os contornos deste negócio aos sócios, pois não foram os sócios que andaram a insistir na tecla de que Di Maria só saía pela cláusula.
Também na blogosfera benfiquista o mercado de Verão está no seu auge. No meio de alguma especulação, estamos em condições de garantir aos nossos leitores que assegurámos nas últimas horas três novos autores para o Chama Gloriosa.
Becken, andré garcia e votoembranco são os três novos colaboradores, os três presença assídua no universo cibernético benfiquista há alguns anos, os três uma garantia de acutilância e variedade temática que muito contribuirão para dinamizar este espaço, mesmo nos períodos de menor actividade do Benfica.
Que sejam pois muito bem-vindos, e que comecem a espalhar magia aqui no Chama Gloriosa!
Antes de mais quero agradecer o convite que me fizeram para escrever no Chama Gloriosa. Já tinha tido vontade de criar um blog, mas entrar na blogosfera no seio de um projecto destes tem sem dúvida muito mais piada!
O meu primeiro post é sobre a venda de Di Maria. Era uma inevitabilidade há muito tempo, todos o sabíamos e a sua continuidade não era mais do que um utópico sonho de quem está em fase de negação da realidade. No entanto, sempre esperei que o Benfica fizesse com Di Maria um negócio de inegável valia, de inquestionável oportunidade. Não foi isso que se verificou, uma vez mais.
Segundo o que foi comunicado à CMVM, o Benfica vendeu ao Real Madrid o Di Maria por 25 milhões de Euros, tendo ainda direito a 5 milhões de Euros adicionais consoante a participação do Di Maria nos jogos do Real e ainda a 6 milhões de Euros em relação à performance desportiva. O exacto critério para se encaixarem esses 11 milhões não é conhecido, e obviamente que tanto o valor fixo como o valor variável são distribuídos nas correctas proporções pelos proprietários até aqui do passe do argentino, a saber: Benfica SAD (70%), SLB Stars Fund (20%) e Gestifute (10%).
Contrariamente ao que um destacado blogger disse, por sinal com lugar na BenficaTV, o Benfica não realizou aqui a maior transferência da história do futebol português. Falta para isso concretizar-se efectivamente o pagamento dos valores variáveis, o que à luz do historial mais recente nesta matéria permite aos adeptos do Benfica duvidar e muito da realidade de tal pagamento. Além do mais, a pressa com que etiquetou esta venda, nestes moldes, de "agradável surpresa", revela em si mesmo o indisfarçável incómodo que mais um mau negócio desta direcção causa nos sócios e adeptos. Só assim se justifica a pressa para tentar influenciar e alienar as consciências de quem o lê, procurando, como aliás é seu hábito, evitar todo e qualquer potencial foco de contestação. É assim o novo Benfica, o Benfica que alberga gente que vende uma imagem de grande seriedade e ponderação, para esconder uma faceta de fanatismo pró-Direcção apenas justificável pela oportunidade que a direcção lhe dá de se promover à custa do clube.
A realidade deste negócio é bem diferente, e devia fazer-nos pensar a todos. Vamos a uns cálculos simples:
Dos 25M€ que o Real Madrid paga de imediato, entram na SAD do Benfica 17,5M€, 5M€ no SLB Stars Fund e 2,5M€ na Gestifute
Aquando da venda de 20% do passe por 4,4M€ ao SLB Stars Fund, Di Maria ficou implicitamente avaliado em 22M€. Agora o valor pago pelo Real é de 25M€. A valorização foi pequena, até ver.
A Gestifute havia comprado 10% por 1M€. Agora recebe 2,5M€. Ou seja, 250% do que havia gasto. Nem todas as partes deste negócio viram o jogador tão mal valorizado, no fim de contas.
Continuando com as contas apenas aos 25M€, o Benfica se não tivesse vendido há menos de um ano os 20% ao fundo e os 10% à Gestifute, teria agora encaixado 25M€ por inteiro. Assim encaixou 1M€ + 4,4M€ + 17,5M€. Ou seja, 22,9M€. Por aqui se vê que o adiantamento de receitas que promoveu com essas vendas parciais custaram cerca de 2,1M€... chamemos-lhes os juros deste empréstimo.
