Vou dedicar breves linhas ao problema mais complexo que em muito tempo vejo para resolver no plantel do Benfica, análises mais profundas sobre o jogo deixo para outra altura em que tenha tempo para algo mais demorado. Até porque tive condições para ver melhor como se movimenta o Benfica 2010/11, e tirei conclusões interessantes.
Mas o assunto dos guarda-redes é incontornável. Roberto não teve culpa em nenhum dos golos, mas vê-se que não consegue decidir seja o que for. No lance do 1º golo, não sendo obrigatória a defesa naquelas circunstâncias como é óbvio, vê-se que ele nem sabia se havia de sair para interceptar o lance, se havia de sair para fazer a mancha... acabou por nada fazer, ficou estático, imóvel, a ver a bola encaminhar-se para a baliza. Já circula o soundbyte que daquela forma cortou mais o ângulo de remate, mas como é evidente todos sabemos que isso é treta, pois caso assim fosse não veríamos nas melhores escolas mundiais de guarda-redes tanta insistência em treinar esse gesto técnico. Até porque ficar de pé, imóvel, retira ao guarda-redes praticamente todas as hipóteses de intervir caso a bola seja defensável.
É confrangedor ver que ele nas bolas paradas tem tanto medo de estar mal posicionado que não pára quieto, e não dá ordens aos colegas para se posicionarem melhor. Como fizeram Moreira ou Julio Cesar por exemplo. Que não sai da baliza, que não consegue desempenhar o papel de líbero quando é necessário. Podem dizer-me que vem habituado de equipas muito defensivas, mas o Júlio César é mais novo, veio do Belenenses, e não tem grandes problemas em jogar com a defesa subida.
Estou totalmente desolado, porque desde que o saudoso Enke saiu da Luz que anseio pelo dia de ter um grande guarda-redes na nossa baliza novamente. Roberto até pode ter qualidade, e eu acredito que a tenha, mas se ainda nem chegou ao ponto de conseguir decidir bem que tipo de acção levar a cabo, muito menos o vemos a agir bem. Nem com Bossio vi uma sucessão tão horrível de exibições. É que são umas atrás das outras. Praticamente não se vê uma excepção à regra durante os jogos, e quando acontece pelos vistos não serve para lhe darem confiança... visto que ele já tem enterrado de forma épica a seguir a boas intervenções.
Nunca vi nada igual na minha vida... não faço ideia do tipo de solução que pode existir. Não sei mesmo que diga sobre o futuro... do Roberto, e da baliza do Benfica.