Popular Posts

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Chama Gloriosa Chalkboard: Bola parada de laboratório (2)

Chama Gloriosa Chalkboard é uma nova rubrica no blog onde iremos analisar lances, jogadas ou momentos dos jogos do Benfica que, apesar de importantes, passam normalmente despercebidos a um olhar menos atento.

Pois bem, depois da semana passada termos destacado a qualidade do Benfica nas bolas paradas eis que o jogo com o Gil Vicente nos dá mais um fantástico exemplo do poderio encarnado neste capítulo. O lance é, claro está, o do primeiro golo e, certamente, terão sido muitas as pessoas a perguntarem-se como foi possível que Oscar Cardozo aparecesse completamente sozinho na marca de penalti a finalizar. Vejamos, então, como tudo se passou.


Pegamos na jogada quando Nolito se prepara para bater o livre. Ainda antes do espanhol iniciar a corrida, Witsel e Gaitán movimentam-se em direcção à bola como se a jogada estivesse a ser preparada para um deles (particularmente para o belga que teve o movimento mais agressivo) e a defesa do Gil Vicente é obrigada a reagir perante o comportamento dos dois jogadores. Isto, porém, não passava de um engodo. A principal acção decorre junto à marca de penalti onde Luisão é marcado individualmente por Cláudio, enquanto o resto da equipa gilista defende zona. Entretanto, Cardozo posiciona-se nas costas de Cláudio para fazer uma espécie de back screen ao adversário directo de Luisão.

Mas será que o destinatário do passe era mesmo o central brasileiro? Não, era mais um engodo! A verdadeira opção era o paraguaio! Luisão corta em direcção à baliza e Cláudio faz o que se esperava - luta para ultrapassar o bloqueio e acompanha o Girafa. Cardozo ajusta a posição e, servido por Nolito na perfeição, cabeceia de forma imparável para o fundo das redes da baliza de Adriano. Uma jogada ensaiada executada de forma absolutamente brilhante pela equipa do Benfica. O que me delicia mais no meio disto tudo é a inteligência de ter 3 opções válidas e poder executar o lance de acordo com a reacção da defesa adversária (bola para Witsel se ninguém acompanhasse o primeiro movimento, bola para Luisão se Cláudio ficasse com Cardozo e bola para Cardozo se Cláudio acompanhasse Luisão). Para além disto, é absolutamente notável a escolha de Luisão como segundo engodo, pois sejamos sinceros: qual é o jogador que, no seu perfeito juízo, vai deixar o brasileiro sozinho num livre lateral? Numa palavra: fantástico.

Confira o lance em tempo real:



10 comentários:

O papel do Javi também me parece importante, aliás, percebe-se claramente que tinham todos a lição bem estudada.
Deixo-te aqui uma sugestão, apesar das imagens auxiliarem imenso a explicação, acho que funcionava bem dividires o vídeo em duas partes, onde uma seria em slow motion e outra em tempo real.
De resto, excelente como nos tens habituado ;)

Gostei


Nao gostei do gajo da sporco, nem diz golo, apenas que o Cardozo marca para o Benfica.

Excelente ideia. Vou fazer isso da próxima vez. É mesmo como dizes, todos sabiam bem o que fazer, eu apenas destaquei os que tiveram o papel mais evidente / importante. A jogada é brutal e o JJ (ou alguém na equipa técnica) anda a ver muito basket. Hehe.

Obrigado pelo comentário, Hint. Já se sabe o que esperar dos comentadores desse canal de televisão por cabo. Entusiasmo só contra o Benfica.

Gosto muito destes posts mas... Devias ter vergonha por estares a fazer a papinha toda aos treinadores adversários! Joking, keep up!

Hehe. Obrigado, PR. Espero que os nossos adversários tenham pessoas suficientemente competentes na análise do jogo para não precisarem que seja um simples adepto como eu a indicar-lhes isto.

Concordo com a análise. E é muito bem visto por ti.
O Benfica é seguramente a equipa Mundial que mais alternativas e mais varia a nível das bolas paradas. É por essas e por outras que o conceito de mestre da táctica encaixa na perfeição a JJ.

Não conheço nenhum clube no mundo, que "invente"(no bom sentido da palavra), tantos lances estudados. Portanto caro Benfiquistas, vais ter muito trabalho a analisar estes pormenores.

Boas...
Realmente genial!
Excelente trabalho.
Mais um "amigo" a juntar aos tantos que já tens.
Saudações benfiquistas.

Joase, UnumSLB e Francisco: obrigado pela visita e pelas simpáticas palavras. Continuem a passar por cá. :)

Enviar um comentário