Agora fazendo contas à hipotética transferência ser valorizada em 36M€.
O Benfica receberia 25,2M€, a somar aos 4,4M€ e 1M€ já vendidos previamente. Ou seja, 30,6M€.
Portanto, em menos de um ano e por conta da antecipação de receitas, o Benfica tinha perdido 36M€ - 30,6M€. Ou seja, 5,4M€ em "juros" destes "empréstimos".
Comparando o máximo que se poderá receber (30,6M€), com o que se poderia receber na única negociação que eu considerava razoável (vender pela cláusula, como muito bem vinha sendo advogado pelo excelso sr. presidente) e sem ter havido o instrumento do fundo (que muitos ainda acham que é para dar dinheiro ao Benfica), o Benfica encaixou menos 9,4M€ do que podia ter encaixado. Isto em apenas 10 meses...
É indisfarçável que a pessoa que preside ao Benfica não é uma pessoa de palavra, por muito que estivesse sobretudo a querer fazer bluff negocial. Mas o bluff negocial faz-se à mesa, não se faz aos microfones da comunicação social. Quem pensar o contrário, é facilmente desmentido pelos bons negócios que entraram na história de Luís Filipe Vieira... negócios que nem é preciso agora relembrar, de tão mediáticos que ainda hoje são. Fez questão de dizer que apenas venderia um jogador abaixo da cláusula, e que esse jogador não seria Di Maria.
O que resulta daqui, é que vendemos um internacional argentino com lugar cativo no onze da alviceleste bem abaixo da cláusula, e sem se saber se será realmente palpável o montante variável negociado como acréscimo aos 25M€ já pagos.
Resulta daqui também que a situação financeira é de tal forma saudável, que o Benfica não teve pejo em seguir uma estratégia de financiamento (através do SLB Stars Fund) que pode custar até 5,4M€ em juros ao fim de apenas 10 meses. Quase 1/6 da transferência agora negociada... !
Pior do que termos vendido um activo do valor do Di Maria pelo preço a que foi vendido, são os sinais que mais uma vez acompanham este negócio. Os sócios continuam a ser enganados com areia para os olhos que a direcção gentilmente lança, e a situação financeira é de tal ordem que obriga a SAD a financiamentos muito caros. Não que isso seja mau por si só, mas é certamente muito distante do cenário idílico que ano após ano muita gente tem tentado vender em relação à situação financeira do clube.
Uma das novelas mais intensas deste defeso chega finalmente ao fim.
Di Maria foi dado como certo no Real Madrid a troca de 25 milhões de euros, mais algumas cláusulas pouco claras.
Possivelmente, serão tão úteis como as do Simão Sabrosa.
Porém, neste momento, muito mais do que pensar nas contas, fica aquela sensação estranha de perda.
Muito mais que saudade.
Partiu um verdadeiro campeão.
Em homenagem a Ángel Fabián Di Maria, adaptei uma versão antiga dum wallpaper,.
Por agora deixamos apenas o comunicado à cmvm e o vídeo com a apresentação do jogador, onde Rui Costa faz também o ponto de situação dos restantes guarda redes do clube.
O Benfica apresentou ontem dois novos reforços para a temporada 2010/11, embora a sua contratação há muito estivesse anunciada. Franco Jara e Nicolas Gaitan transitam do futebol argentino (Arsenal de Sarandi e Boca Juniors, respectivamente) para o plantel encarnado, que se reforça assim com dois jovens internacionais argentinos para o ataque à nova época.
