Popular Posts

domingo, 8 de janeiro de 2012

Notas da Marinha Grande

Vi na Marinha Grande uma grande demonstração de força por parte do Benfica, a enviar uma forte mensagem para as duas comadres que ontem empataram em Alvalade. Contrariando tantos exemplos da história recente em que o Benfica não capitalizou deslizes do Porto, a equipa perfilou-se na Marinha Grande com a atitude certa e com fome de baliza.

Era fundamental somar os três pontos para nos destacarmos na classificação, mas era quase tão importante fazê-lo de forma convincente. Escrevi algures depois do jogo da Taça da Liga em Guimarães que o Benfica dava sinais à concorrência de estar em plena aceleração, e confirmá-lo no dia em que deixa a concorrência para trás pode vir a ser decisivo no desenrolar do campeonato daqui para a frente.

Não tenho muito a dizer do jogo, porque do sítio onde o vi raras foram as vezes em que me pude aperceber bem dos movimentos dos jogadores da forma que mais gosto para tirar algumas conclusões sobre a exibição colectiva e destaques individuais. Embora obviamente me tenha parecido que jogadores como Maxi, Bruno César ou Nolito se evidenciaram. Percebi que Cardozo esteve numa noite desinspirada (apesar do golo que marcou), com vários golos cantados falhados de forma surpreendente. Que o Emerson hoje parecia o Emerson do jogo com o Rio Ave, fulgurante no apoio ao ataque e com menos oportunidades para falhar. Foi bom, foi mesmo muito bom. 0-4 em Leiria, 1º lugar da classificação e os adversários em baixa de forma e certamente preocupados pela aceleração que se perspectiva do Benfica.

Ouvi já hoje qualquer coisa sobre uma possível saída de Gaitan, e entro desta forma na 2ª parte do meu texto, que é relacionado com este mercado de Janeiro. O Benfica iniciou este mercado a precisar de resolver a questão da lateral esquerda (por mim, regressaria Carole, numa perspectiva de não haver dinheiro para gastar), e face às saídas/casos de Pérez e Amorim, a precisar de um médio ala direito (a minha escolhia seria Salvio, empréstimo ou compra, apenas dependeria das condições financeiras do SLB). Caso saia Gaitan, quanto a mim será necessário talvez comprar mais um jogador. Por mim faria regressar Urreta, mas como não estou certo que isso seja possível...

Espero que o Benfica tenha o cuidado de neste mês retocar o seu plantel, pois já temos lições de outros anos que em alturas-chave da época 2 ou 3 lesões simultâneas podem deitar por terra vários objectivos. E hoje jogámos sem Aimar, sem Gaitan, e Witsel saiu tocado. Ora aqui está um bom aviso para ninguém dormir no pedaço neste mês.

De resto, tenho de ser justo com Jesus. Hoje foi o 3º jogo consecutivo em que a equipa apresentou uma qualidade exibicional em linha com o exigível. Continuam a haver coisas que me desagradam muito na gestão que ele faz dos meios, mas isso nesta fase é para outras conversas. A equipa dá-me para já a sensação que está a embalar. Que só pare no Marquês.

1 comentários:

Apesar do Leiria ter causado algum perigo no inicio da partida, sempre pareceu que o jogo controlado.
O fantasma do jogo em Barcelos não me sai da cabeça em todos os jogos aparentemente ganhos, talvez a maior azia desde que começou a época, talvez maior que a derrota na taça.
Quanto aos reforços, devia-se fazer um esforço para trazer Salvio, ainda por cima havendo vontade das duas partes.
Em Maio espero que a reflexão sobre o campeonato ainda seja mais gloriosa.

Enviar um comentário