Popular Posts

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mercado de Inverno

Fechou o mercado de transferências (por cá, fechou às 22h), e é altura do balanço.

Estou-me um bocado nas tintas para os comentários do costume (recomendo aliás a muita gente este excelente post), e o que tenho a dizer é que, novamente, não gostei da nossa acção no mercado de Inverno. Já é tradição, é certo, mas eu nestas coisas sou pouco tradicionalista, e gostaria de, uma vez por outra, ver no mercado de Inverno alguma acção no sentido de corrigir problemas.

Basicamente, neste mercado de Inverno tivemos as seguintes movimentações:

  • Rodrigo Mora emprestado para o Peñarol;
  • David Simão emprestado à Académica;
  • Ruben Amorim emprestado ao Braga;
  • Contratação de Yannick Djaló.
Depois ainda tivemos aquelas centenas de contentores destinados à equipa B, mas eu sobre isso nem me vou pronunciar... primeiro porque quero ver no que realmente vai dar a equipa B e qual será a orgânica da coisa, e depois porque provavelmente me esqueceria sempre de alguém.

No início do mercado de Inverno, haviam várias questões em aberto. Recordo-as:
  • Inexistência de uma verdadeira solução para a lateral esquerda;
  • Inexistência de uma alternativa ao Maxi Pereira (desde que o uruguaio ganhou o lugar, nunca a teve);
  • Indefinição em torno de Ruben Amorim e Enzo Pérez.
Começando pelo fim, a direcção resolveu as indefinições. Eu pessoalmente até acho que houve um claro desequilíbrio nos dois casos em relação às infracções que cada um cometeu e a punição final, mas isso nem é para aqui chamado. Ficou Pérez, pelo que não foi preciso ir buscar Salvio. Tudo bem. Obviamente preferiria o Salvio, mas não há dinheiro para tudo. Talvez para Junho.

Saiu Amorim (18 meses para o Braga? Aquele clube que tão "bem" nos recebe?...), entrou André Almeida. Perdemos a única (embora pálida) alternativa ao Maxi Pereira, e perdemos a melhor alternativa ao Witsel. Matic como alternativa ao Witsel é razoável, mas não mais que isso. André Almeida por seu turno é dos piores jogadores que já por cá vi nos últimos tempos, e ver o JJ dizer que pensa nele como defesa direito dá-me urticária. Ficámos claramente a perder.

Os restantes problemas que existiam no início da janela de transferências, mantiveram-se. A inacção é, só por si, um facto negativo a assinalar.

Os empréstimos de Mora e David Simão não foram mais do que lógicos, lamentando eu no caso do Mora uma contratação que foi claramente desnecessária face à quantidade de soluções ofensivas que já tínhamos, e ainda por cima tendo o Mora passado uns meses tramados no Uruguai por se ter comprometido connosco. Achei triste.

Claro que a espinha dorsal do Benfica 2011/12 não foi mexida. Tirando o caso do Emerson, isso é uma óptima notícia. No entanto ainda temos a Champions, a Taça da Liga e o Campeonato, que será mais complicado daqui até ao fim do que provavelmente muita gente pensa. Se Emerson se lesiona ou é castigado, sobra-nos um desmoralizado Capdevila (eu jogaria com Luís Martins a titular há muito tempo, mas já se viu que isto de ser jovem da cantera no SLB é um handicap). Se Maxi calha de falhar um jogo importante, vamos todos lamentar a aposta em André Almeida... que talvez não seja um handicap muito grande a jogar contra um qualquer Santa Clara, mas...

Claro que também ainda podia referir que se o Javi falha um dos jogos mais importantes, vamos lamentar não termos num plantel um Nuno Coelho, por exemplo.

Espero que os retoques mal feitos ou inexistentes neste mercado de Janeiro não ponham em causa nenhum dos nossos objectivos. Para já, nem a má selecção de jogadores na pré-época os pôs em causa (sim, continuo a achar que na pré-época chegámos a ter um plantel mais forte do que o que foi finalmente escolhido pelo treinador), por isso pode ser que a nossa estrelinha esteja para durar.

1 comentários:

excelente análise maníaco dos comboios ;)

Enviar um comentário