Franco Jara tem 22 anos, 1,82 metros e destaca-se por ser um avançado muito combativo, de grande técnica e intensidade de jogo. Foi a grande referência da sua equipa na última época, agradando especialmente além da sua qualidade jogo, a sua dedicação e esforço por honrar a camisola que vestia. Será sem dúvida a alternativa directa a Javier Saviola, apesar de ter características diferentes. Tal como Saviola em quase toda a sua carreira até aqui, Jara não se destaca pelo número de golos que marca. Não é jogador para resolver em espaços tão curtos como Saviola, mas ao invés consegue ser mais efectivo nos desequilíbrios promovidos em derivações para a ala.
A Argentina disputou na tarde de 3ª feira o seu terceiro jogo da primeira fase do Mundial de 2010, enfrentando a Grécia, que procurava assegurar um lugar ao sol nos Oitavos de Final. A Argentina também tinha ainda de carimbar a sua passagem, embora fosse quase um dado adquirido. Diego Maradona, confortável com a posição classificativa da Argentina, optou por fazer descansar alguns jogadores, alguns especialmente atingidos pelo desgaste físico (Di Maria é um exemplo flagrante), outros com acumulação de cartões em perspectiva (Heinze). E havia ainda o caso de Gutierrez, suspenso por ter visto dois cartões amarelos nas duas primeiras jornadas do Mundial.
Com estas condicionantes, o astro maior do futebol mundial escalou para esta partida o seguinte onze: Romero, Rodriguez, Burdisso, Demichelis, Otamendi, Bolatti, Veron, Maxi Rodriguez, Messi, Aguero e Milito. A Grécia por seu turno iniciou o jogo com uma estratégia ainda mais defensiva do que lhe é habitual, estratégia que havia de agudizar ao longo da segunda parte. Com apenas Samaras bem adiantado no terreno, o objectivo era claro: tentar não perder com a Argentina, e esperar que do jogo entre Coreia do Sul e Nigéria viessem boas noticias.
Depois da primeira jornada atípica neste Mundial, aguardava-se uma 2ª jornada já cheia de emoções, de golos e com maior agressividade de todas as equipas. Da Argentina, depois de uma boa prestação na 1ª jornada, esperava-se que não continuasse em contra-ciclo, e por isso que confirmasse as óptimas indicações dadas no jogo inaugural. Diego Maradona viu-se privado de Veron, com problemas físicos, e lançou Maxi Rodriguez no seu lugar, mantendo a restante estrutura da equipa.
A selecção alviceleste entrou novamente dominadora, embora não tenha conseguido entrar de rompante como contra a Nigéria, onde dispôs de uma série de oportunidades para marcar logo após o apito inicial do árbitro. No entanto, a pressão alta que havia de ser uma constante da exibição argentina fez-se desde logo notar, com a Coreia do Sul a sentir muitas dificuldades para preservar a posse de bola e sendo incapaz de lançar os contra-ataques que a tornam tão perigosa e temível. Novamente bem tacticamente a selecção argentina ao ter cuidado com este detalhe, eliminando logo à partida aquele que poderia ser o grande perigo de enfrentar os coreanos.
O Mundial de 2010 começou com uma actuação de Maxi Pereira logo no primeiro dia. O lateral direito actuou num esquema de 3-5-2 promovido pelo seleccionador Oscar Tabarez para contrariar o favoritismo da França. Fez uma sólida exibição, exibindo sobretudo argumentos defensivos num jogo que teve poucos momentos atacantes dignos de registo. Anulou completamente adversários da valia de Ribery ou Evra, e terminou o jogo a ajudar a tapar o flanco esquerdo, onde voltou a anular Ribery, entretanto mudado para lá pelo seu treinador. Ofensivamente teve pouca intervenção, mas do panorama geral da sua exibição resulta uma imagem claramente positiva.
Di Maria estreou-se no Mundial com a titularidade no jogo entre a Argentina e a Nigéria. Os candidatos não deixaram os créditos por mãos alheias e construiram uma exibição robusta que permitiu bater os africanos por 1-0, e Di Maria acabou por não estar muito em jogo, paradoxalmente. Curiosa a quase total ausência de passes dos seus colegas para lhe permitirem explanar o seu futebol. Acabou por sair muito desgastado na 2ª parte, pois correu sempre bastante (a ponto de ter feito cerca de uma dezena de recuperações de bola durante o encontro). Andou muito desaparecido do epicentro da partida.
Para o defesa italiano, Fabio Cannavaro, o actual conjunto paraguaio é o mais completo de sempre, fruto da presença de alguns nomes como o do campeão benfiquista.
Yebda e Halliche realizaram o seu primeiro jogo no mundial, realizando ambos os 90 minutos na partida que opôs a Argélia contra a Eslovénia.
Apesar de muito interventivos ao longo do jogo, e sendo dos melhores da sua selecção, os dois não conseguiram fugir ao baixo rendimento da equipa, e viram a Argelia perder o jogo fruto das infantilidades de dois dos seus colegas.
Ramires, afirmou hoje que espera uma oportunidade ao longo do Mundial, que torce por um rápido apuramento para os oitavos de final, e assume algumas incógnitas quanto ao próximo adversário do Brasil, a Coreia do Norte.
Hassan Yebda foi titular na equipa da Argélia, que este Domingo perdeu perante a Eslovénia. Jogando no meio campo, foi importante sobretudo em termos defensivos, emprestando ao jogo a sua habitual disponibilidade física.
Halliche, jogador do qual o Benfica ainda detém parte do passe, foi titular na Argélia, como um dos centrais da equipa magrebina. Sempre forte no jogo aéreo, destacou-se também pela forma como se posicionou em todos os lances em que teve de intervir.
Como o Benfica está de férias, decidi-me a escrever um pouco sobre a campanha da Argentina no Mundial. Desde 1994, primeiro Mundial que vi com olhos de ver, que apoio incondicionalmente a Argentina. Gosto muito do país, do seu povo, da maneira de ser daquela gente, da forma como acreditam uns nos outros, da forma como criam ídolos, os respeitam e os guardam na memória. E, claro, por causa de Maradona... mal tive recursos para o fazer, rodeei-me de centenas de vídeos do D10S para rever os melhores anos da carreira dele. O melhor de todos os tempos, um ídolo com características tão especiais que obviamente tem um lugar único na história do desporto-rei.
Andava nervoso há alguns dias por causa da estreia da Argentina. Depois da muito sofrida qualificação, de uma convocatória polémica para o Mundial, e de um auspicioso jogo de preparação contra o Canadá, estava mais do que ansioso para saber que Argentina teríamos na África do Sul. Uma Argentina na linha do que têm sido as suas mais recentes participações em Mundiais, ou se por outro lado aparecia novamente uma equipa com alma e competência para sonhar com outros vôos.
Oscar Cardozo voltou a ser notícia, desta vez por motivos distintos:
Aparentemente, o paraguaio está recuperada, e participou hoje pela primeira vez na sessão de treinos da sua selecção. Óptima notícia.
Em Portugal alimenta-se um mau ambiente com o Benfica, fruto das pressões do empresário.
Vieira desgasta-se com esta novela, mandando um recado ao jogador.
Maxi Pereira foi o primeiro dos benfiquistas a entrar em acção, jogando os 90 minutos na partida que opôs o Uruguai contra a França.
Análise aqui
Yebda e Halliche entram amanhã em acção, estando previsto segundo alguma imprensa que sejam titulares na partida que opõe a Argélia à Eslovénia. Boa sorte rapazes.
Di Maria, realizou o seu primeiro jogo no torneio ao defrontar a Nigéria, numa partida onde a Argentina venceu pela margem mínima, e uma partida onde o nosso campeão passou ao lado durante grande parte do encontro.
Análise aqui
Na já saturante novela de verão, a sua transferência para o Real Madrid, voltou desta vez a ser alimentada pelo jornal Marca tendo direito a honras de figurar na capa.
Angel Di Maria foi titular no jogo de estreia da Argentina no Campeonato do Mundo. Jogado em Joanesburgo, o jogo opôs a alviceleste à selecção africana da Nigéria, e marcou o arranque da campanha de uma das selecções sobre as quais recaem mais expectativas.
Primeiro benfiquista a entrar em acção no Mundial de 2010. Maxi Pereira alinhou toda a partida pela selecção do Uruguai, frente aos vice-campeões do Mundo, a França.
Jogando no habitual 3-5-2, a selecção uruguaia apoiava-se ofensivamente no triângulo Nacho - Forlan - Suarez. Maxi alinhou como ala direito, fazendo toda a linha entre a defesa e o ataque. Começou algo nervoso, permitindo a Ribery o primeiro (e único) desequilíbrio do jogo por aquele flanco. Mais decidido na marcação, e usando a sua habitual garra e espírito de sacrifício, Maxi foi ganhando os duelos a todos os franceses que se puseram no seu caminho. Ribery, Evra ou mesmo Gourcuff.
Iniciamos hoje uma rubrica na qual analisaremos o dia a dia de cada um dos nossos atletas presentes na África do Sul, ora confrontando as perspectivas que a imprensa tem sobre eles, ora avaliando o seu desempenho, tendo sempre como base as nossas expectativas sobre as suas prestações.
Ficaremos a torcer para que esta venha a decorrer durante 30 dias, pois isso seria sinal que um dos nossos campeões teria atingido a tão desejada final.
factos do dia
Oscar Cardozo tão depressa não podia dar um pontapé numa bola, como hoje, o médico da selecção paraguaia veio afirmar que além do jogador não estar descartado do Mundial, não está tão pouco descartada a sua participação no jogo de estreia. Fantástico
Maxi Pereira é o primeiro dos benfiquistas a entrar em acção, jogando mais logo ás 19h30, batendo-se contra a França, num jogo em que esperamos que o nosso guerreiro possa voltar a mostrar aos franceses a sua fibra.
Trapattoni e a sua Irlanda, certamente que lhe ficariam gratos!
Ruben Amorim, deu hoje a sua primeira conferência de imprensa em solo africano.
A felicidade e confiança do português estão ao rubro, não disfarçando qualquer tipo de manifestação de alegria pela presença do mundial, assegurando ter sido muito bem recebido pelo grupo, particularmente por Fábio Coentrão, que diz valer por dois companheiros, fruto da sua capacidade para falar pelos cotovelos.
Assim seja.
Luisão e Ramires, têm sido destaque nalgumas peças jornalistas sobre a sua relação e proximidade. Destaque para uma peça jornalística, idêntica ás produzidas por Daniel Oliveira na SIC, a televisão GLOBO foi a casa dos pais do Luisão entrevista-lo e obter algumas considerações da sua família sobre o jogador.
Aconselhada a visualização do seguinte filme - aqui
Di Maria, continua a ser o centro das atenções em Espanha, coleccionando as manchetes dos jornais desportivos de nuestros hermanos.
Porém, fruto da enorme especulação que se tem verificado nos últimos tempos em redor da sua possível transferência, o Benfica lançou hoje uma nota à CMVM , na qual desmente categoricamente qualquer negociação tendo em vista a venda de Di Maria.
Felizmente, o argentino tem sido uma das figuras em destaque nesta pré-época do mundial, recebendo elogios atrás de elogios de Maradona e demais staff argentino. Nas suas últimas declarações, o treinador argentino diz que Di Maria deveria ser vendido por 300 milhões, destacando a sua capacidade para passar por qualquer defesa 7 em cada 10 tentativas.
Fica o elogio.
Na véspera de tão desejada competição, decidimos envolver-nos mais a sério nesta prova e acompanhar com todo o cuidado e detalhe o percurso de cada um dos nossos representantes na África do Sul.
São nove os nossos campeões que orgulhosamente irão defender as suas cores no mundial.
Luisão, Ramires, Cardozo, Maxi Pereira, Di Maria, Yebda, Halliche, Fábio Coentrão e Ruben Amorim.
Dezoito os jogos em que poderemos acompanhar cada um dos nossos jogadores na fase de grupos.
Perspectiva-se que possamos ver algum chegar à final.
Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Argélia e Portugal irão representar as nossas cores.
Orgulhosamente apoiaremos cada um deles na obtenção do máximo sucesso nas suas selecções, esperando que levem sempre o Benfica no seu coração.
As expectativas estão elevadas.
A sondagem que lançamos há 15 dias atrás é esclarecedora. Sete em cada dez benfiquistas, acham que Di Maria será a nossa estrela que mais brilhará no Mundial.
Mais de 400 benfiquistas, espalhados pelos quatro cantos do mudo votaram, e declararam que Angel Di Maria, o prodígio argentino, é o grande candidato a brilhar mais alto neste certame.
Desde há muito tempo garantido no onze titular da alviceleste, sem dúvida uma das mais fortes selecções na competição, Di Maria ganhou uma inabalável confiança dos adeptos nele depois de uma época a todos os níveis fantástica do nº 20 benfiquista. Numa altura em que a mais que provável transferência ganha contornos milionários na imprensa internacional, o próprio povo argentino se tem manifestado muito confiante na capacidade de Di Maria em ajudar a selecção a alcançar, 24 anos depois da última vez, o topo do futebol mundial. E com as atenções centradas em Messi, é bem possível que vejamos Di Maria a tirar dividendos altíssimos no relvado.
O segundo lugar de Coentrão, embora obviamente muito distanciado de Di Maria, também merece destaque. Numa selecção portuguesa alvo da descrença generalizada, é curioso ver que os benfiquistas acreditam que mesmo neste contexto, Fábio Coentrão conseguirá demonstrar o que vale. Curioso também que Maxi Pereira tenha muito mais crédito quanto à sua participação no mundial que Ramires por exemplo, um indiscutível de Dunga pelo menos até à chegada do Mundial, ou mesmo que Cardozo, que apesar de normalmente desinspirado na sua passagem pela selecção paraguaia, acabou de marcar 38 golos oficiais na época que findou.
A festa começa já amanhã.
Acompanhe aqui as análises, crónicas, multimédia e algumas surpresas que certamente serão do agrado de todos.
E o vosso 2019, como foi?
-
O meu ano foi assim:
» ganhar no estádio do ladrão e arrancar para o título
» golear o clube dos depósitos e do Cashball em pleno WC
» CAMPEÃO NAC...
ESCANDALOSO
-
Não sei se alguém ainda lê o blog... aqui vai tão grande é o escândalo
A nação Benfiquista ficou “anestesiada” com o ciclo de vitórias do Futebol
e de out...
Ironia do destino!
-
Ontem a corruptalhada ficou eufórica com o empate do Benfica em Paços de
Ferreira porque tinham a possibilidade de passar para a liderança, mas por
ironia...
Perfeição Alemã, e Qualidade individual.
-
Talvez não exista, no mundo, uma equipa nacional tão perfeita nos
posicionamentos ofensivos e nos princípios de jogo que utiliza para tentar
quebrar o ad...
Somos o que fazemos repetidamente.
-
A excelência é, portanto, um hábito e não um acto.
Aristóteles
Uma pequena nota de sobriedade (modéstia à parte) para uma blogosfera cada
vez mais em pol...
Sobre os momentos finais
-
Rei Eusébio foi enterrado do mesmo modo que triunfou na vida: rodeado,
aclamado e acarinhado por milhares de portugueses até ao último segundo. De
nada...
Epluribusunum 11's vs Académica
-
*Edu:*
*Stifler: *
*Redeagle: *
*Krak: *
E os nossos leitores?
Concordam com algum destes 11's?
Qual era o 11 que queriam ver alinhar esta noi...
Fim
-
Penso que este *blog* deixou de fazer sentido, portanto é chegada a altura
de lhe colocar um termo. Um obrigado sincero a quem nos ia seguindo.
Um abraço e...